DESTAQUES
Pesquisar

"Utopia e Barbárie" analisa movimentos sociais pelo mundo e sua relação com a ditadura militar na América Latina


ESTREIA – 14/5 (sábado), às 17h30.
Neste sábado, o HISTORY estreia "Utopia e Barbárie", produção brasileira, no estilo documentário e road movie histórico, que percorreu 15 países (França, Itália, Espanha, Canadá, EUA, Cuba, Vietnã, Israel, Palestina, Argentina, Chile, México, Uruguai, Venezuela e Brasil) em busca de testemunhas das história do século XX, particularmente de movimentos sociais.

O filme faz uma relação entre os movimentos libertários e de resistência da América Latina com acontecimentos em outras partes do mundo, de forma a construir um memorando histórico: dos genocídios cometidos pelo regime nacional-socialista ao realizado pelo Khmer Rouge; do golpe de Estado liderado pela CIA no Irã em 1953 à guerra argelina de libertação; e dos protestos estudantis de 1968 aos eventos na América Latina.

Por meio de entrevistas com testemunhas da época, arquivo de filmagens e fotografias antigas, o documentarista Sílvio Tendler destaca o desaparecimento, prisões arbitrárias, torturas e assassinatos de milhares de pessoas, durante a Operação Condor no Chile, Argentina e Brasil. Ao todo, a produção levou 19 anos para ser concluída.

Utopia e Barbárie (Idem, 2009, Brasil)
Gênero: Documentário
Direção: Sílvio Tendler
Elenco: Chico Diaz, Letícia Spiller, Amir Haddad



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “"Utopia e Barbárie" analisa movimentos sociais pelo mundo e sua relação com a ditadura militar na América Latina

    Sua opinião é muito importante!