DESTAQUES
Pesquisar

“O Menino e o Mundo”, representante do Brasil no Oscar, busca apoio através de projeto de crowdfunding

Confira a lista completa de indicados ao #Oscar2016
Na coletiva de imprensa organizada no dia seguinte ao anúncio dos indicados ao Oscar 2016, Alê Abreu disse que, a partir de agora, teriam muito trabalho para conquistar os críticos da Academia.

Quando saiu a indicação de “O Menino e O Mundo”, a Gkids, distribuidora internacional, pediu à produtora Filme de Papel, de Alê Abreu, uma ajuda para o orçamento da campanha da animação rumo à premiação.  Como o filme está concorrendo com produções de orçamentos milionários, a produtora decidiu lançar uma campanha na Catarse, a primeira plataforma brasileira de financiamento coletivo online, para conseguir completar o valor necessário.


Em busca do primeiro Oscar para o país, a campanha "O Menino e o Mundo no Oscar 2016" - Vamos trazer o "careca dourado" para o Brasil! começou em 28 de janeiro, às 21h e segue até o dia da premiação. A meta inicial é arrecadar R$ 100.000 que serão utilizados para ações em busca do ‘careca dourado’, como investimento em relações públicas, envio de DVDs e organização de sessões especiais para os votantes.

No primeiro fim de semana, as contribuições chegaram à 40% da meta inicial. Para ajudar, basta entrar no site (clique aqui). As novidades da campanha serão publicadas no Facebook!


O Catarse

O Catarse surgiu em 2011 como a primeira plataforma de crowdfunding 100% brasileira. Ainda é a maior do país, com 2.330 projetos financiados, 261.776 apoiadores e 38 milhões de reais movimentados. Recebe projetos de todos os gêneros e está lançando um modelo flex que permite arrecadações pessoais, sem meta e prazo fixo limite para recebimento.


O Menino e O Mundo

Após estrear na direção de longas com o premiado “Garoto Cósmico”, Alê Abreu lançou, em janeiro de 2014, “O Menino e O Mundo”. Sofrendo com a falta do pai, um menino parte em sua busca. Na jornada descobre aos poucos a realidade que o circunda, um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres, revelando também aos espectadores o seu olhar ingênuo diante de questões existenciais, culturais e políticas em um mundo globalizado.

Buscando revelar o ponto de vista do menino, e na contramão da estética padronizada das atuais produções animadas, o filme encontra uma linguagem própria, partindo da simplicidade das garatujas infantis e criando um universo lúdico, colorido e em alguns momentos quase abstrato. Utilizando diversas técnicas artísticas como desenhos, pinturas e colagens, misturando materiais como lápis de cor, giz de cera, canetinhas etc., o filme convida o espectador a embarcar no mundo de sonhos da criança e mergulhar em um universo onde tudo é possível.


A trilha sonora de “O Menino e O Mundo” conta com participação do percussionista Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música interpretando as composições de Gustavo Kurlat e Ruben Feffer. Emicida compôs o rap Aos Olhos de Uma Criança especialmente para o filme. Os poucos diálogos da trama acontecem numa língua “ao contrário” e as músicas também foram compostas assim. Um grande desafio para atores, compositores e cantores.
 

FICHA TÉCNICA:
O Menino e o Mundo (Brasil, 2013, 80 min, DCP, livre)
Direção, roteiro e montagem: Alê Abreu
Coordenação Artística: Priscilla Kellen
Produção Executiva: Tita Tessler e Fernanda Carvalho
Música Original: Gustavo Kurlat e Ruben Feffer
Participações Especiais: Emicida, Naná Vasconcelos, Barbatuques e GEM – Grupo Experimental de Música
Vozes: Vinicius Garcia (Menino), Felipe Garcia (Jovem), Alê Abreu (Velho), Lu Horta (Mãe), Marco Aurélio Campos (Pai) e Cassius Romero (cachorro)
Vozes Adicionais: Nestor Chiesse, Alfredo Rolo, Patricia Pichamone, Melissa Garcia
Mixagem: Pedro Lima, Marcelo Cyro, André Faiman, Ariel Henrique
Pós-Produção de Áudio: Mixagem, Pedro Lima, Estúdio De Mixagem, Cinecolor Digital
Distribuição: Espaço Filmes
Distribuição Internacional / TV e VOD no Brasil: ELO Company
Patrocínio: Petrobras, BNDES e Sabesp
Apoio: Proac, Programa De Fomento Ao Cinema Paulista, Secretaria Municipal De Cultura e Governo Do Estado De São Paulo.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on ““O Menino e o Mundo”, representante do Brasil no Oscar, busca apoio através de projeto de crowdfunding

    1. Que legal o Abreu falar que gastou 100% menos que as produções concorrentes. Só que tem gente aqui no Brasil que não gasta um centavo do governo para fazer animação e não tem reconhecimento: https://www.youtube.com/watch?v=NJzt5RzT9UE

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!