DESTAQUES
Pesquisar

“Do que vem antes”, do diretor Lav Diaz chega aos cinemas em São Paulo e Rio

Este é o segundo longa do diretor a entrar em cartaz no país.
Filipinas, 1972. Coisas misteriosas começam a acontecer num bairro distante. Lamentos são ouvidos vindos da floresta. Um homem é encontrado sangrando até a morte numa encruzilhada e casas são queimadas. As operações militares estão se tornando rotina. Milícias violentas comandam o interior do país. O ditador Ferdinando Marcos anuncia o Decreto n° 1081, colocando todo o país sob lei marcial e mergulhando as Filipinas em seu período mais obscuro. Estas são algumas das imagens reunidas no longa “Do Que Vem Antes”, do filipino Lav Diaz.
 

Com 5 horas e 38 minutos de duração, é vagamente baseado em eventos reais e personagens, e examina como uma psique individual e coletiva responde a mudanças extremas e misteriosas no ambiente social e físico.

O vencedor do Leopardo de Ouro no Festival de Locarno estreia em 25 de fevereiro no CCSP e no IMS (RJ).



O diretor
Nasceu em 1958, nas Filipinas. Mais importante cineasta de seu país, tem seus filmes exibidos e premiados em festivais como o de Cannes, Veneza, Locarno e Rotterdam. Sob a influência de Andrei Tarkóvski, seus filmes são compostos muitas vezes por visões distantes e prolongadas de uma paisagem natural nas quais os personagens lutam para estabelecer suas próprias identidades pessoais através da identidade da nação filipina. Em 2013, a Mostra Internacional de Cinema de São Paulo realizou uma retrospectiva de sua obra. “Norte, o fim da história” (Festival de Cannes – Un Certain Regard – 2013) foi seu primeiro filme distribuído no Brasil. Vencedor do Leopardo de Ouro, “Do que vem antes”, será a segunda obra de Lav Diaz lançada em circuito. Seu filme mais recente, “A lullaby to the sorrowful mystery”, foi selecionado para a competição principal do Festival de Berlim.

Do que vem antes (Filipinas, 2014, 338 min., P&B, 18 anos)

Direção e Roteiro:  Lav Diaz
Produtores:  Lav Diaz e Krzysztof Dabrowski
Elenco:  Hazel Orencio, Perry Dizon, Karenina Haniel, Roeder Camañag, Mailes Kanapi, Joel Saracho, Ian Lomongo, Reynan Abcede,
Diretor de Fotografia:  Lav Diaz
Diretor de Arte:  Perry Dizon
Figurino:  Lucky Jay De Guzman e Kim Perez
Som:  Mark Locsin
Assistente de Câmera e Desenho de Som:  Che Villanueva
Montagem:  Lav Diaz
Assistente de Direção:  Hazel Orencio
Diretor de Produção:  Liryc Paolo Dela Cruz
Produção:  Sine Olivia Pilipinas e Film Development Council of the Philippines
Distribuição Nacional: Supo Mungam Films
 

Supo Mungam Films
A Supo Mungam Films foi criada pelos cineastas Gracie P. e Pedro Henrique Leite para produzir e distribuir seus próprios filmes assim como distribuir filmes de diversas partes do mundo no Brasil. A distribuidora seleciona produções independentes de cineastas inovadores, que muitas vezes não tinham espaço no circuito comercial, para levar aos cinemas do país, como “Noites Brancas no Pier”, de Paul Vecchiali, “Party Girl”, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis, “La Sapienza”, de Eugène Green, “Respire”, de Mélanie Laurent e “Norte, O Fim da História”, de Lav Diaz.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on ““Do que vem antes”, do diretor Lav Diaz chega aos cinemas em São Paulo e Rio

    Sua opinião é muito importante!