DESTAQUES
Pesquisar

"O Céu e a Geleira" - Filme de Luc Jacquet abre a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

Nova produção do diretor de “A Marcha dos Pinguins” abre a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental.
A Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental entra em sua quinta edição em 2016, trazendo para o Brasil filmes de temática ​socio​ambiental produzidos em diversas partes do mundo e se consolidando como o maior festival de cinema ambiental do país. São filmes de excelente qualidade, exibidos em grandes festivais de cinema mundiais, a maioria inéditos no Brasil. 

Além de proporcionar a exibição gratuita destas produções ao público, a Mostra promove debates temáticos, trazendo as questões para a realidade mais próxima de cada um de nós. A Mostra é também uma plataforma ampla e forte de educação e informação para exibição, discussão e difusão de produções audiovisuais com temáticas socioambientais. Desde março, sessões promovidas em ETECs, universidades, colégios e Fábricas de Cultura já atingiram um público de mais de 14 mil pessoas.

A 5ª Mostra Ecofalante acontece de 15 a 29 de junho, em salas de cinema de São Paulo (Caixa Belas Artes, Reserva Cultural, Cinemateca Brasileira, Centro Cultural São Paulo e Cine Olido), na Biblioteca Mário de Andrade, CEUs e outros espaços culturais da capital. Exibirá mais de 100 filmes, de países como Canadá, Alemanha, Turquia, EUA, China, França, Grécia, Itália, Israel, Índia, Reino Unido, Noruega, Bélgica, Luxemburgo, África do Sul, Quirguistão, dentre outros. A Mostra Contemporânea Internacional abordará os temas de cidades, consumo, economia, mudanças climáticas, recursos naturais e povos e lugares.

Integram ainda a programação um panorama histórico com foco no cinema francês, uma Competição Latino-Americana com 22 títulos concorrendo em três categorias – melhor curta, melhor longa e prêmio do público -, uma homenagem ao ambientalista Paulo Nogueira-Neto e um concurso de curtas universitários.

ABERTURA

O filme de abertura da 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é o inédito "O Céu e a Geleira", de Luc Jacquet. O diretor traz às telas a história de Claude Lorius, que se lançou a estudar o gelo antártico em 1957. Ele nos conta sobre a história da Terra e sobre nosso futuro, um futuro intrinsecamente ligado ao impacto da humanidade no planeta. Em imagens granuladas de filmes antigos, encontramos Claude como pesquisador júnior nas primeiras missões ao vasto deserto antártico. A história da glaciologia ganha vida nas paisagens de tirar o fôlego e nas emoções evocadas. Os arquivos se entrelaçam com imagens de Claude hoje, retornando à Antártica e ao seu próprio passado. Uma aventura científica única e profundamente humana.

REALIZAÇÃO

5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental é uma realização da ONG Ecofalante e do Programa de Apoio à Cultura (ProAC) do Governo do Estado de São Paulo, com patrocínio da White Martins e apoio da Goodyear, Itaipu Binacional e Reciclo Pepsico. A correalização é da Secretaria de Cultura da Prefeitura de São Paulo, Spcine – Empresa de Cinema e Audiovisual de São Paulo e Escola do Parlamento da Câmara Municipal de São Paulo.

A Mostra tem apoio institucional do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA), Embaixada da França no Brasil, Institut Français, La Cinémathéque Française, Le Monde Diplomatique Brasil, São Paulo Turismo (SPTuris), Observatório do Clima, SOS Mata Atlântica, Greenpeace, Instituto Socioambiental (ISA), Grupo de Institutos Fundações e Empresas (GIFE), Instituto Democracia e Sustentabilidade (IDS), Instituto Akatu, Instituto de Energia e Ambiente (IEE)/USP, Governos Locais Pela Sustentabilidade (ICLEI), Fábricas de Cultura (Poiesis e Catavento), Rede Nossa São Paulo, Instituto Envolverde, Videocamp, Catraca Livre, Conexão Planeta e Horizonte Educação e Comunicação.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “"O Céu e a Geleira" - Filme de Luc Jacquet abre a 5ª Mostra Ecofalante de Cinema Ambiental

    Sua opinião é muito importante!