DESTAQUES
Pesquisar

25 filmes que todo o apaixonado por gastronomia precisa assistir

cinema
Hoje é dia de post para abrir o apetite, mas também para inspirar sua próxima maratona de filmes! 
Se existe uma receita que deu certo foi o investimento de grandes estúdios e emissoras em produções sobre o universo da culinária. Existem vários chefes renomados, como Jamie Oliver, Nigella Lawson e Olivier Anquier, ensinando e inspirando espectadores do mundo todo a cozinhar e a testar novos ingredientes.

Quem é viciado em programas e reality shows de culinária sabe que a espera pela nova temporada pode causar muita ansiedade. Por isso, se seu programa favorito está entrando em férias, não se desespere! Existem muitos filmes sobre gastronomia que merecem toda a nossa atenção e prometem abrir o apetite do espectador. 

Não esqueça de deixar nos comentários qual é o seu filme favorito. Boa leitura e bom apetite! ;)

25. Vatel - Um Banquete Para o Rei (2000)
Direção: Roland Joffé

O ano é 1671 e o rei Luís XIV (Julian Sands) vive em Versailles. No norte da França, o Príncipe de Condé (Julian Glover), enterrado em dívidas, planeja uma solução para fazer com que não só ele, mas toda a província fique livre das dívidas: ele decide convidar o rei para passar um final de semana recheado de iguarias e entretenimento. Se o Príncipe conseguir cair nas graças do rei, toda a região será salva do desastre econônico. Porém, apenas um homem poderá preparar um banquete tão irresistível e ainda cuidar da diversão real: François Vatel, o mordomo do Príncipe. Mas em meio a todo o trabalho resultante da preparação para a visita real, Vatel conhece a bela Anne de Montausier (Uma Thurman), uma candidata à dama da corte, e passa a disputá-la com Luis XIV. Ao mesmo tempo, Vatel se depara com a conflitante exarcebação do luxo pela corte, enquanto seu povo dá a vida para para sustentá-la.




24. O Sabor da Magia (2005)

Direção: Paul Mayeda Berges

Tilo (Aishwarya Rai) é uma mulher misteriosa, que é dona de uma loja de especiarias e possui o dom mágico de transformar seus ingredientes em poções para curar as pessoas. Porém há uma regra: Tilo jamais poderá provar alguma de suas receitas ou se apaixonar, caso contrário perderá seu dom.




23. O Tempero da Vida (2003)

Direção: Tassos Boulmetis

Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.




22. Soul Kitchen (2009)

Direção: Fatih Akin

Zinos Kazantsakis (Adam Bousdoukos) é proprietário do restaurante Soul Kitchen. O negócio não anda bem, pois os clientes não aprovam a comida feita pelo novo chef. Para piorar, Nadine (Pheline Roggan), sua namorada, resolveu se mudar para Xangai e uma terrível dor nas costas o atormenta. Zinos decide ir atrás da amada, mas para isso precisa deixar o comando do restaurante nas mãos do irmão, que acaba de sair da prisão.




21. Uma Receita para a Máfia (2000)

Direção: Bob Giraldi

O tradicional restaurante italiano Gigino, localizado em Tribeca, Nova York, é na verdade uma fachada para os negócios ilegais de seu dono, Louis Cropa (Danny Aiello). Nele trabalha Udo (Edoardo Ballerini), filho de Louis, que comanda a cozinha do restaurante. Considerado uma estrela em ascensão dentro do universo de gourmets, Udo deseja que seu pai abandone de uma vez por todas os negócios ilegais para se dedicar exclusivamente ao funcionamento do restaurante. 




20. A Garçonete (2007)

Direção: Adrienne Shelly

Jenna (Keri Russell) trabalha como garçonete e sonha em juntar dinheiro suficiente para que possa largar Earl (Jeremy Sisto), seu marido prepotente e controlador. Ela possui o dom de fazer tortas especiais, as quais são inspiradas pelos problemas e circunstâncias de sua vida. Entretanto uma gravidez inesperada muda seus planos, fazendo com que ela se fortaleça ao decidir escrever cartas para o bebê que espera.




