DESTAQUES
Pesquisar

13 minutos - Filme faz um retrato impressionante e emocional do homem que tentou assassinar Hitler

Novo filme do cineasta Oliver Hirschbiegel ("A Queda! As Últimas Horas de Hitler") chegou aos cinemas no dia 3 de novembro - veja mais destaques do mês.
Georg Elser foi um homem que poderia ter mudado a história mundial e salvado milhões de vidas. Se ele apenas tivesse tido mais 13 minutos. Com mais 13 minutos, a bomba que ele montou teria explodido Hitler e seus escudeiros. Mas não era para ser, pois em 8 de novembro de 1939 Hitler saiu da cena da tentativa de assassinato antes do previsto – deixando Elser falhar catastroficamente.

Quem foi esse homem que rapidamente reconheceu o perigo de Hitler e que tomou uma atitude quando todos os demais, inclusive os generais alemães, obedeciam a ordens ou se mantinham em silêncio? Quem foi o homem que disse para seus torturadores que queria evitar o banho de sangue da guerra iminente?

O filme "13 minutos" fala sobre os bastidores do ataque fracassado ao Bürgerbräukeller e pinta um retrato emotivo e cheio de suspense do defensor da resistência, conhecido como “Georgie” em sua terra natal. A história aborda a chegada da ditadura em sua cidade até os últimos dias de Georg no campo de concentração de Dachau, onde foi morto logo antes do fim da guerra, sob o comando do homem que ele mesmo quis matar, Adolf Hitler.

Oliver Hirschbiegel dirigiu “13 minutos”, sua primeira produção alemã desde 2005, com um poderoso time de atores. Christian Friedel (“A Fita Branca”) está inspirador no papel de Georg Elser. Katharina Schüttler (“Os Filhos da Guerra”), Burghart Klaussner (“Trem Noturno para Lisboa”) e Johann von Bülow (“Labirinto de Mentiras”) também estão no elenco.
O roteiro de “13 minutos” foi escrito por Fred Breinersdorfer – também responsável pelo roteiro de “Uma Mulher contra Hitler”, indicado ao Oscar - e Léonie-Claire Breinersdorfer (“The Chinese Man”).




nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “13 minutos - Filme faz um retrato impressionante e emocional do homem que tentou assassinar Hitler

    Sua opinião é muito importante!