DESTAQUES
Pesquisar

Mostra Bill Plympton - O Rei da Animação Independente

Mostra inédita no país exibe obras do animador que vem ao Brasil para Master Classes.
A CAIXA Cultural apresenta a mostra Bill Plympton - O Rei da Animação Independente, trazendo, pela primeira vez ao Brasil, uma retrospectiva completa do animador. Entre curtas e longas metragens, serão exibidos ao todo 45 filmes, sendo sete longas-metragens e 38 curtas. No Rio de Janeiro as exibições são de 12 a 24 de abril de 2016, na CAIXA Cultural RJ, e em São Paulo, a mostra acontece de 14 a 20 de abril de 2016, no CAIXA Belas Artes.

Bill Plympton é considerado pela crítica especializada e pelo mercado cinematográfico o rei da animação indie. Ele negou contratos milionários com a Disney e concorreu ao Oscar duas vezes com seus trabalhos autorais. A Mostra Bill Plympton - O Rei Da Animação Independente é uma produção da Boulevard Filmes, com curadoria do diretor e animador brasileiro Marcelo Marão e patrocínio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal. O evento acontece em um momento importante da valorização do autor de animação no Brasil.

“Dois meses após a primeira indicação de um longa de animação brasileiro ao Oscar – um longa realizado com estilo próprio e sem se submeter à estética industrial ou comercial – teremos a maior retrospectiva já apresentada no país de um norte-americano que é a essência da resistência independente da animação mundial. O mote de convergência é a própria voz, o próprio traço, as próprias ideias, tão originais quanto excêntricas e ousadas”, declara o curador Marão. “Quando vi as animações de Bill Plympton pela primeira vez em uma sessão do Anima Mundi há vinte anos, fiquei pasmo. Eu não sabia que aquilo era permitido! Era diferente de tudo que eu já havia visto! É uma alavanca para qualquer aspirante ou profissional de animação. E é exorbitantemente pândego, excepcionalmente hilariante para o grande público. Quanto mais as pessoas veem filmes do Plympton, mais filmes dele querem assistir! Não vou me surpreender se – após esta mostra – o próximo longa-metragem do Bill conseguir pela primeira vez na história, distribuição nos cinemas brasileiros”, afirma.

Como parte da programação, serão realizados debates sobre animação e uma Master Class com Bill Plympton, no Rio de Janeiro e outra em São Paulo.  A proposta é promover o contato do público não apenas com os filmes exibidos, mas, também, com as questões que envolvem a animação e a obra do animador. Em São Paulo, a Master Class acontece no dia 15 de abril (sexta-feira), às 18h30, no CAIXA Belas Artes, e no Rio será no domingo (17), também às 18h30, na CAIXA Cultural.

O debate Produção De Animação Autoral acontece em São Paulo, na quinta-feira (14) com a participação de animadores como Rosana Urbes, Fábio Yamaji, Thomas Larson e César Cabral. No Rio de Janeiro, o debate será na quinta-feira (21) com a presença dos animadores Zé Brandão, David Mussel, Sandro Menezes, e será mediado pelo jornalista Rodrigo Fonseca. Nas duas cidades, o curador da Mostra, Marão, estará presente nas mesas.

Os debates e as Master Classes são gratuitos e as inscrições podem ser feitas através do site da mostra: www.mostrabillplympton.com.br



CATEGORIA

nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Mostra Bill Plympton - O Rei da Animação Independente

    Sua opinião é muito importante!