![]() |
Veja também: Confira 15 filmes imperdíveis da seleção oficial 2015 |
O Festival de Cannes ainda nem começou e já está chamando atenção. A abertura acontecerá em 13 de maio e sua seleção oficial já foi divulgada para a felicidade da nação cinéfila. Mas o assunto do dia é o grupo de artistas que vão julgar os filmes selecionados.
Jovens diretores e atores veteranos formam o júri do Festival Internacional de Cinema de Cannes 2015. Os irmãos Joel e Ethan Coen estarão no comando desta edição, como presidentes do júri. A escolha é impressionante, Cannes nunca decepciona!
Abaixo estão os escolhidos, bem como uma pequena biografia de cada um (cortesia do festival).
![]() |
* Jake Gyllenhaal * |
Nascido em uma família de artistas, ele fez sua estreia no cinema com 11 anos de idade. Jake chamou atenção do público em 2001, em "Donnie Darko" de Richard Kelly e construiu uma carreira composta de blockbusters e filmes independentes. Considerado uma das estrelas de Hollywood mais rentáveis do momento, ele apareceu em "Soldado Anônimo" de Sam Mendes, em "O Segredo de Brokeback Mountain" de Ang Lee, e em "Zodíaco" de David Fincher. Recentemente, ele trabalhou em dois thrillers dirigido por Denis Villeneuve: "Os Suspeitos" e "O Homem Duplicado", juntamente com "O Abutre" de Dan Gilroy.
![]() |
* Xavier Dolan * |
Após filmar seu primeiro longa-metragem aos 20 anos de idade, "Eu matei minha mãe", ele dirigiu "Amores Imaginários" e "Laurence Anyways", ambos selecionados pela mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes. Em 2014, "Mommy" recebeu o Prêmio do Júri do Festival de Cannes e o César de Melhor Filme Estrangeiro. Xavier Dolan está trabalhando em seu próximo filme, "The Death and Life of John F. Donovan."
![]() |
* Rokia Traoré * |
Nascida no Mali, a cantora Rokia traçou um curso distinto entre tradição e modernidade. Influenciada por uma infância nômade, passou entre a Europa, o Oriente Médio e Mali. Seu primeiro álbum, "Mouneissa" (1998), foi aclamado. Em "Wanita" (2000), "Bowmboï" (2003), "Tchamantché" (2008) e "Beautiful África" (2013), Rokia Traoré baseou-se em combinações de instrumentos como o xilofone, a n'goni, guitarra e baterias.
![]() |
* Guillermo del Toro * |
Guillermo del Toro é um dos mais criativos entre a nova geração de diretores mexicanos, ao lado de Alfonso Cuarón e Alejandro González Iñárritu. Ele vive agora nos Estados Unidos, mas começou a carreira no cinema como maquiador e especialista em efeitos especiais. Seu filme apresenta uma rica variedade de obras próprias, permeada de fantasia e imaginação, de "Mimic", "El Espinazo del Diablo" e "Blade II" para "Hellboy". Guillermo del Toro apresentou "Cronos", seu primeiro longa-metragem, em uma seção paralela em Cannes. "O Labirinto do Fauno" foi selecionado na competição em 2006.
![]() |
* Sienna Miller * |
Com experiência no teatro e cinema, ela chamou atenção com seu papel em "Nem tudo é o que parece", de Matthew Vaughn (2004). Sienna também se apresentou na Broadway no musical "Cabaret". Em 2014, ela estrelou em "Foxcatcher" de Bennett Miller, filme que foi destaque em Cannes, e "Sniper Americano" de Clint Eastwood.
![]() |
* Sophie Marceau * |
Depois de ganhar um César na categoria "Espoir" com 16 anos de idade, sua carreira cresceu com sucessos no cinema autoral e popular. Seus principais trabalhos incluem "Police" de Maurice Pialat, e "L'Amour Braque" de Andrzej Żuławski. Mas ela alcançou a fama internacional ao lado de Mel Gibson em "Coração Valente" (1995), e no filme de James Bond, "O Mundo Não é o Bastante" (1999). Com uma carreira de mais de 40 filmes, ela também escreveu e dirigiu dois longas, "Parlez-moi d 'amour" (2002) e "La Disparue de Deauville" (2007).
![]() |
* Rossy de Palma * |
Ela é um ícone do cinema espanhol e musa de Pedro Almodóvar. Rossy inspirou o filme "A Lei do Desejo", atuou em "Mulheres à Beira de um Ataque de Nervos", "Ata-me", "Kika", "A Flor do Meu Segredo", e "Abraços Partidos" (seleção oficial do Festival de Cannes). Ela atingiu a fama internacional no início dos anos 1990, com diretores como Robert Altman, Mike Figgis, Patrice Leconte e Mehdi Charef. Rossy participará do próximo filme de Pedro Almodóvar.
Sua opinião é muito importante!