DESTAQUES
Pesquisar

Berlinale 2016 - Confira os filmes que merecem destaque do Festival de Berlim


O festival acontece entre os dias 11 e 21 de fevereiro. Confira os destaques da edição e a lista completa dos filmes que participam da disputa pelo Urso de Ouro.
O Berlin Internacional Film Festival (Berlinale) já iniciou suas atividades em 2016.O festival que movimenta a capital alemã neste mês de fevereiro pode não ser tão glamouroso quanto outros do mercado europeu, como as mostras de Cannes e Veneza, mas o Berlinale é o maior festival do velho continente, com cerca de 500.000 inscrições por ano.

Nesta 66ª edição, Meryl Streep foi convidada a presidir o júri do festival, onde 18 filmes disputam o Urso de Ouro, mas a atriz também aproveitou para falar sobre a diversidade no cinema. Um jornalista do Egito questionou se o júri, composto em sua maioria por mulheres, terá a capacidade de compreender os filmes africanos que participam da mostra.
"Existe uma essência da humanidade que atravessa todas as culturas, e afinal de contas somos todos originalmente africanos, somos todos berlinenses, somos todos africanos, na verdade", disse a atriz.

Sua declaração rapidamente tornou-se popular na mídia, mas também é um alívio ver uma das grandes atrizes do cinema posicionar-se a favor da diversidade, principalmente após os comentários lamentáveis de Charlotte Rampling sobre a polêmica que envolve os indicados da Academia em 2016.

Leia aqui minha matéria especial sobre #OscarsSoWhite.

A nova comédia dos irmãos Coen foi selecionada para abrir a 66ª edição do festival. "Hail Caesar" conta com um elenco espetacular (George Clooney, Josh Brolin, Sacarlett Johansson, Channing Tatum, Tilda Swinton e Ralph Fiennes) e já está recebendo elogios da crítica.


Fora da disputa pelo Urso de Ouro, o Brasil participa com três produções na mostra Panorama: "Antes o Tempo Não Acabava", de Sérgio Andrade; "Mãe Só Há Uma", de Anna Muylaert; e "Curumim", de Marcos Prado.

Nesta cobertura especial do #Berlinale2016, vamos destacar as principais produções que serão exibidas no festival, que acontece até o dia 21 de fevereiro, e também aqueles que você precisa incluir na sua lista de filmes a serem vistos nesta temporada. 


The Commune
Thomas Vinterberg ("Festa de Família" e "A Caça") aposta numa história ambientada na década de 1970, onde Erik (Ulrich Thomsen) e Anna (Trine Dyrholm) formam um casal de acadêmicos sonhadores. Junto com a filha, eles montam uma comuna em um elegante bairro de Copenhague para dividir a casa e viver em conjunto com outras pessoas. Querendo estar no centro da história e realizar o sonho de viver em grupo, eles promovem jantares, reuniões e festas. Levados pelo mesmo sonho, um caso de amor abala a pequena comunidade, fazendo com que esse grupo de sonhadores e idealistas acordem para a realidade.


Midnight Special
Dirigido por Jeff Nichols ("O Abrigo" e "Amor Bandido"), a trama segue Alton (Jaeden Lieberher), um menino de 8 anos que adquire poderes especiais, o que chama a atenção dos cientistas e também da mídia. Assustado, o garoto parte numa fuga desesperada na companhia de seu pai (Michael Shannon).


A Quiet Passion
O novo longa de Terrence Davies ("Amor Profundo") narra a história da poeta americana Emily Dickinson (Cynthia Nixon), da sua infância até seus últimos anos como uma artista reclusa e não reconhecida.


Alone in Berlin
Vincent Perez ("Faire l'Amour") aposta num drama histórico, ambientado na Alemanha, durante a Segunda Guerra Mundial, onde o casal de operários Otto (Brendan Gleeson) e Anna (Emma Thompson) recebem a notícia de que seu filho único foi morto em combate. Inconformados com o fato, eles decidem tomar providências contra os nazistas e resistir da sua forma, mas, logo eles caem na mira da Gestapo.


Death in Sarajevo
Dirigido por Danis Tanovic, o longa acompanha o centenário do início da Primeira Guerra Mundial, em 28 de Junho de 2014. Omer (Izudin Bajrovic), o gerente do célebre Hotel Europa, considerado o melhor de toda Sarajevo, prepara sua equipe para receber uma delegação de diplomatas que pretendem assinar um tratado de paz e cooperação na data. O problema é que os funcionários do hotel não recebem salário há meses e ameaçam entrar em greve. 


Things to Come
A cineasta francesa Mia Hansen-Løve apresenta a história de Nathalie (Isabelle Huppert), uma mãe de família com dois filhos e professora de filosofia realizada. Mas sua vida começa a desmoronar quando é traída pelo marido, demitida do emprego e sofre com a morte da mãe. Sozinha aos 55 anos de idade, ela precisa lidar com o abandono e todos os seus conflitos  


Genius
Michael Grandage traz esta biografia de Max Perkins (Colin Firth), um dos editores literários mais famosos do mundo. Apostando em jovens talentos, ele descobriu nomes fundamentais da literatura como F. Scott Fitzgerald (Guy Pearce), Ernest Hemingway (Dominic West) e Thomas Wolfe (Jude Law). O filme acompanha a vida pessoal e Perkins e sua relação complicada com os escritores, cujas obras foram fortemente influenciadas pelo trabalho do editor. 

Confira a lista completa dos filmes em disputa pelo Urso de Ouro:

- "24 Wochen", de Anne Zohra Berrached, Alemanha

- "Alone in Berlim", de Vincent Perez, com Emma Thompson e Brendan Gleeson, Alemanha/França/Grã-Bretanha

- "Boris sans Beatrice", de Denis Côté, Canadá

- "Cartas da guerra", de Ivo M. Ferreira, Portugal

- "Chang Jiang Tu", de Yang Chao, China

- "Genius", de Michael Grandage, com Colin Firth, Jude Law, Nicole Kidman, Guy Pearce, GB/EUA

- "Ejhdeha Vared Mishavad!", de Mani Haghighi, Irã

- "Fuocoammare", de Gianfranco Rosi, Itália/França (documentário)

- "Hele Sa Hiwagang Hapis", de Lav Diaz, Filipinas/Cingapura

- "Inhebbek Hedi", de Mohamed Ben Attia, Tunísia/Bélgica/França

- "Kollektivet", de Thomas Vinterberg, Dinamarca/Suécia/Holanda

- "L'avenir", de Mia Hansen-Love, com Isabelle Huppert, França/Alemania

- "Midnight Special", de Jeff Nichols, com Michael Shannon, Kirsten Dunst e Adam Driver, EUA

- "Quand on a 17 ans", de André Téchiné com Sandrine Kiberlain, França

- "Smrt u Sarajevu", de Danis Tanovic, França/Bósnia

- "Soy Nero", de Rafi Pitts, Alemanha/França/México

- "Zero Days", de Alex Gibney, EUA (documentário)

- "Zjednoczone Stany Milosci", de Tomasz Wasilewski, Polônia/Suécia



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Berlinale 2016 - Confira os filmes que merecem destaque do Festival de Berlim

    Sua opinião é muito importante!