DESTAQUES
Pesquisar

Thierry Demaizière e Alban Teurlai trazem para a tela o documentário "Reset - O Novo Balé da Ópera de Paris"

Trinta e três minutos. Essa é a duração do primeiro balé coreografado por Benjamin Millepied para a nova temporada como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris.
Com estreia prevista para 25 de maio, o documentário retrata o renomado coreógrafo e dançarino Benjamin Millepied (mais conhecido por coreografar as sequências de dança em "Cisne Negro") e como ele tenta rejuvenescer o Paris Opera Ballet em sua nova posição como diretor, onde o foco é o processo criativo dos ensaios do espetáculo Reset, coreografados por ele. Com as aparições do compositor Nico Muhly, da ópera Aurélie Dupont, da designer Iris van Herpen,e da atriz Natalie Portman (esposa de Benjamin) "Reset" torna-se uma obra deliciosamente estética.

Os cineastas Thierry Demaizière e Alban Teurlai acompanharam Benjamin Millepied durante o processo criativo de seu primeiro espetáculo como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris. Ao concordar com as filmagens, ele colocou sua legitimidade em cheque desde o primeiro dia de ensaio, já que é no calor das ações que este homem cheio de energia se revela através de seu trabalho coreográfico, do relacionamento com os bailarinos e suas negociações no gerenciamento do balé. Eles acompanharam seu processo criativo, os caminhos de sua imaginação e suas ambições à cada etapa do trabalho. Ele é o personagem central do filme, mas está cercado pelos participantes fundamentais à sua produção. A cada semana, Millepied confidencia à câmera suas dúvidas, suas conquistas e descobertas.

A abordagem visual é sóbria, evitando a sofisticação, todavia com enquadramento e foco impecáveis. O resultado é uma estética de documentário, porém com um toque artístico que faz do filme um lançamento para os cinemas. Demaizière e Teurlai querem que o espectador experimente a imersão nesse universo, conscientemente ou não, e depare-se com uma história que nunca foi contada dessa maneira, com o sentimento único de estar mergulhando numa narrativa verdadeira.





nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Thierry Demaizière e Alban Teurlai trazem para a tela o documentário "Reset - O Novo Balé da Ópera de Paris"

    Sua opinião é muito importante!