DESTAQUES
Pesquisar

Especial: 30 filmes ambientados na Irlanda para você ver neste St. Patrick's Day

O St. Patrick's Day, também chamado de Paddy's Day, é feriado nacional na Irlanda e também na ilha de Montserrat.
O Dia de São Patrício (St. Patrick's Day) é celebrado em 17 de março e é um feriado muito importante na Irlanda. Os irlandeses e seus descendentes em todo o mundo comemoram o dia do seu santo padroeiro, aquele que trouxe a religião católica para a Irlanda, há mais de mil anos.

Em homenagem ao St. Patrick's Day, decidi criar uma lista com diversas produções ambientadas na Irlanda, de grandes dramas à comédias românticas, para você se inspirar e fazer uma bela maratona de filmes neste 17 de março. Então prepare a pipoca e vamos lá!

1. Em Nome do Pai (In The Name of The Father)

Na década de 70, um atentado do IRA mata cinco pessoas num pub de Guildford, cidade próxima à Londres. Gerry Conlon (Daniel Day-Lewis) é um jovem rebelde irlandês que acaba sendo injustamente acusado pelo crime, e pega prisão perpétua junto com outros três amigos. Giuseppe Conlon (Pete Postlethwaite), seu pai, tenta ajudá-lo, mas é condenado também. Enquanto Gerry tem que desenterrar suas forças mais profundas para lidar com a injustiça de estar preso, ele consegue a ajuda da advogada Gareth Peirce (Emma Thompson), que passa a investigar as irregularidades do caso. 



2. Em Nome de Deus (The Magdalene Sisters)

Baseado em fatos reais, essa é a história de quatro jovens mulheres que são mandadas para um convento por seus familiares, para "pagar por seus pecados". Essa punição é por tempo indeterminado, o que significa uma vida de trabalhos forçados na lavanderia do asilo católico. Conhecidas como "As Irmãs Magdalena", elas são humilhadas e castigadas fisicamente pelas madres, que não toleram desobediência. Em Nome de Deus é um filme perturbador, contundente e polêmico, que mexe com o espectador e provoca muita discussão.



3. O Guarda (The Guard)

Uma comédia sobre assassinato, chantagem, tráfico de drogas e corrupção numa delegacia de polícia de uma cidade na zona rural. Dois policiais são obrigados a se unir para vencer uma quadrilha de tráfico internacional de drogas - um policial irlandês pouco ortodoxo e um rigoroso agente do FBI. Os traficantes que Boyle, o policial irlandês, está tentando encontrar oferecem uma propina - como sempre fizeram com os outros policiais locais. Embora seja uma pessoa pouco convencional, Boyle fica ofendido com essas tentativas de suborno. Ele se dá conta de que precisa assumir o controle da situação e percebe que Everett, o agente do FBI, é a única pessoa em quem pode confiar.



4. Ventos da Liberdade (The Wind That Shakes the Barley)

Na Irlanda, no ano de 1920, trabalhadores das cidades e do campo unem-se e voluntariam-se à guerrilha para combater uma tropa que quer impedir a independência irlandesa. O filme acompanha, especificamente, o drama de dois irmãos que entram em combate: Damien (Cillian Murphy ), que abandona uma promissora carreira como médico, e Teddy (Padraic Delaney), um violento guerrilheiro.



5. O Custo da Coragem (Veronica Guerin)

Veronica Guerin (Cate Blanchett) é uma repórter investigativa que publica uma matéria sobre os traficantes de drogas e chefes do crime mais poderosos de Dublin, cidade onde vive. A matéria traz grande repercussão e reconhecimento ao trabalho de Veronica, mas também coloca a sua vida e de sua família em risco.


 
6. Apenas Uma Vez (Once)

Um músico de rua (Glen Hansard) sente-se inseguro para apresentar suas próprias canções. Um dia ele encontra uma jovem mãe (Markéta Inglová), que tenta ainda se encontrar na cidade. Logo eles se aproximam e, ao reconhecer o talento um do outro, começam a ajudar-se mutuamente para que seus sonhos se tornem realidade. 



7. Casa Comigo? (Leap Year) 

Anna (Amy Adams) viaja à Irlanda para pedir o namorado Jeremy (Adam Scott) em casamento. Após contratempos na viagem, Anna vê-se obrigada a pegar carona com o charmoso e grosseiro Declan (Matthew Goode), dono de uma hospedaria. Logo, o que deveria ser uma simples travessia ganha rumos inesperados.



