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Com o lançamento de "Steve Jobs" marcado para 21 de janeiro no Brasil, aqui está uma retrospectiva sobre como Jobs transformou a indústria cinematográfica para sempre. |
"Steve Jobs" já chegou aos cinemas nos EUA e é um dos filmes mais comentados do ano. O cineasta Danny Boyle ("Quem Quer Ser um Milionário?") e o roteirista Aaron Sorkin ("A Rede Social") fazem a frente criativa do longa, que sofreu diversos contratempos.
Parece que a própria viúva de Steve Jobs entrou em contato com o diretor do filme para solicitar o encerramento da produção. Há rumores que ela também convenceu Leonardo DiCaprio e Christian Bale a desistirem do projeto.
Com o lançamento do longa "Steve Jobs" marcado para 21 de janeiro no Brasil, decidi compartilhar esta retrospectiva para mostrar a verdadeira importância de Jobs para a sétima arte, e como ele foi capaz de transformar a indústria cinematográfica para sempre.
Animação
Em 1986, George Lucas enfrentou dificuldades com a LucasFilm. Mesmo com o futuro incerto das animações cinematográficas, Steve Jobs entrou em cena ao comprar a Pixar, por 5 milhões de dólares.
Com o objetivo de realizar o primeiro longa animado somente por computação gráfica, a equipe de Jobs desenvolveu e lançou seu primeiro projeto em 1995, um filme chamado "Toy Story".
Trailers
Com o retorno da franquia "Star Wars", Jobs identificou a possibilidade de melhorar a qualidade do trailer do filme. Na época, fãs da franquia enfrentavam filas e pagavam ingresso no cinema somente para assistir ao trailer de "Star Wars: Episódio I - A Ameaça Fantasma".
Em 1999, a equipe de Jobs lançou uma versão estendida do trailer, através do QuickTime. Para assistir, era preciso instalar apenas o aplicativo no computador e ser feliz. Essa empreitada entrou para a história, gerando o maior número de downloads na época.
Produção cinematográfica
Steve Jobs sempre afirmou que as pessoas podem criar coisas fantásticas se tiverem acesso à tecnologia. Foi então que surgiu a função "vídeo" no iPhone, assim o grande público passou a ter a oportunidade de realizar seu próprio filme.
Consumo
Através do iTunes e da introdução da sessão de compras em 2003, o usuário passou a encontrar uma grande oferta de conteúdo cinematográfico para assistir, primeiro via download, e depois via streaming.
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