![]() |
Trinta e três minutos. Essa é a duração do primeiro balé coreografado por Benjamin Millepied para a nova temporada como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris. |
Os cineastas Thierry Demaizière e Alban Teurlai acompanharam Benjamin Millepied durante o processo criativo de seu primeiro espetáculo como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris. Ao concordar com as filmagens, ele colocou sua legitimidade em cheque desde o primeiro dia de ensaio, já que é no calor das ações que este homem cheio de energia se revela através de seu trabalho coreográfico, do relacionamento com os bailarinos e suas negociações no gerenciamento do balé. Eles acompanharam seu processo criativo, os caminhos de sua imaginação e suas ambições à cada etapa do trabalho. Ele é o personagem central do filme, mas está cercado pelos participantes fundamentais à sua produção. A cada semana, Millepied confidencia à câmera suas dúvidas, suas conquistas e descobertas.
A abordagem visual é sóbria, evitando a sofisticação, todavia com enquadramento e foco impecáveis. O resultado é uma estética de documentário, porém com um toque artístico que faz do filme um lançamento para os cinemas. Demaizière e Teurlai querem que o espectador experimente a imersão nesse universo, conscientemente ou não, e depare-se com uma história que nunca foi contada dessa maneira, com o sentimento único de estar mergulhando numa narrativa verdadeira.
Sua opinião é muito importante!