DESTAQUES
Pesquisar

Confira os destaques do 5º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

Leia também: a seleção completa do 5 Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.
A largada já foi dada para o evento cinematográfico que movimenta a capital paranaense entre os dias 8 a 16 de junho. Se você ainda não está por dentro da programação do 5º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba, que acontece no Espaço Itaú de Cinema e Cineplex Batel, não deixe de conferir, a seguir, os meus destaques desta edição.

O festival apresenta uma seleção bastante variada, com aproximadamente 90 títulos de 30 países. Todos os títulos, que serão exibidos ao longo dos 9 dias de evento, têm em comum a experimentação e a pesquisa de linguagem, mas também tratam de temas contemporâneos, como imigração, protagonismo feminino, preconceito e transformação social. 

Na competição de longas-metragens, o 5º Olhar de Cinema exibe dez filmes inéditos no Brasil, como o brasileiro "O Estranho Caso de Ezequiel", de Guto Parente, "Um Outro Ano", de Shengze Zhu, "Antonia", de Ferdinando Cito Filomarino, e "Irmãos da Noite", de Patric Chiha. 

Além da competição de longas e curtas, fazem parte do festival outras oito mostras, que contemplam filmes clássicos, novidades, homenagens e a produção local. A mostra Olhar Retrospectivo apresenta cinco longas de um grande nome do cinema nacional, Luiz Sérgio Person. Entre eles, os clássicos "São Paulo S/A" e "O Caso dos Irmãos Naves", e dois curtas produzidos enquanto Person ainda estudava direção na Itália. 

O festival também traz uma seleção especial de títulos que marcaram o cinema na mostra Olhares Clássicos, com direito a "Amarcord", de Federico Fellini; "Como Era Verde Meu Vale", de John Ford; "A Cor da Romã" de Sergei Parajanov e "Ninotchka", de Ernst Lubitsch, entre outros.

Os ingressos para todas as sessões do festival custam R$8,00 (inteira) e R$4,00 (meia entrada) e podem ser comprados no local de exibição do filme Shopping Crystal ou Shopping Novo Batel.

A seguir, confira a lista com dez títulos imperdíveis deste 5º Olhar de Cinema.

1. Operação Avalanche (2016)

Dirigido por Matt Johnson, o filme volta ao ano de 1967, no auge da Guerra Fria e durante a corrida espacial travada pela União Soviética e os Estados Unidos. Com a suspeita de um espião russo infiltrado na NASA para sabotar o programa Apollo, jovens agentes da CIA, disfarçados de equipe de filmagem que irá documentar a jornada rumo à lua, vão tentar descobrir quem pode ser o sabotador.

Além de assinar a direção, Matt Johnson – que chamou a atenção com seu primeiro longa-metragem "The Dirties" (2013), exibido na terceira edição do Olhar de Cinema – também assina o roteiro, em parceria com Josh Boles, e está no elenco do filme.

Filme de abertura: 08-06 - 20:30 - Espaço Itaú.

2. A Comunidade (2016)

O filme é um retrato bem-humorado, delicado, mas também árduo e comovente de toda uma geração. O filme se transforma em uma suave, ainda que conflituosa, declaração de amor para uma geração de idealistas e sonhadores que há muito acordaram para a realidade.

Filme de Encerramento: 15/06 – 20:45 – Espaço Itaú 1, 2 e 3.



3. A Moça Que Dançou Com o Diabo (2016)

Numa sociedade conservadora e religiosa, uma garota vive sua rotina tentando encontrar o seu paraíso na terra. João Paulo Miranda Maria assina a direção do curta, que foi participou da Competitiva Oficial do Festival de Cannes 2016.

Competição/Curta: 09/06 - 19:00 - Espaço Itaú 1; 11/06 - 17:00 - Espaço Itaú 2. 



4. A Cor da Romã (1968)

A surreal biografia do trovador armênio Sayat Nova, cuja vida é retratada através de fusões não-narrativas de imagens poéticas.

