DESTAQUES
Pesquisar

Conheça o figurino exuberante do filme "Animais Noturnos", de Tom Ford

Arianne Phillips é responsável pelo figurino do filme "Animais Noturnos", estrelado por Amy Adams e Jake Gylenhaal.
Com estreia prevista no Brasil para o dia 29 de dezembro, "Animais Noturnos" (Nocturnal Animals) é um dos filmes mais aguardados da temporada pré-Oscar. Hoje quero trazer um pouco dos bastidores dessa produção da Universal Pictures, que contou com o figurino de Arianne Phillips - indicada ao Oscar por "W.E.: O Romance do Século" (2011) e "Johnny & June" (2005). 

É possível dizer que Amy Adams nunca esteve tão elegante na telona. Sua personagem, a atormentada negociante de arte Susan, aposta em vestidos sensuais, jóias exuberantes e maquiagem pesada para disfarçar traumas do passado. "Animais Noturnos" é o segundo longa do designer/diretor Tom Ford - ele fez sua estreia em Hollywood com "Direito de Amar" (também com figurino assinado por Phillips).

Na trama, Susan recebe um manuscrito de autoria de Edward (Jake Gylenhaal), seu ex-marido. Por sua vez, o trágico livro acompanha o personagem Tony Hastings, um homem que leva sua esposa (Isla Fisher) e filha (Ellie Bamber) para tirar férias, mas o passeio toma um rumo violento ao cruzar o caminho de uma gangue. Durante a tensa leitura, Susan pensa sobre as razões de ter recebido o texto, descobre verdades dolorosas sobre si mesma e relembra seu relacionamento fracassado.


Imagens: Merrick Morton/Focus Features
Acredite se quiser, mas nenhum item da coleção de Tom Ford entrou para o figurino de "Animais Noturnos". Segundo Phillips, ela trabalhou ao lado do diretor para criar peças distintas usando diferentes marcas. A dupla buscou referências da história da arte e inspirou-se em retratos antigos da cidade de Los Angeles, onde o filme é parcialmente ambientado.

A figurinista ainda elogiou o trabalho de Ford na direção. "Ironicamente, a maioria dos cineastas com quem eu trabalhei não possuem grandes habilidades de comunicação", ela disse, "o que é, na minha opinião, o requisito número um para um diretor".


"Animais Noturnos" está dividido em três fases distintas e complementares. Primeiramente o filme mostra a frieza e o luxo por trás do ambiente artístico frequentado pela protagonista, seguido pelo cenário obscuro descrito por seu ex-marido. Por fim, o filme mostra os flashbacks desse relacionamento conturbado. 

"Queríamos que os mundos fossem distintos", observa Phillips. Ela descreve a personagem de Adams como "uma mulher muito bem sucedida e polida, com nenhum fio de cabelo fora do lugar." Na verdade, o estilo sofisticado de Susan esconde suas inseguranças com o passado. Para as cenas que retratam o relacionamento com Edward, a figurinista revelou que o público vai perceber a evolução do estilo de Susan, que nem sempre foi uma pessoa com acesso ao mercado de luxo. 


Imagem: Merrick Morton/Focus Features
Para a parte ambientada no interior do Texas, Phillips optou por uma paleta árida. Os atores (Jake Gylenhaal, Michael Shannon e Aaron Taylor-Johnson) vestem peças que não chamam muita atenção, como jeans, camisas de flaneladas e chapéus típicos do oeste norte-americano. 

Apesar dos designs de Ford não estarem presentes no filme, sua obsessão pelo glamour dos anos 70 e pelo estilo western aparecem em "Animais Noturnos". Mas ele também aproveitou para usar suas conexões do mundo da moda ao longo das gravações. Segundo Phillips, o próprio Karl Lagerfeld desenhou o figurino da mãe da protagonista, interpretada por Laura Linney. Que privilégio, né?



Estrelado por Amy Adams, Jake Gylenhaal, Michael Shannon, Isla Fisher, Laura Linney, Aaron Taylor-Johnson, Armie Hammer, Jena Malone, Michael Sheen e Andrea Riseborough, "Animais Noturnos" chega aos cinemas no dia 29 de dezembro. 
SalvarSalvar



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Conheça o figurino exuberante do filme "Animais Noturnos", de Tom Ford

    1. A atriz é bonito. A maioria dos filmes Jake Gyllenhaal sempre gostei. Isso não faz de “Animais Noturnos” um filme enfadonho ou desinteressante. O fato é que as duas tramas chamam a atenção, embora a história do livro seja muito mais intensa e valeria um filme apenas sobre ela! Além disso, os cortes que intercalam as tramas são muito bem orquestrados, e aqui vale dar destaque aos match cuts que aumentam ainda mais a fluidez da narrativa e as lembranças da protagonista.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!