DESTAQUES
Pesquisar

Tudo sobre o filme "É Apenas o Fim do Mundo", do cineasta Xavier Dolan

O longa, com previsão de estreia no dia 24 de novembro, foi adaptado de uma peça de Jean-Luc Lagarce.
Uma das atrações mais aguardadas do Festival de Cannes foi o longa-metragem "É Apenas o Fim do Mundo" ("Juste La Fin Du Monde"), do cineasta Xavier Nolan. O elenco reúne algumas das maiores estrelas do cinema francês, como Marion Cotillard ("Piaf Um Hino de Amor"), Vincent Cassel ("Cisne Negro"), Léa Seydoux ("Azul é a cor mais quente"), e Nathalie Baye ("Laurence Anyways").

Mas o protagonista do filme é Gaspard Ulliel ("Saint Laurent"). O ator interpreta Louis, um escritor que, após 12 anos de ausência, retorna para casa com uma missão extremamente delicada. Ele encontra sua família para informá-los que irá morrer em breve. No entanto, o roteiro da curta reunião, idealizada por Louis, sairá de seu controle assim que as mágoas, as memórias, as brigas e as lágrimas do passado começarem a ressurgir entre a família.

"É Apenas o Fim do Mundo" ganhou o Prêmio do Júri no Festival de Cannes (confira a nossa cobertura do Festival de Cannes 2016), enquanto a Palma de Ouro ficou com o longa britânico "I, Daniel Blake", do cineasta Ken Loach.

Esta é a segunda adaptação teatral dirigida por Xavier Dolan - a primeira foi "Tom na Fazenda" ("Tom à la Ferme"). Mas "É Apenas o Fim do Mundo" marca a primeira vez que o cineasta trabalha com um elenco composto somente por atores franceses. Entre eles, quatro vencedores do César Awards: Nathalie Baye, Marion Cotillard, Gaspard Ulliel e Vincent Cassel.


O elenco de "É Apenas o Fim do Mundo" não poderia ser mais familiar, ou seja, quase todos os atores e atrizes são colegas de longa data. Por exemplo, Gaspard Ulliel já trabalhou ao lado de Marion Cotillard em "Eterno Amor" (2004), de Vincent Cassel em "Pacto dos Lobos" (2001), e de Léa Seydoux em "Saint Laurent" (2014).

O jovem franco-canadense chamou a atenção da crítica internacional com o lançamento de "Eu Matei Minha Mãe"("J'ai tué ma mère"), seu primeiro longa-metragem como diretor. Mas, talvez pela natureza conturbada de seus filmes, o trabalho de Xavier Dolan não costuma causar o mesmo efeito com os espectadores. Em 2016, ele foi um dos cineastas mais vaiados em Cannes, leia mais em Diário de Cannes 2016 - Chegou ao fim uma das edições mais polêmicas do festival.

"É Apenas o Fim do Mundo" está recebendo críticas mistas por onde passa. No Brasil, ele foi exibido durante o Festival do Rio e deve chegar aos cinemas em novembro através da California Filmes (assista ao trailer). Mas de qualquer forma estou contando os dias para assistir o novo projeto de Xavier Dolan e conferir as performances desse elenco primoroso. 

E você, quais são suas expectativas com "É Apenas o Fim do Mundo"?

Leia também:
18 filmes franceses que chegam aos cinemas em 2016
14 filmes polêmicos que foram vaiados em Cannes
SalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvarSalvar



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Tudo sobre o filme "É Apenas o Fim do Mundo", do cineasta Xavier Dolan

    Sua opinião é muito importante!