DESTAQUES
Pesquisar

Maratona Woody Allen - 5 filmes para ver antes de "Café Society"

Enquanto aguardamos a estreia de "Café Society", relembre os principais filmes de Woody Allen com a maratona perfeita!
Woody Allen é um dos grandes tesouros do cinema, responsável por obras inesquecíveis, entre elas "Noivo Neurótico, Noiva Nervosa" (1977), "Manhattan" (1979) e "A Rosa Púrpura do Cairo" (1985). Seu 46º filme, a comédia dramática “Café Society” (2016), estreia em 25 de agosto com distribuição da Imagem Filmes. 

O longa mostra a história de um jovem (Jesse Eisenberg) que vai a Hollywood, nos anos 30, procurar um emprego ao lado de seu poderoso tio (Steve Carell) e acaba se apaixonando pela secretária dele (Kristen Stewart). 

Enquanto aguardamos o lançamento de “Café Society” (saiba mais), o Película Criativa selecionou cinco filmes indispensáveis do cineasta norte-americano que merecem ser vistos (ou revistos) pelos amantes do cinema. Além de muito jazz, cenários encantadores e confusões amorosas, as produções citadas abaixo apresentam personagens intelectuais, neuróticos e inquietos, característica típica dos filmes de Allen.

5. Tiros na Broadway (1994)

Na Nova York dos anos 20, David Shayne (John Cusack) é um dramaturgo idealista que se recusa a "se vender", até que um gângster se propõe a financiar sua peça. A condição é que a namorada do mafioso, Olive (Jennifer Tilly), ganhe um papel. Mas a falta de talento da atriz não é o único problema de David: a estrela Helen Sinclair (Dianne Wiest) faz exigências, o ator principal come sem parar, sua vida pessoal está em crise e, o principal, o segurança Cheech (Chazz Palminteri) se revela um grande autor, dando várias e proveitosas sugestões para a peça. 



4. Manhattan (1979)

Um escritor de meia-idade divorciado (Woody Allen) se sente em uma situação constrangedora onde sua ex-mulher o largou para ficar com outra mulher e além disso, está para publicar um livro, no qual revela assuntos muito particulares do relacionamento deles. Neste período ele está apaixonado por uma jovem de 17 anos (Mariel Hemingway), que corresponde a este amor. No entanto, ele sente-se atraído por uma pessoa mais madura, a amante do seu melhor amigo.



3. Meia Noite em Paris (2011)

Gil (Owen Wilson) é um escritor e roteirista americano que vai com a noiva Inez e a família dela à Paris, cidade que idolatra. Ele realiza vários passeios noturnos sozinho e descobre que, surpreendentemente, ao badalar da meia-noite, é transportado para a Paris de 1920, época e lugar que considera os melhores de todos. Nessas "viagens", Gil vai a várias festas onde conhece inúmeros intelectuais e artistas que admira e que frequentavam a cidade-luz naquela época, como F. Scott Fitzgerald, Gertrude Stein, Ernest Hemingway, Salvador Dali, e outros, até que tenta acabar o seu romance com Inez, pois se apaixonou por Adriana (Marion Cotillard), uma bela moça do passado, e é forçado a confrontar a ilusão de que uma vida diferente (a "época de ouro" francesa) é melhor do que a atualidade.



2. A Rosa Púrpura do Cairo (1985)

Durante a Grande Depressão, uma garçonete (Mia Farrow) que sustenta o marido bêbado e desempregado e que só sabe ser violento e grosseiro, costuma fugir da realidade assistindo sessões seguidas de seus filmes prediletos. Ao assistir pela quinta vez o filme "A Rosa Púrpura do Cairo", ela tem uma grande surpresa quando vê o herói sair da tela e lhe oferecer uma nova vida.


1. Noivo Neurótico, Noiva Nervosa (1977)

O filme conta a história de Alvy Singer (Woody Allen), um humorista judeu e divorciado que faz análise há quinze anos. Ele acaba se apaixonando por Annie Hall (Diane Keaton), uma cantora em início de carreira, e com a cabeça um pouco complicada. Em pouco tempo estão morando juntos e não demora para se iniciar um período de crises conjugais.



Se você quer ver mais filmes do cineasta antes da estreia de "Café Society", está acontecendo a Mostra Woody Allen nas salas do Itaú Cinemas e Cinemark. Acesse o site de cada rede e confira a programação completa!



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Maratona Woody Allen - 5 filmes para ver antes de "Café Society"

    Sua opinião é muito importante!