8. Philomena

Philomena Lee (Judi Dench) é uma jovem que tem um filho recém-nascido quando é mandada para um convento. Sem poder levar a criança, ela o dá para adoção. A criança é adotada por um casal americano e some no mundo. Após sair do convento, Philomena começa uma busca pelo seu filho, junto com a ajuda de Martin Sixsmith (Steve Coogan), um jornalista de temperamento forte. Ao viajar para os Estados Unidos, eles descobrem informações incríveis sobre a vida do filho de Philomena e criam um intenso laço de afetividade entre os dois.



9. Depois do Vendaval (The Quiet Man)

Após matar acidentalmente um adversário em uma luta de boxe, Sean Thornton (John Wayne) jurou largar as lutas. Ao retornar para sua cidade natal na Irlanda, encontra a felicidade quando se apaixona pela impetuosa Mary Kate (Maureen O´Hara). Embora fortemente tentado a vestir novamente as luvas para enfrentar o irmão de Mary, o maior briguento da cidade, ele está determinado a nunca mais usar seus punhos.



10. Tristão e Isolda (Tristan and Isolde)

Na Idade Média, tribos lutam pelo poder logo após a queda do Império Romano. Tristão (James Franco) teve toda sua família assassinada por conspiradores, que tinham o objetivo de impedir os planos de seu pai para unificar a Inglaterra. Adotado pelo tio, Tristão cresce e se torna um grande guerreiro. Movido pelos sonhos do pai, ele é ferido em combate e considerado morto, sendo jogado ao mar em um enterro viking. Porém é resgatado por Isolda (Sophia Myles), por quem se apaixona. O casal troca juras de amor, mas não revela seus nomes. Após se recuperar ele retorna à sua terra, sem saber que seu amor é a filha de Donnchadh (David O'Hara), o rei da Irlanda e também seu principal inimigo. Mas o destino fará com que se encontrem novamente, quando Donnchadh organiza um campeonato de lutas até a morte e promete como prêmio a mão de sua filha.



11. Meu Pé Esquerdo (My Left Foot)

Christy Brown (Daniel Day-Lewis), filho de uma humilde família irlandesa, nasce com uma paralisia cerebral que lhe tira todos os movimentos do corpo, com a exceção do pé esquerdo. Com o controle deste único membro ele torna-se escritor e pintor.



12. The Commitments - Loucos pela Fama

Jimmy Rabbitte (Robert Arkins) é um jovem de 21 anos que quer tornar-se empresário e levar a soul music para Dublin. Após entrevistar dezenas de candidatos Jimmy forma a "The Commitments", uma banda com músicos inexperientes, três vocalistas improvisadas e um egocêntrico como cantor. Interpretando sucessos dos grandes astros da música, eles se apresentam nos pubs da cidade e logo conseguem alguma fama. Mas os desentendimentos também não demoram a aparecer, principalmente quando o veterano trompetista Joey (Johnny Murphy), que vive contando vantagem e jogando charme pra todo lado, arranja tudo para que Wilson Pickett se apresente com a banda e ele não aparece.



13. Leis da Atração (Laws of Attraction)

Daniel Raffaerty (Pierce Brosnan) e Audrey (Julianne Moore) são dois advogados especialistas em divórcios, que vivem em Nova York e sempre competem entre si. Após se apaixonarem eles acabam se casando na Irlanda, mas precisam evitar que passem pelos mesmos problemas que fazem com que seus clientes se separem.



14. Frank

John Burroughs (Domhnall Gleeson) sonha em ser tecladista e compositor de uma grande banda. Um dia, um acidente lhe fornece a oportunidade de tocar em um grupo, liderado por Frank (Michael Fassbender). John fica fascinado com este vocalista, ao mesmo tempo generoso e estranho, e marcado por uma peculiaridade: ele nunca retira a sua gigantesca cabeça artificial, nem mesmo para comer, tomar banho ou dormir. Logo, John, Frank e os outros membros do The Soronprfbs se isolam em uma cabana para experimentar novos sons, se conhecer e produzir o melhor álbum musical possível. Mas a interação entre eles nem sempre é muito fácil.



