DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscars - Conheça os heróis da vida real que inspiraram "Spotlight - Segredos Revelados"

A investigação meticulosa do The Boston Globe levou a prisões, ações judiciais e a um filme indicado ao Oscar. Leia a resenha de "Spotlight - Segredos Revelados".
Em janeiro de 2002, o jornal The Boston Globe divulgou uma história que abalou os alicerces da Igreja Católica. Tratava-se de uma investigação que envolvia mais de 70 padres no caso de abuso sexual de crianças, e as tentativas sistemáticas dos representantes da instituição para encobrir seus crimes.

Durante anos, o cardeal Bernard Law moveu pedófilos de paróquia em paróquia para evitar escândalos, e assim novas vítimas surgiram. Ele também realizou acordos fora dos tribunais para comprar o silêncio das vítimas.


Walter 'Robby' Robinson foi interpretado por Michael Keaton - Crédito: Spotlight LLC
A matéria do The Boston Globe foi o resultado de uma investigação de seis meses, realizada pela equipe Spotlight - composta por três homens e uma mulher. Tudo começou quando um novo editor assumiu o jornal e pediu à equipe para acompanhar a história de um padre local acusado de ter abusado sexualmente de dezenas de jovens paroquianos.

Para compreender melhor a importância da matéria realizada pelo The Boston Globe, a última vez que uma pequena equipe de repórteres investigativos causou tamanho impacto foi na década de 1970, com a matéria de Watergate, escrita por The Washington Post. O caso também foi adaptado para o cinema, no filme "Todos os Homens do Presidente" (All President's Men), dirigido por Alan J. Pakula. Desde a estreia de "Spotlight - Segredos Revelados", as comparações entre as produções são inevitáveis.


Michael Rezendes foi interpretado por Mark Ruffalo - Crédito: Spotlight Film LLC
A equipe Spotlight ganhou um Prêmio Pulitzer e desencadeou uma investigação internacional, cerca de 102 dioceses de todo o mundo, incluindo a Grã-Bretanha. Após a matéria do The Boston Globe, verificou-se que a igreja também encobriu os crimes cometidos por 46 padres pedófilos na Irlanda.

"Spotlight - Segredos Revelados" chegou ao Brasil em 7 de janeiro, pela Sony Pictures. O filme dirigido por Tom McCarthy recebeu seis indicações ao #Oscar2016, incluindo nas categorias de melhor filme e melhor roteiro original.

Veja também: 
Conheça a história real que inspirou o filme "O Regresso"
Você sabe quem foi Dalton Trumbo? 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Aquecimento Oscars - Conheça os heróis da vida real que inspiraram "Spotlight - Segredos Revelados"

    Sua opinião é muito importante!