19. Como Água Para Chocolate (1992)
Direção: Alfonso Arau

Tita (Lumi Cavazos) nasceu na cozinha do rancho de sua família, quando sua mãe (Regina Torné) estava cortando cebolas. Logo em seguida seu pai morre de um ataque cardíaco fulminante, por ter sua paternidade questionada. Com isso Tita é vítima de uma tradição local, que diz que a filha mais nova não pode se casar para que cuide da mãe até sua morte. Ao crescer Tita se apaixona por Pedro Muzquiz (Marco Leonardi), que deseja se casar com ela. Sua mãe veta o matrimônio, devido à tradição, e sugere que ele se case com Rosaura (Yareli Arizmendi), a irmã dois anos mais velha de Tita. Pedro aceita, pois apenas assim poderá estar perto de Tita.  




18. Românticos Anônimos (2010)

Direção: Jean-Pierre Améris

Angélique Delange (Isabelle Carré) é uma talentosa confeiteira, que faz chocolates requintados reconhecidos por público e crítica especializada. Entretanto, como fica ansiosa quando olham para ela, Angélique prefere o anonimato e finge ser apenas uma entregadora. Sem emprego, ela consegue trabalho na Fábrica de Chocolates, que está à beira da falência. Só que, ao contrário do que imaginava a princípio, consegue a vaga de representante comercial da empresa. Ela pensa em pedir a mudança de cargo, mas é surpreendida com o convite para jantar de Jean-René Van Den Hudge (Benoît Poelvoorde), dono da empresa. O problema é que Jean-René, assim como Angélique, é extremamente tímido e possui muitas dificuldades em manter contato com outras pessoas.

 

17. Estômago (2007)

Direção: Marcos Jorge

Raimundo Nonato (João Miguel) foi para a cidade grande na esperança de ter uma vida melhor. Contratado como faxineiro em um bar, logo ele descobre que possui um talento nato para a cozinha. Com suas coxinhas Raimundo transforma o bar num sucesso. Giovanni (Carlo Briani), o dono de um conhecido restaurante italiano da região, o contrata como assistente de cozinheiro. A cozinha italiana é uma grande descoberta para Raimundo, que passa também a ter uma casa, roupas melhores, relacionamentos sociais e um amor: a prostituta Iria (Fabiula Nascimento).




16. Como um Chef (2012)

Direção: Daniel Cohen

Jacky Bonnot (Michael Youn) é um cozinheiro amador e o seu sonho é ser bem sucedido num restaurante de grande classe. Face à sua situação financeira, este vai ser, pelo contrário, obrigado a trabalhar em pequenos empregos de cozinheiro que não chegam a satisfazê-lo. Até o dia em que encontra Alexandre Lagarde (Jean Reno), um chef altamente conceituado.




15. Comer, Beber, Viver (1994)
Direção: Ang Lee

A história de uma tradicional família chinesa composta pelo chef de cozinha Chu (Sihung Lung) e suas três filhas, Jia-Jen (Kuei-Mei Yang), Jia-Chien (Chien-Lien Wu) e Jia-Ning (Yu-Wen Wang). A vida do grupo gira em torno do habitual jantar de domingo e suas relações amorosas.  



14. Ratatouille (2007)

Direção: Brad Bird

Remy (Patton Oswalt) é um rato que sonha se tornar um grande chef. Só que sua família é contra a idéia, além do fato de que, por ser um rato, ele sempre é expulso das cozinhas que visita. Um dia, enquanto estava nos esgotos, ele fica bem embaixo do famoso restaurante de seu herói culinário, Auguste Gusteau (Brad Garrett). Ele decide visitar a cozinha do lugar e lá conhece Linguini (Lou Romano), um atrapalhado ajudante que não sabe cozinhar e precisa manter o emprego a qualquer custo. Remy e Linguini realizam uma parceria, em que Remy fica escondido sob o chapéu de Linguini e indica o que ele deve fazer ao cozinhar.




