DESTAQUES
Pesquisar

Sessão nostalgia: A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929

A vencedora do Oscar de melhor atriz Janet Gaynor. (Fonte: Kobal Collection)
Em 16 de maio de 1929, a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas (AMPAS) entregou os seus primeiros prêmios em um jantar para cerca de 250 pessoas, realizado no Roosevelt Hotel, em Hollywood, Califórnia. O evento foi comandado pelo ator Douglas Fairbanks, presidente da Academia, e homenageou os melhores filmes de 1927 e 1928. Esta foi a única cerimônia do Oscar a não ser transmitida tanto no rádio como na televisão.

Uma criação de Louis B. Mayer, chefe do poderoso estúdio cinematográfico MGM, a Academia iniciou suas atividades em 1927 como uma organização não lucrativa dedicada ao avanço e aperfeiçoamento da indústria do cinema. Ele também tinha o objetivo de unir os cinco ramos da indústria, incluindo atores, diretores, produtores, técnicos e escritores. Mayer comentou sobre a criação dos prêmios dizendo: "Descobri que a melhor maneira de lidar com cineastas era entregando medalhas para todos eles [...] Se eu lhes desse taças e prêmios eles se matariam para produzir o que eu queria. Então, eu criei o Oscar".


A primeira entrega do Oscar aconteceu durante o período de transição do cinema mudo para o falado - esta época foi lindamente retratada em "O Artista", ganhador do Oscar de melhor filme em 2012. A produção "O Cantor de Jazz" foi um dos primeiros filmes da era "talkies", mas foi considerado inelegível para a competição. Segundo a Academia, era injusta a disputa de filmes sonoros com silenciosos. 


Ao contrário de hoje em dia, os vencedores dos primeiros Oscars foram anunciados antes da cerimônia começar. O primeiro vencedor oficial da categoria de melhor filme (e o único filme silencioso a ganhar nesta categoria) foi "Asas", dirigido por William A. Wellman, O longa conta a história de dois pilotos da Primeira Guerra Mundial que se apaixonam pela mesma mulher. O outro prêmio de melhor filme (de produção artística) foi dado ao épico "Aurora", de F.W. Murnau.

O alemão Emil Jannings ganhou o prêmio de melhor ator por seus papéis em "A Última Ordem" e "Tortura da Carne". Enquanto a categoria de melhor atriz foi dominada por Janet Gaynor, que com apenas 22 anos, foi a única mulher a levar a estatueta. Após receber três das cinco indicações de melhor atriz, ela venceu por seus papéis em "Sétimo Céu", "O Anjo das Ruas" e "Aurora".

Um prêmio honorário especial foi entregue a Charles Chaplin. Originalmente indicado a Melhor Ator, Melhor Roteirista e Melhor Diretor de Comédia por "O Circo", ele foi retirado destas categorias para poder receber o prêmio especial. Este seria o último Oscar que o rebelde de Hollywood ganharia até outro prêmio honorário, dado em 1971.
 

O nome Oscar foi adotado pela Academia em 1939, após um comentário feito pela diretora executiva, Margaret Herrick, sobre a semelhança entre o troféu e seu tio Oscar. Esta história é popular, mas a origem do nome nunca foi confirmada. Desde 1942, os vencedores são anunciados durante a cerimônia com transmissão ao vivo. O evento continua a atrair a atenção internacional e é a maior noite do ano da indústria cinematográfica.


CATEGORIA

nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Sessão nostalgia: A primeira cerimônia do Oscar aconteceu em 1929

    Sua opinião é muito importante!