DESTAQUES
Pesquisar

Top 10 - Curiosidades sobre os filmes da franquia Jason Bourne

Estrelado por Matt Damon, Alicia Vikander, Vincent Cassel, Julia Stiles e Tommy Lee Jones, "Jason Bourne" chega aos cinemas em 28 de julho com distribuição da Universal Pictures Brasil.
A contagem regressiva para a estreia do novo filme da franquia Jason Bourne já começou. Matt Damon interpreta o espião desmemoriado desde "A Identidade Bourne" (2002), filme dirigido por Doug Liman, mas foi ao lado do cineasta Paul Greengrass que o ator realizou "A Supremacia Bourne" (2004), "O Ultimato Bourne" (2007) e "Jason Bourne" (2016).

Além de vilões implacáveis (mais conhecidos por assets) e muitas perseguições emocionantes, a Trilogia Bourne também apresentou personagens femininos marcantes, como Marie (Franka Potente), Pamela Landy (Joan Allen) e Nicky Parsons (Julia Stiles)

Para testar seus conhecimentos sobre uma das franquias mais eletrizantes do cinema, o Película Criativa preparou esta matéria especial com algumas curiosidades dos filmes da saga Jason Bourne.

Leia também: Retrospectiva Jason Bourne - Onde ele esteve nos últimos anos?

#1. A inspiração

A franquia Bourne foi inspirada em uma série de livros do mesmo nome, escritos por Robert Ludlum. Tony Gilroy foi responsável por adaptar a história de Bourne para o cinema até "O Legado Bourne", filme lançado em 2012.

#2. Sorria, você está sendo filmado
 

Você sabia que Jason Bourne não sorri nos filmes?
Existe apenas uma fotografia do personagem sorrindo ao lado de Marie, que pode ser vista em "A Supremacia Bourne".

#3. Mr. Pitt
 
O personagem principal quase foi interpretado por Brad Pitt, mas o ator recusou o papel para trabalhar em "Jogo de Espiões" (2001).

#4. Estilo Bourne 
 
Para dar aos filmes a aparência de um documentário, o diretor Paul Greengrass usou câmeras de mão e optou por uma paleta de cores suaves. Ele também fez questão de evitar a computação gráfica e todas as façanhas mostradas em seus filmes foram atingidas na prática.
 
#5. Aaron Cross
Jeremy Renner vai reprisar seu papel de "O Legado Bourne" em novo filme previsto para 2018.
 
#6. Bourne, Jason Bourne
 
Você sabia que, ao contrário da franquia James Bond, todos os dispositivos utilizados por Bourne são reais e podem ser adquiridos por qualquer cidadão?
 
#7. Estatuetas douradas
 
"O Ultimato Bourne" foi o único filme da franquia a ser indicado ao Oscar. A produção ganhou o prêmio nas categorias de melhor edição, melhor edição de som e melhor mixagem de som. 
 
#8. Nicky Parsons
 
Além de Jason Bourne, a personagem de Julia Stiles está presente em todos os filmes da saga estrelada por Matt Damon. 
 
#9. O informante
 
Você sabia que Mark Ruffalo e Emile Hirsch recusaram o papel do jornalista britânico Simon Ross em "O Ultimato Bourne"
 
A cena onde Bourne tenta salvá-lo da mira de Paz (Edgar Ramirez) foi gravada na movimentada estação de Waterloo, em Londres. É possível ver pessoas olhando e apontando para a câmera, pois a equipe não obteve permissão para fechar a estação durante as filmagens. 
 
#10. Trilha sonora
 
Todos os filmes da franquia terminam ao som de "Extreme Ways" de Moby.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Top 10 - Curiosidades sobre os filmes da franquia Jason Bourne

    Sua opinião é muito importante!