DESTAQUES
Pesquisar

Sessão Nostalgia - Cinema Paradiso é um lindo e emocionante conto de amizade

"Cinema Paradiso" é um filme essencial para qualquer cinéfilo!
No dia 20 de julho é comemorado o Dia do Amigo e o cinema já apresentou muitas histórias marcantes sobre amizade. Para citar alguns exemplos, "Thelma e Louise", "Um Sonho de Liberdade", "Agora e Sempre", "E.T - O Extraterrestre" e "Conta Comigo" são considerados clássicos do tema e nunca deixaram de emocionar o espectador. Ainda é preciso citar produções que foram grandes sucessos de bilheteria, como "Intocáveis", "Quatro Amigas e Um Jeans Viajante" e "Se Beber Não Case".

Mas quero aproveitar esta data tão especial para falar sobre o meu filme favorito do tema: "Cinema Paradiso". Na verdade, o longa-metragem de Giuseppe Tornatore, lançado em 1988, é um dos meus favoritos de TODOS OS TEMPOS. Mas como ele nunca apareceu por aqui, acho que esta é a oportunidade perfeita para expressar o meu amor por esta obra-prima da Sétima Arte. 


Ganhador do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro, "Cinema Paradiso" é ambientado em uma pequena vila da Sicília e retrata a bela história de amizade entre um menino curioso e um projecionista com mais de 40 anos. É encantador ver a paixão do pequeno Toto (Salvatore Cascio) pelo cinema local e o início de sua amizade improvável com Alfredo (Philippe Noiret). Todos estes acontecimentos chegam em forma de lembrança quando Toto (Jacques Perrin), agora um cineasta de sucesso em Roma, recebe a notícia de que Alfredo faleceu.

Giuseppe Tornatore realizou um dos filmes mais encantadores e comoventes da história do cinema. Com uma linguagem extremamente simples, o cineasta lembra com saudosismo o tempo onde o ato de ir ao cinema era um grande evento social. Além de retratar a amizade e a magia da Sétima Arte, o filme fala sobre a descoberta do amor e a importância de seguir os seus sonhos. Também é preciso destacar a belíssima trilha sonora do mestre Ennio Morricone, a verdadeira cereja do bolo de "Cinema Paradiso".






nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Sessão Nostalgia - Cinema Paradiso é um lindo e emocionante conto de amizade

    Sua opinião é muito importante!