DESTAQUES
Pesquisar

Reset | Documentário mostra os bastidores do Novo Balé da Ópera de Paris

A história de uma estreia mundial: 33 minutos para apresentar, conquistar e se impor.
Trinta e três minutos. Essa é a duração do primeiro balé coreografado por Benjamin Millepied para a nova temporada como Diretor de Dança da Ópera Nacional de Paris.

Graças à sua vivência nos EUA, sua juventude, reputação e habilidade de comunicação, Benjamin Millepiedestá abalando a conceituada instituição. O objetivo do artista é claro: o balé carece de renovação, e ela deve ocorrer em cada um dos estágios do processo criativo.

Uma caixa cinza e quadrada é o começo de tudo. Eis o cenário da primeira apresentação, com apenas uma fileira de holofotes demarcando o espaço para os bailarinos.

Os bailarinos foram selecionados por Millepied dentre aqueles que compõem o corpo de baile. Não há nenhuma estrela ou bailarino principal. Com fones de ouvido, Millepied ouve a trilha composta por seu amigo, o jovem americano Nico Muhly. Millepied filma sua procura pelos movimentos com o celular e, em seguida, anota os passos no notebook. E assim “Clear, Loud, Bright, Forward” foi concebido, rascunhado, anotado e, finalmente, interpretado.

Benjamin Millepied permitiu que Thierry Demaizière e Alban Teurlai acompanhassem cada etapa do processo criativo, das ideias iniciais, passando pelos ensaios, até a estreia de gala.

A imersão propicia a chance de compreender a criatividade do coreógrafo, a modernidade de seu trabalho, e sua energia abundante. Sua abordagem coreográfica é revelada, mas também testemunhamos sua relação com os bailarinos e como ele lida com a administração de uma instituição tão respeitada.

“Quando eu era criança, eu dançava da mesma forma que se desenhava.” BENJAMIN MILLEPIED - crédito Fênix Filmes
SINOPSE

O documentário retrata o renomado coreógrafo e dançarino Benjamin Millepied (mais conhecido por coreografar as sequências de dança no filme "Cisne Negro") e como ele tenta rejuvenescer o Paris Opera Ballet em sua nova posição como diretor, onde o foco é o processo criativo dos ensaios do espetáculo Reset, coreografados por ele. Com as aparições do compositor Nico Muhly, da ópera Aurélie Dupont, da designer Iris van Herpen,e da atriz Natalie Portman (esposa de Benjamin) "Reset" torna-se uma obra deliciosamente estética.


RESET
O Novo Balé da Ópera de Paris 
Um filme de Thierry DEMAIZIÈRE e Alban TEURLAI
França | 110’ | Documentário | 2015
SalvarSalvar
SalvarSalvarSalvarSalvar



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Reset | Documentário mostra os bastidores do Novo Balé da Ópera de Paris

    Sua opinião é muito importante!