![]() |
"I, Daniel Blake" chega aos cinemas brasileiros em 29 de dezembro. |
Eleito o melhor filme pelo júri, que foi presidido por George Miller, "I, Daniel Blake" segue os passos de um marceneiro de 59 anos, interpretado por Dave Johns. Após sofrer um ataque cardíaco e ser proibido pelo médico de voltar a trabalhar, ele recorre então ao sistema de benefícios do governo, sem imaginar que enfrentaria tanta burocracia ou que seria humilhado por ser um analfabeto digital - o que o impede de preencher os requerimentos online.
Porém, numa de suas várias idas ao departamento, ele conhece a jovem Katie, interpretada por Hayley Squires, uma mãe solteira de duas crianças, cheia de problemas, que se mudou recentemente para a cidade de New Castle e também não possui condições financeiras para sobreviver. Daniel se aproxima de Katie e passa a ajudá-la.
A filmografia de Ken Loach é simplesmente maravilhosa, repleta de filmes independentes do circuito britânico, com destaque para "Jimmy's Hall" (2015), "A Parte dos Anjos" (2013) e "Ventos da Liberdade" (2006) - também premiado com a Palma de Ouro.
Aos 79 anos de idade, Loach superou as produções de Paul Verhoeven, Jim Jarmusch e Jeff Nichols ao tornar-se o cineasta mais velho premiado com a Palma de Ouro. Ainda vale lembrar que, com "I, Daniel Blake", Loach quebrou outro recorde no Festival de Cannes: esta foi a 13a vez que um filme do cineasta concorreu ao prêmio principal.
Sua opinião é muito importante!