DESTAQUES
Pesquisar

Especial: 5 filmes investigativos baseados em histórias reais

A lista traz produções memoráveis. Participe você também, qual é o seu favorito?
Baseado em uma história real, "Spotlight - Segredos Revelados" venceu o Oscar de Melhor Filme em 2016. Ele mostra um grupo de jornalistas que reúne milhares de documentos capazes de provar diversos casos de abuso de crianças, causados por padres católicos. Durante anos, líderes religiosos ocultaram o caso transferindo os padres de região, ao invés de puni-los pelo caso.

O longa estrelado por Michael Keaton, Rachel McAdams e Mark Ruffalo é uma das minhas produções favoritas do tema e também me inspirou a criar uma lista com outras sugestões de filmes investigativos, baseados em histórias reais. Vale lembrar que existem inúmeros longas de sucesso e não posso falar sobre todos aqui, por isso escolhi apenas cinco exemplos que foram aclamados pela crítica e pelo públoico. 

Veja também: Conheça os heróis da vida real que inspiraram "Spotlight - Segredos Revelados"

1. Erin Brockovich - Uma Mulher de Talento (2000) 

Julia Roberts ganhou o Oscar por sua performance na pele de Erin Brokovich, uma mãe solteira, com dificuldades para arrumar emprego, que descobriu que a empresa Pacific Gas & Electric estava poluindo a água de toda uma cidade na Califórnia com substâncias carcinogênicas. A Brokovich da vida real declarou seu apoio ao filme e ainda revelou que 98% do que foi mostrado na tela é real. 

2. Zodíaco (2007) 

Robert Graysmith, um jornalista e cartunista do San Francisco Chronicle, passou mais de uma década investigando uma série de assassinatos cometidos pelo ‘Zodiac killer’. A adaptação, dirigida por David Fincher, é mais um estudo da obsessão de um jornalista do que uma investigação sobre as características do assassino. 

3. Veronica Guerin (2003) 

Cate Blanchett é a protagonista da trama, uma repórter irlandesa destemida que foi assassinada enquanto trabalhava para derrubar o chefe de um dos maiores cartéis de drogas de Dublin. O filme dividiu a crítica, mas a história de Guerin é um passo importante e muito pouco conhecido. Também é importante dizer que a performance de Blanchett é espetacular.

4. O Informante (1999) 

Nesta batalha onde o vilão é a indústria do tabaco, Al Pacino vive um produtor de televisão que está desesperado para convencer o delator, interpretado por Russell Crowe, a falar sobre seus ex-empregadores na televisão. O problema é que o caso coloca em risco a vida de sua família e sua própria liberdade.

5. Todos os Homens do Presidente (1976) 

Sem dúvidas você está diante de um dos melhores filmes já realizados sobre jornalismo. Ele mostra a maior investigação do século 20: Watergate. Robert Redford e Dustin Hoffman vivem Bob Woodward e Carl Bernstein, os jornalistas do The Washington Post que descobriram a teia de mentiras e corrupção em que cercava a presidência de Richard Nixon.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Especial: 5 filmes investigativos baseados em histórias reais

    Sua opinião é muito importante!