DESTAQUES
Pesquisar

Diário de Cannes 2016 - Confira os destaques da primeira semana do festival

Fique por dentro dos principais destaques do Festival de Cannes 2016, que acontece entre os dias 11 e 22 de maio.
O Festival Internacional de Cinema de Cannes é uma verdadeira terra de fantasia. O evento traz as maiores estrelas de Hollywood para o sul da França a cada ano. Nesta 69ª edição, Blake Lively, Kristen Stewart, George Clooney e Julia Roberts brilharam no tapete vermelho. As estrelas uniram forças com Woody Allen e Jodie Foster para promover as produções "Café Society" e "Jogo do Dinheiro". 

Neste diário inicial de #Cannes2016, você encontra os destaques da primeira semana do evento mais luxuoso do cinema. Para começar o resumo, é preciso dizer que esta edição já está marcada por algumas situações polêmicas, entre elas a simulação anti-terror realizada logo em frente ao Palais, com direito a muitos figurantes e explosões de bombas na Croisette. 

Confira quais são os artistas que fazem parte do júri em 2016.



A ABERTURA

Dirigido por Woody Allen, "Café Society" ficou com a honra de abrir a 69ª edição do Festival de Cannes. O filme traz Jesse Eisenberg e Steve Carell no papel de dois judeus em busca de uma carreira de sucesso em Hollywood durante os anos 30. Eles também disputam o afeto de uma bela secretária, interpretada por Kristen Stewart.

O filme desembarca no Brasil somente em outubro e também conta com as presenças de Blake Lively e Parker Posey no elenco. "Café Society" está recebendo muitos elogios da crítica internacional e já é considerado o melhor filme de Woody Allen desde "Meia-Noite em Paris".



EM COMPETIÇÃO

O cineasta britânico Ken Loach também está recebendo elogios da crítica com "I, Daniel Blake". O filme traz uma fantástica performance de Dave Johns no papel de um carpinteiro de Newcastle que sofreu um ataque cardíaco e foi considerado apto para o trabalho. Primeiro ele descobre que não pode recorrer da decisão e depois que precisa aprender a navegar na internet para preencher um formulário de reclamação. Segundo a crítica, Loach aborda esses obstáculos com realismo e condena o sistema que deixa suas vítimas praticamente sem escolha. 

Confira quais são os filmes que competem pela Palma de Ouro em 2016.



A noite de gala deste domingo (15) apresentou "Mal de Pierres", drama francês estrelado por Marion Cotillard e Louis Garrel. Na trama, com o fim da Segunda Guerra Mundial, Gabrielle encontra-se velha demais para permanecer solteira e é obrigada a casar-se com um viúvo frequentador de prostíbulos. Infeliz e incapaz de engravidar, ela viaja e se envolve romanticamente com um militar casado. O filme de Nicole Garcia ainda não possui previsão de estreia no Brasil.



Outro longa francês de destaque é "Ma Loute", dirigido por Bruno Dumont e estrelado por Juliette Binoche. Esta comédia é ambientada no início do século XX, em uma pequena cidade do norte da França. Na trama, a família Van Peteghem leva uma vida confortável e esnobe em uma enorme casa, construída em um terreno com uma vista privilegiada. Eles recebem a visita da irmã Aude e sua filha Billie, que possuem temperamentos muito diferentes. Enquanto Billie gosta de se vestir como um garoto e se apaixona por Ma Loute, o filho de um pescador local, Aude é extremamente dramática e preconceituosa em relação aos moradores mais humildes. O que os Van Peteghem não esperavam é ter que lidar com o súbito desaparecimento de pessoas nos arredores, o que atrai a atenção de um policial bastante atrapalhado.



FORA DA COMPETIÇÃO

Dirigido por Jodie Foster, "Jogo do Dinheiro" é uma das principais atrações do festival, pois traz duas grandes estrelas de Hollywood em seu elenco: George Clooney e Julia Roberts. Na trama, Clooney vive um comentarista de televisão que torna-se refém em plena transmissão ao vivo. Enquanto isso, Roberts interpreta a produtora no comando do programa e aproveita para capturar cada momento deste ato criminoso. 

O filme foi ovacionado pelo público, mas foi a atriz de "Uma Linda Mulher" que chamou atenção da mídia antes da sessão. Ela protestou contra a regra imposta pela organização do festival que exige o uso de salto alto para mulheres. Julia Roberts usou todo o seu carisma e ficou descalça para subir as escadas do Palais. Viva a rainha!



Steven Spielberg também marcou presença no festival com "O Bom Gigante Amigo", mas o longa não surpreendeu a crítica. Em geral, o cineasta está sendo questionado sobre o excesso de efeitos especiais. Na trama, a pequena órfã Sophie encontra um gigante amigável que, apesar de sua aparência assustadora, se mostra uma alma bondosa, um ser renegado pelos seus semelhantes por se recusar a comer meninos e meninas. 



Também fora da competição encontra-se a comédia de Shane Black, estrelada por Russell Crowe e Ryan Gosling. O Festival de Cannes não é famoso pela exibição de grandes comédias, mas esta dupla dinâmica conquistou o público com muito charme e bom humor. O longa "The Nice Guys" chega aos cinemas no Brasil em junho.



A SURPRESA

Já o Festival de Cannes é famoso por revelar filmes chocantes, o que foi o caso de "Love" e "Azul é a cor mais quente", exibidos em edições anteriores. Porém a medalha do filme mais polêmico de 2016 está, por enquanto, com "Staying Vertical", do cineasta francês Alain Guiraudie. Ostensivamente uma comédia sobre o bloqueio criativo de um escritor, o longa oferece muito mais do que isso. 


POLêMICA

Também em passagem pelo festival, a atriz Susan Sarandon foi uma das convidadas de um painel que discute os desafios da mulher na indústria cinematográfica. Ela foi questionada sobre um comentário polêmico feito por Woody Allen no início desta semana. O cineasta revelou que não possui material de qualidade para realizar um filme onde uma mulher se apaixona por um homem mais jovem.

"Não tenho nada bom para dizer sobre Woody Allen, então eu não acho que devemos falar sobre isso", disse a vencedora do Oscar, antes de repetir as alegações contra ele, que o diretor nega e que nunca foram provadas em tribunal.

Entre as grandes estreias e festas que deixam os bastidores do Festival de Cannes ainda mais interessantes, o primeiro diário do evento acaba por aqui. Espero encontrar você na próxima semana com mais destaques direto de Cannes!

Leia também:
Conheça a história do Festival de Cannes
Confira os momentos mais memoráveis do Festival de Cannes
Todos os filmes premiados com a Palma de Ouro em Cannes



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Diário de Cannes 2016 - Confira os destaques da primeira semana do festival

    Sua opinião é muito importante!