DESTAQUES
Pesquisar

Quem foi A Garota Dinamarquesa? - Conheça a história real que inspirou o filme

A história de Lili Elbe, que nasceu Einar Wegener, foi narrada no longa "A Garota Dinamarquesa". Crédito: Ullstein Bild via Getty Images
Mesmo ausente na categoria principal, "A Garota Dinamarquesa" (The Danish Girl) está concorrendo a quatro Oscars em 2016. O filme é estrelado por Eddie Redmayne e Alicia Vikander - ambos foram indicados por suas performances no papel de Lili e Gerda, respectivamente. Mas, afinal de contas, você sabe quem foi a famosa garota dinamarquesa?

Einar Wegener era um pintor de paisagens dinamarquês, um homem firme, que, em suas próprias palavras, "poderia suportar tempestades". Sua esposa, Gerda Wegener, era tão talentosa quanto ele, provavelmente até mais. Ela realizava ilustrações e retratos de mulheres para revistas de moda, como Vogue e La Vie Parisienne.

Einar foi uma das primeiras pessoas a se submeter a uma série de cirurgias de mudança de sexo. Sua descoberta como mulher aconteceu na década de 1920, quando uma das modelos de sua esposa faltou à sessão de pintura e Gerda precisou de uma substituta - ela estava realizando uma série de retratos femininos.

A sugestão veio de uma amiga em comum do casal, uma atriz chamada Anna Larsen, que convenceu Einar a tomar seu lugar na sessão de pintura. No início, ele resistiu, mas finalmente cedeu pelo bem do trabalho de Gerda, e assim nasceu Lili Elbe.

Retrato de Lili Elbe por Gerda Wegener, de 1928. Crédito: Wellcome Library, London
Este despertar acidental desbloqueou sentimentos profundos e Einar continuou a se vestir como Lili - com o incentivo de Gerda, que a usou como modelo para suas ilustrações. Em 1912, o casal mudou-se para Paris e Gerda viveu na companhia de Lili - há relatos de que ela era gay, porém esta teoria não foi abordada durante o filme.

Convencido de que era uma mulher presa em um corpo masculino, Einar conheceu um médico disposto a realizar uma série de operações que permitiram sua transformação em Lili Elbe. Infelizmente, Lili morreu em setembro de 1931, após uma cirurgia de transplante de útero - a droga que previne a rejeição de órgãos transplantados foi usada pela primeira vez com sucesso em 1980 - quase 50 anos após sua morte.

Os procedimentos pelos quais Einar se tornou Lili, aos 47 anos de idade, não são conhecidos com precisão, pois parte da biblioteca do Instituto de Pesquisa Sexual foi destruída pelos nazistas em maio de 1933. No ano antes de sua morte, Lili Elbe havia se divorciado Gerda, desistido de trabalhar com a pintura e também estava se relacionando com um negociante de arte francês.

"A Garota Dinamarquesa" chega aos cinemas em 11 de fevereiro, pela Universal Pictures.

Veja também:  
Conheça os heróis da vida real que inspiraram "Spotlight - Segredos Revelados
Conheça a história real que inspirou o filme "O Regresso"
Você sabe quem foi Dalton Trumbo? 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Quem foi A Garota Dinamarquesa? - Conheça a história real que inspirou o filme

    Sua opinião é muito importante!