Olhares clássicos: 10/06 - 17:15 - Espaço Itaú 3; 14/06 - 21:00 - Cineplex 5; 15/06 - 15:00 - Cineplex 5.



5. Irmão da Noite (2016)

Em um submundo, contra o pano de fundo do Danúbio e do horizonte de Viena, vivem os desajustados de uma respeitável sociedade. Ostentando suas jaquetas de couro como armaduras, estes ciganos búlgaros fazem pose, se divertem, e seduzem ao estilo Marlon Brando. Eles se mudaram para Viena em busca de aventura, liberdade e dinheiro rápido, mas a pobreza os levou a venderem seus corpos.

Competição/Longa: 14/06 - 21:00 - Espaço Itaú 3; 15/06 - 18:45 - Cineplex 4.



6. São Paulo SA (1965)

Carlos pertence à classe média. Guiando-se pelas chances imediatas que lhe são dadas pela sociedade, ele ingressa numa grande empresa. Depois aceita um cargo numa fábrica de auto-peças, da qual torna-se gerente. A certa altura se vê na pele de um chefe de família, que trabalha muito, ganha bem, mas vive insatisfeito. Sem projeto de vida ou perspectivas de se opor à condição que rejeita, só lhe resta fugir.

Olhar retrospectivo: 12/06 - 21:15 - Espaço Itaú 1; 15/06 - 18:00 - Espaço Itaú 1.

7. A Cidade do Futuro (2016)

Milla, Gilmar e Igor formarão uma família fora dos padrões, em Serra do Ramalho, no sertão da Bahia. Dirigido por Cláudio Marques e Marília Hughes, sócios na produtora Coisa de Cinema, eles já dirigiram juntos diversos curtas-metragens premiados, além do longa-metragem "Depois da Chuva". Também são coordenadores do festival Panorama Internacional Coisa de Cinema, que acontece anualmente em Salvador.

Competição/Longa: 12/06 - 19:15 - Espaço Itaú 3; 14/06 - 19:00 - Espaço Itaú 3.



8. Viola (2012)

Um grupo de jovens atrizes passam seus dias ensaiando a peça “Noite de Reis”, de William Shakespeare em um pequeno teatro em Buenos Aires. “Viola” desenvolve, sem preconceitos, diferentes teorias do desejo através de sonhos, versos e ficção em um mundo de mulheres Shakespearianas, no qual mistérios são raramente solucionados, mas onde o amor flui descontroladamente.

Mostra Foco: 13/06 - 21:00 - Cineplex 4; 14/06 - 15:30 - Cineplex 4.



9. Amarcord (1973)

Este retrato carnavalesco da Itália provincial durante o período fascista, é o filme mais pessoal de Federico Fellini, satiriza a juventude do diretor e transforma a vida diária em um circo de rituais sociais, desejos adolescentes, fantasias masculinas, e subterfúgio político, tudo pronto para Nina Rota do clássico, pontuação tingido de nostalgia.

Olhares clássicos: 09/06 - 14:45 - Cineplex 5; 11/06 - 14:15 - Espaço Itaú 3; 13/06 - 21:15 - Espaço Itaú 3.

10. A Princesa da França (2014)

Um ano após a morte de seu pai, no México, Victor retorna a Buenos Aires com um trabalho para sua antiga companhia de teatro: realizar uma série Latino-Americana de peças radiofónicas ao gravar um piloto do último trabalho que realizaram juntos, “Trabalhos de Amores Conquistado”, de William Shakespeare, no qual ele desempenhou o papel de “A Princesa da França”.

Mostra Foco: 14/04 - 19:15 - Espaço Itaú 1; 15/06 - 19:00 - Espaço Itaú 2.



Informações:

Site: www.olhardecinema.com.br
Data: de 8 a 16 de junho

Locais:

Shopping Crystal (Espaço Itaú de Cinema)
Rua Comendador Araújo, 731 – Batel
Curitiba-PR

Shopping Novo Batel (Cineplex Batel)
Alameda Dom Pedro II, 255 – Batel
Curitiba-PR



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Confira os destaques do 5º Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba

    Sua opinião é muito importante!