DESTAQUES
Pesquisar

O que esperar de "The Neon Demon", novo filme de Nicolas Winding Refn?

Estrelado por Elle Fanning, o filme é uma das produções mais polêmicas do ano e chega ao Brasil em 29 de setembro.
Recentemente o cineasta dinamarquês Nicolas Winding Refn abalou as estruturas de Cannes com a exibição de "The Neon Demon" (2016), um terror psicológico estrelado por Elle Fanning, Christina Hendricks, Jena Malone, Bella Heathcote e Alessandro Nivola. A produção competiu pela Palma de Ouro e entrou para a galeria dos filmes mais polêmicos exibidos durante o Festival de Cannes, juntamente com "Personal Shopper", de Olivier Assayas, e "Juste La Fin Du Monde", de Xavier Dolan.

O caso de amor e ódio de Refn com o público de Cannes não é uma grande novidade. Ele conquistou muitos admiradores desde que recebeu o prêmio de Melhor Diretor por "Drive" (2011), mas a violência apresentada em seus filmes nem sempre é vista com bons olhos. "Apenas Deus Perdoa" (2013), também estrelado por Ryan Gosling, não foi bem recebido no festival e teve um fraco desempenho nas bilheterias internacionais.


Apesar de "The Neon Demon" estar entre os lançamentos mais aguardados do ano, a produção já foi exibida nos Estados Unidos e não obteve sucesso de público e crítica. Não posso julgar o longa de Refn ainda, mas quero deixar bem claro que sou fã do trabalho do cineasta e mal posso esperar para conferir seu novo projeto. Enquanto isso, quero compartilhar com vocês alguns detalhes importantes sobre o filme com estreia prevista para 29 de setembro no Brasil.

 

Com cenas de nudez, canibalismo e necrofilia, "The Neon Demon" aborda os excessos da indústria da beleza e busca criticar o vazio existente no mundo das modelos, com sua perseguição incansável pela perfeição. A trama é centrada em Jesse, personagem de Elle Fanning, uma jovem modelo que está disposta a percorrer caminhos sombrios para conquistar uma carreira de sucesso.


É preciso destacar que este é o primeiro filme realizado por Refn com uma protagonista feminina. Inicialmente, a atriz Carey Mulligan foi convidada pelo cineasta para viver a modelo Jesse, mas precisou ser substituída por Elle Fanning. Com a troca de atrizes, Refn realizou algumas modificações no roteiro, que também foi co-escrito por Mary Laws e Polly Stenham.


"The Neon Demon" ainda marca a primeira personagem adulta da carreira de Fanning, mais conhecida por seus papéis em "Compramos Um Zoológico" (2011) e "Malévola" (2014). A jovem atriz norte-americana, que recentemente completou 18 anos, revelou que seguiu a recomendação de Refn e assistiu ao filme "De Volta ao Vale das Bonecas" (1970) durante o período de preparação para sua personagem. 


Segundo Fanning, o filme foi gravado em ordem cronológica e a cena final foi completamente improvisada. Ela ainda revelou que as gravações foram um desafio, pois precisou lidar com muito sangue falso e ainda foi acidentalmente agredida pela colega Abbey Lee. O momento foi capturado pelas lentes de Refn e está presente na versão final do filme. 


Leia também:
Tudo sobre o filme "Juste La Fin Du Monde", de Xavier Dolan 
Tudo sobre o filme"I, Daniel Blake", ganhador da Palma de Ouro em 2016 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “O que esperar de "The Neon Demon", novo filme de Nicolas Winding Refn?

    Sua opinião é muito importante!