15. Miss Julie

Verão de 1890. No Condado de Fermanagh, Julie (Jessica Chastain), a instável filha de um aristocracia anglo-irlandês incentiva John (Colin Farrell), um empregado de seu pai à seduzi-la. Eles flertam desafindo psicológicamente um ao tudo. Kathleen (Samantha Morton), a cozinheira, testemunha o jogo entre os amantes. Apesar de perplexa, a empregada não conta a ninguém sobre o caso entre Julie e John.



16. Albert Nobbs

Irlanda, século XIX. Albert Nobbs (Glenn Close) trabalha como mordomo e esconde um segredo: é, na verdade, uma mulher. Durante 30 anos ela vestiu roupas masculinas e se fez passar por um homem, para poder se manter e concretizar o sonho de ser a dona de uma tabacaria. Entretanto, sua farsa é ameaçada quando um pintor, Hubert Page (Janet McTeer), divide o quarto com Albert por não haver outro dormitório disponível no hotel em que ambos trabalham.



17. Michael Collins - O Preço da Verdade

Em 1916, na Irlanda, Michael Collins (Liam Neeson) é preso em virtude de participar de uma manifestação contra a presença inglesa em seu país. É neste período que ele passa a acreditar que a guerrilha poderá levar seus compatriotas ao fim de uma submissão ao governo inglês, que dura 700 anos. Assim é criado o Exército Republicano Irlandês, o IRA, conseguindo em 1921 realizar o primeiro acordo de paz com os ingleses, quando fundou a República da Irlanda do Norte. Mas a paz almejada foi apenas o início de um conflito entre Irlanda do Norte e Inglaterra, que permanece até os dias de hoje.



18. Café da Manhã em Plutão (Breakfast on Pluto)

Patrick "Pussy" Braden (Cillian Murphy) é travesti numa pequena cidade da Irlanda. Filho de um relacionamento entre uma doméstica e o padre local, depois de abandonado pela mãe Patrick foi criado por Ma Braden (Ruth McCabe), que não suporta seu jeito afeminado. Juntamente com seus amigos Charlie (Ruth Negga), Irwin (Laurence Kinlan) e Laurence (Seamus Reilly), Patrick decide sair de casa e partir em busca de sua mãe verdadeira. 



19. Jimmy's Hall

Leitrim, Irlanda, 1932. Jimmy Gralton (Barry Ward) retorna à cidade em que nasceu após um auto exílio de 10 anos em Nova York, devido à perseguição que sofreu dos líderes locais pelo fato de ser comunista e defensor da liberdade de expressão. A princípio ele pretende levar uma vida pacata, mas os jovens da cidade e seus velhos amigos insistem para que reabra o antigo salão, onde a população em geral podia ter aulas de graça e ainda se divertir, em animados bailes. A iniciativa não agrada o padre Sheridan (Jim Norton), que logo se torna um ferrenho opositor de Gralton.



20. Ondine

Syracuse (Colin Farrell) é um pescador que tem sua vida transformada após encontrar Ondine (Alicja Bachleda), uma bela e misteriosa mulher, em sua rede de pesca. Logo ela cai nas graças de Annie (Alison Berry), filha de Syracuse, que acredita que Ondine seja um ser folclórico que consegue viver no mar através de sua pele de foca.



21. Evelyn - Uma História Verdadeira

Desmond Doyle (Pierce Brosnan) é abandonado pela esposa no dia seguinte ao Natal. Desempregado, ele é julgado incapaz de criar os filhos Evelyn (Sophie Vavasseur), Dermot (Niall Beagan) e Maurice (Hugh McDonagh), que são acolhidos em orfanatos. Doyle precisa então lutar contra o sistema para recuperar a guarda das crianças.



22. Calvário (Calvary)

Um padre com boas intenções e o desejo de tornar o mundo um lugar melhor encontra-se continuamente chocado e entristecido com os habitantes rancorosos e os confrontos que ocorrem em sua cidade. Certo dia ele é ameaçado durante uma confissão e começa a se ver cercado de perigos a todo momento.