13. Uma Viagem Excêntrica (2010)
Direção: Michael Winterbottom


Um jornal pede ao ator Steve Coogan para atravessar todo o Reino Unido para avaliar os melhores restaurantes do país. Ele pretende partir com a sua namorada, mas quando ela não pode acompanhá-lo, Steve decide chamar o amigo e comediante Rob Brydon para a tarefa. No entanto, o ator não imaginava que Rob tornaria a sua viagem um verdadeiro inferno.




12. A 100 Passos de um Sonho (2012)

Direção: Lasse Hallström

No sul da França, Madame Mallory (Helen Mirren) é uma respeitada e autoritária dona de um restaurante estrelado no famoso guia Michelin que está cada vez mais preocupada com um estabelecimento indiano, concorrente, que abriu do outro lado da rua do seu empreendimento. Ela trava uma verdadeira guerra contra o vizinho, mas aos poucos conhece o filho do seu adversário, Hassan Kadam (Manish Dayal), um garoto com verdadeiro talento para a culinária. Os dois tornam-se amigos, e Mallory passa a guiá-lo pelos conhecimentos da refinada gastronomia francesa, sem abandonar a tradição indiana, encorajando-o a alçar voos muito mais altos.




11. Delicatessen (1991)

Direção: Jean-Pierre Jeunet, Marc Caro

Num mundo pós-apocalíptico em que a comida é a principal moeda de troca, Louison (Dominique Pinon), um ex-palhaço, arranja um emprego no prédio que abriga o açougue Delicatessen. Instalado na pensão do andar superior, o novo funcionário acaba se envolvendo com a violoncelista Julie (Marie-Laure Dougnac), filha do sanguinário açougueiro Clapet (Jean-Claude Dreyfus). Perseguido, o rapaz precisa escapar do pai ciumento e dos demais moradores do prédio, que têm planos macabros para sua carne.




10. The Lunchbox (2013)

Direção: Ritesh Batra

O Mumbai Dabbawallahs é um serviço de entrega de comida bastante conhecido em Mumbai, na Índia. Um dia, um erro na entrega faz com que uma pacata dona de casa conheça um homem que está na fase final de sua vida. Juntos eles criam um mundo de fantasia a partir de mensagens trocadas através das embalagens usadas pelo Mumbai Dabbawallahs.




9. Simplesmente Martha (2002)

Direção: Sandra Nettelbeck

Martha (Martina Gedeck), com seu modo charmoso e obsessivo, cria verdadeiras obras de arte cozinhando num pequeno restaurante em Hamburgo. Apesar disso, seu cotidiano é monótono. Martha é muito introvertida e praticamente não possui vida própria, dedicando-se totalmente ao trabalho. Tudo isso muda quando sua irmã morre em um acidente, fazendo com que ela tenha de cuidar de Lina (Maxine Foerste), sua sobrinha de oito anos. É quando aparece também Mario (Sergio Castellito), extrovertido cozinheiro italiano que consegue trazer um pouco de alegria para as duas. *O longa "Sem Reservas" (2007), estrelado por Catherine Zeta-Jones é remake deste filme.




8. Chef (2014) 

Direção: Jon Favreau

Carl Casper (Jon Favreau) é o chef de um restaurante badalado de Los Angeles, mas volta e meia enfrenta problemas com o dono do local (Dustin Hoffman) por querer inovar no cardápio ao invés de fazer sempre os pratos mais pedidos pelos clientes. Um dia, um renomado crítico gastronômico (Oliver Platt) vai ao restaurante e publica uma crítica bastante negativa, baseada justamente no fato do cardápio ser pouco criativo. Furioso, Casper vai tirar satisfação com ele e acaba demitido. Pior: a briga vai parar na internet e se torna viral, o que lhe fecha as portas nos demais restaurantes. Sem saída, ele recebe a ajuda de sua ex-esposa (Sophia Vergara) para reiniciar a vida no comando de um trailer de comida. Leia a resenha do filme aqui!




7. O Sushi dos Sonhos de Jiro (2012)

Direção: David Gelb

Jiro Ono, 85 anos, é um especialista em sushi que trabalha incansavelmente no seu restaurante, Sukiyabashi Jiro. Yoshikazu, filho de Jiro, enfrenta o desafio de assumir o comando do renomado, minúsculo e caríssimo estabelecimento e deixa o pai livre para dedicar-se ao seu objetivo de vida: criar o sushi perfeito. 



