DESTAQUES
Pesquisar

Festival de Cannes - Confira quais são os momentos memoráveis da história de Cannes

Leia também - Conheça a história do Festival Internacional de Cinema de Cannes.
Para resumir em poucas palavras, o Festival de Cannes (Cannes Film Festival) acontece anualmente durante o mês de maio e movimenta a região da Riviera Francesa. O evento de maior prestígio do mercado cinematográfico reúne cerca de 200.000 pessoas, incluindo estrelas de cinema, realizadores, celebridades e profissionais da comunicação. 

A seguir, confira os momentos que marcaram a história do Festival de Cannes, que está celebrando sua 69ª edição em 2016.

Ano: 1939
Esse foi o ano da criação do Festival de Cannes, por Jean Zay. Mas a primeira edição precisou ser cancelada com os avanços da Segunda Guerra Mundial. O principal objetivo da organização era criar um festival internacional para competir com a Mostra de Veneza, que estava sob influência do regime ditatorial.  

Ano: 1946
Aconteceu a primeira edição do festival em 20 de setembro. Entre os selecionados estavam os filmes dos cineastas Billy Wilder, Roberto Rossellini, René Clement e David Lean.

Ano: 1950
O festival ganhou popularidade com as presenças das maiores estrelas do cinema internacional como Kirk Douglas, Sophia Loren, Grace Kelly, Brigitte Bardot, Cary Grant, Romy Schneider, Alain Delon, Simone Signoret e Gina Lollobrigida.

Ano: 1954
A jovem atriz Grace Kelly conheceu o seu futuro marido, o príncipe Rainier de Mônaco, no festival. O casal foi apresentado pelo jornalista Pierre Galante.

Ano: 1955
A atriz italiana Sophia Loren foi a pessoa mais fotografada desta edição. Ela era um rosto regular em Cannes, especialmente no início de sua carreira e ganhou o prêmio de Melhor Atriz em 1960, por seu papel como Cesira em "Two Women".

Ano: 1955
Neste mesmo ano, a Palma de Ouro foi introduzida como o principal prêmio do festival e Brigitte Bardot fez sua primeira aparição em Cannes.

Ano: 1956
Você sabia que a carreira de Alain Delon começou em Cannes? Logo após esta edição, ele tornou-se um rosto regular na cidade e muitas vezes passava suas férias com Romy Schneider.

Ano: 1957
Casada no início do ano com o produtor de teatro e cinema Mike Todd, Elizabeth Taylor trouxe glamour para Cannes. 


Ano: 1958
A atriz francesa Jeanne Moreau aproveitou sua passagem em Cannes e dançou sob a mesa de uma das principais festas do festival.

Ano: 1964
Jayne Mansfield mostrou sua boa forma em Cannes. No ano anterior, ela se tornou a primeira atriz norte-americana a protagonizar uma cena de nudez em "Promisses! Promisses!".

Ano: 1967
Andy Warhol convidou oito pessoas para a estreia de "Chelsea Girls", mas seu filme foi excluído da programação de Cannes por exibir cenas de nudez masculina
 
Ano: 1968

A edição foi boicotada por Louis Malle, François Truffaut, Claude Berri, Jean-Gabriel Albicocco, Claude Lelouch, Roman Polanski e Jean-Luc Godard. O grupo exigiu a interrupção do festival em solidariedade aos operários e estudantes em greve.

Ano: 1972
Gina Lollobrigida chega a Cannes para promover "King, Queen, Knave", a adaptação cinematográfica do romance de Vladimir Nabokov. Ela roubou atenção dos fotógrafos ao combinar seu vestido com seus três dálmatas.

Ano: 1991
A cantora Madonna chamou atenção na estreia de "In Bed With Madonna" com um figurino ousado, criado por Jean-Paul Gaultier. 

Ano: 1993
Jane Campion ganhou a Palma de Ouro por "O Piano", o que faz dela a primeira e única diretora na história de Cannes a receber o prêmio principal. 

Ano: 2006
O biquini lendário de Bridget Bardot foi finalmente superado por Sacha Baron Coen, quando seu personagem "Borat" apareceu na praia de Cannes com o famoso "mankini".

Ano: 2008
Durante a coletiva de imprensa do filme "Kung Fu Panda", Jack Black acidentalmente anunciou que sua colega, Angelina Jolie, estava esperando gêmeos.

Ano: 2013
Pela primeira vez na história de Cannes, a Palma de Ouro foi entregue, ao mesmo tempo, para o realizador de "Blue is the Warmest Color" e suas atrizes principais: Adèle Exarchopoulos e Léa Seydoux. 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Festival de Cannes - Confira quais são os momentos memoráveis da história de Cannes

    Sua opinião é muito importante!