23. Terra da Discórida (The Field)

A família McCabe trabalha, há várias gerações, em propriedades alheias, se sacrificando sempre pelo bem da terra. Quando a viúva dona de uma fazenda decide vender suas terras em um leilão público, 'Bull' McCabe (Richard Harris) entende que é hora de ser dono de seu próprio negócio e quer participar. Mas o que ele não esperava é que um rico americano estivesse pronto para arrematar o local e construir lá uma estrada de ferro. Agora Bull e o filho vão tentar convencer o homem a desistir do negócio, mas isso pode gerar trágicas consequências. 



24. Brooklyn

A jovem irlandesa Ellis Lacey (Saoirse Ronan) se muda de sua terra natal e vai morar em Brooklyn para tentar realizar seus sonhos. No inicio de sua jornada nos Estados Unidos, ela sente falta de sua casa, mas vai tentando se ajustar aos poucos até que conhece e se apaixona por Tony (Emory Cohen), um descendente de italiano. Logo, ela se encontra dividida entre os dois países, entre o amor e o dever.



25. Um Criminoso Decente (Ordinary Decent Criminal)

Michael Lynch (Kevin Spacey) é o mais famoso ladrão de Dublin, na Irlanda. Seus roubos fazem dele o pesadelo da polícia local e um herói entre os criminosos locais. Além disto, Lynch banca o chefe de sua família, que inclui suas duas esposas: as irmãs Christine (Linda Fiorentino) e Lisa (Helen Baxendale). Porém, enquanto elabora mais um sofisticado plano Lynch precisa se precaver contra o detetive Noel Quigley (Stephen Dillane), que está disposto a tudo para capturá-lo.



26. As Mulheres de Adam (About Adam)

Lucy Owen (Kate Hudson) é uma cantora que trabalha também como garçonete em um bar de Dublin, na Irlanda. Lucy nunca se apaixonou de verdade, apesar de já ter tido os mais diversos namorados. Até que ela conhece Adam (Stuart Townsend), um rapaz misterioso e aparentemente perfeito, por quem se apaixona. Mas o charme de Adam parece ser irresistível, já que as duas irmãs de Lucy, Laura (Frances O'Connor) e Alice (Charlotte Bradley), também se apaixonam pelo rapaz.



27. Agnes Browne - O Despertar de Uma Vida

Agnes Browne (Anjelica Huston) precisa arranjar uma forma de cuidar sozinha de seus sete filhos, após a morte repentina do marido. Para sustentá-los, ela começa a vender frutas e legumes em um mercado ao ar livre na cidade de Dublin. Enquanto os dias passam, a mulher segue determinada em manter a família unida. Até que ela percebe um interesse amoroso em Pierre (Arno Chevrier), o padeiro local e seu melhor amigo, o que faz Agnes repensar e começar a acreditar que ela pode reconstruir sua vida.



28. Dias Selvagens (Intermission)

Quando o inseguro John (Cillian Murphy) faz um teste com sua namorada Deirdre (Kelly MacDonald) para saber se ele realmente é amado, as coisas não acontecem como o esperado. Depois de romper com a amada, ela fica com o coração partido e ele sozinho e infeliz. Ao mesmo tempo, o rompimento dos dois provoca uma série de acontecimentos que envolve pessoas que fazem parte de suas vidas. Seu amigo Lehiff (Colin Farrel), um criminoso que tenta mudar de vida, quer ajudá-lo na reconquista. O filme mostra o poder que temos de atingir outras pessoas com nossas decisões.



29. As Cinzas de Angela (Angela's Ashes)

Em 1935, quando mais comum ver famílias irlandesas partindo para os Estados Unidos, uma empobrecida família decide por fazer o caminho inverso. Logo após a repentina morte de sua filha de apenas 7 anos de vida, Angela (Emily Watson) e seu marido desempregado e beberrão (Robert Carlyle) decidem se mudar de Nova York para Cork, na Irlanda, levando com eles seus quatro filhos. Os filhos pouco sabem do lugar para onde estão indo, apenas que lá conhecido como um lugar onde não há trabalho e as pessoas morrem de fome.



30. Hunger

Durante o ano de 1981, uma greve de fome foi iniciada no presídio de Maze Prison, na Irlanda do Norte. O evento ganhou proporções alarmantes e no epicentro da rebelião silenciosa estava o prisioneiro Bobby Sands (Michael Fassbender), alguém disposto a levar a mente e o corpo aos limites da capacidade humana.





nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Especial: 30 filmes ambientados na Irlanda para você ver neste St. Patrick's Day

    Sua opinião é muito importante!