 
6. Chocolate (2000)
Direção: Lasse Hallström

Vianne Rocher (Juliette Binoche), uma jovem mãe solteira, e sua filha de seis anos (Victorie Thivisol) resolvem se mudar para uma cidade rural da França. Lá decidem abrir uma loja de chocolates que funciona todos os dias da semana, bem em frente à igreja local, o que atrai a certeza da população de que o negócio não vá durar muito tempo. Porém, aos poucos Vianne consegue persuadir os moradores da cidade em que agora vive a desfrutar seus deliciosos produtos, transformando o ceticismo inicial em uma calorosa.




5. Julie & Julia (2009)

Direção: Nora Ephron

Julia Child (Meryl Streep) é uma americana que passou a morar em Paris devido ao trabalho de seu marido, Paul (Stanley Tucci). Em busca de algo para se ocupar, ela se interessou por culinária e passou a apresentar um programa de TV sobre o assunto. Cinquenta anos depois, Julie Powell (Amy Adams) está prestes a completar 30 anos e está frustrada com a vida que leva. Em busca de um objetivo, ela resolve passar um ano cozinhando as 524 receitas do livro de Julia Child, "Mastering the Art of French Cooking". Ao longo deste período Julie escreve para um blog, onde relata suas experiências.




4. O Cozinheiro, O Ladrão, Sua Mulher e O Amante (1989)

Direção: Peter Greenaway

A história se passa em um restaurante, onde a mulher do dono do restaurante e seu amante se entregam aos prazeres do sexo, paralelamente ao que todos entregam-se aos prazeres do paladar. Por fim, a mulher vinga-se do marido dono do restaurante (o ladrão) fazendo o cozinheiro preparar um banquete com o corpo do seu amante, morto a mando do ladrão.




3. Os Sabores do Palácio (2012)

Direção: Christian Vincent

Hortense Laborie (Catherine Frot) é uma respeitada chef que é pega de surpresa ao ser escolhida pelo presidente da França para trabalhar no Palácio de Eliseu. Inicialmente, ela se torna objeto de inveja, sendo mal-vista pelos outros cozinheiros do local. Com o tempo, no entanto, Hortense consegue mudar a situação. Seus pratos conquistam o presidente, mas terá sempre que se manter atenta, afinal os bastidores do poder estarão cheios de armadilhas.

 

2. A Grande Noite (1996)

Direção: Campbell Scott Michael, Stanley Tucci

Dois irmãos, Primo (Tony Shalhoub) e Secondo (Stanley Tucci), emigram da Itália para os Estados Unidos. Eles pretendem abrir um restaurante italiano, chamado The Paradise. O mais velho, Primo, é um grande chef, um gênio na culinária, mas bastante temperamental, se recusando a fazer pratos convencionais e rotineiros. Secondo, o mais novo, tem uma mentalidade mais capitalista e tenta superar a grave crise financeira que estão passando. O proprietário de um restaurante de sucesso, Pascal (Ian Holm), propõe chamar um amigo dele, que é um grande músico de jazz, para ajudar a promover o restaurante. Assim os dois irmãos apostam todas as fichas em um cardápio fora de série, que será servido aos convidados desta grande noite.




1. A Festa de Babette (1987)

Direção: Gabriel Axel

Filippa (Bodil Kjer) e Martine (Birgitte Federspiel) são filhas de um rigoroso pastor luterano. Após a morte do religioso surge no vilarejo Babette (Stéphane Audran), uma parisiense que se oferece para ser a cozinheira e faxineira da família. Muitos anos depois, ainda trabalhando na casa, ela recebe a notícia de que ganhou um grande prêmio na loteria e oferece-se para preparar um jantar francês em comemoração ao centésimo aniversário do pastor. Os paroquianos, a princípio temerosos, acabam rendendo-se ao banquete de Babette.




SalvarSalvar



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “25 filmes que todo o apaixonado por gastronomia precisa assistir

    Sua opinião é muito importante!