![]() |
As produções de Anna Muylaert, Sérgio Andrade e Marcos Paulo serão exibidas durante o festival. |
Pierre (interpretado por Naomi Nero) logo descobre que seu nome verdadeiro é Felipe. Porém o filme ainda fala sobre a questão do gênero, onde o protagonista enfrenta o preconceito dentro da nova família ao assumir sua transexualidade.
Quando ele se muda para Manaus, e tenta se adaptar com a rotina na cidade grande, Anderson começa a se ver preso entre os embates culturais das tradições de sua aldeia e os costumes urbanos.
A produção é nacional, mas traz legendas em português, pois grande parte do filme é falado em quatro idiomas nativos, característicos do povo indígena que vive em torno de Manaus. Anderson Tikuna é o protagonista do longa.
Já a história do brasileiro executado na Indonésia é o tema do documentário de Marcos Prado. "Curumim" narra os últimos dias e as últimas horas de Marco Archer, mais conhecido por ser condenado à pena de morte por tráfico de drogas. Ele foi capturado pela polícia tailandesa em uma ilha nos arredores de Bali, um território indonésio localizado no Oceano Índico. O cineasta revelou que conheceu Archer quando surfavam no Rio de Janeiro, na década de 1980.
Mesmo fora da competição principal, o festival é uma excelente vitrine para nossos cineastas. O Berlinale é o maior festival do continente europeu e recebe cerca de 500.000 inscrições por ano. Mas esta também é uma grande oportunidade para as produções nacionais buscarem novos espectadores, que serão sempre muito bem-vindos.
Leia também: Os destaques do Festival de Berlim 2016
Sua opinião é muito importante!