DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscars - Confira as grandes surpresas e os esnobados do Oscar 2016

Lenny Abrahamson, Todd Haynes e Ridley Scott estão entre as principais surpresas e os esnobados do #Oscar2016.
Por mais previsível que a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas seja, há sempre surpresas agradáveis e amargas escondidas por trás de cada indicação. Em 2016, o grande amor demonstrado por "O Regresso" e "Mad Max - Estrada da Fúria" não pegou ninguém de surpresa, mas com apenas oito filmes indicados na categoria principal, alguns candidatos queridinhos do público, como "Carol" e "Star Wars - O Despertar da Força", foram excluídos da grande disputa.

Agora que as indicações foram finalmente reveladas (clique aqui para conferir a lista completa) e os ânimos já estão mais calmos, chegou a hora de analisar quais são as verdadeiras surpresas da temporada e aqueles que foram completamente esnobados pela Academia - ou se você preferir, os injustiçados do ano. Vamos lá?

Veja também: Opinião sobre a polêmica #OscarsSoWhite
Confira o calendário com as principais premiações da temporada  
We All Dream in Gold é o tema da nova campanha do Oscar
 
SURPRESAS

JENNIFER LAWRENCE

Sei que é ingenuidade, mas não esperava esta indicação ao Oscar de Melhor Atriz por vários motivos. O primeiro é o mais óbvio: Jennifer Lawrence não está bem no papel de Joy, uma mulher (de trinta e poucos anos) que ficou rica ao desenvolver um esfregão super popular em vendas nos Estados Unidos. O segundo motivo envolve David O. Russell, pois ele tem a capacidade de dirigir os filmes mais irritantes e desequilibrados dos últimos anos. E, por fim, Jennifer é muito, mas muito jovem para o papel, e nem todo o seu talento consegue disfarçar o caos completo que é um roteiro escrito por Russell. 

MAD MAX - ESTRADA DA FÚRIA

A presença do filme já era esperada por todos, mas em 10 categorias? É impressionante ver como a Academia abraçou essa mega produção de George Miller - ele só ficou atrás do filme de Alejandro González Iñárritu, que recebeu um total de 12 indicações ao Oscar.  


RACHEL MCADAMS

Finalmente ela ganhou uma indicação ao Oscar, na categoria de Atriz Coadjuvante. Estou na torcida por ela há anos e vejo seu trabalho no cinema só evoluir. Certamente ela não é o destaque de "Spotlight", o roteiro do filme é fantástico, mas o elenco brilhou em conjunto e é exatamente por isso que ele deverá ganhar o SAG Awards de Melhor Elenco. Também acredito que o filme continua a ser um forte candidato ao prêmio principal neste Oscar.

LENNY ABRAHAMSON

O cineasta irlandês já bateu na trave e chamou a atenção da crítica com "Frank", longa protagonizado por Michael Fassbender e um dos mais esnobados na temporada anterior. Agora ele ganhou uma merecida indicação por seu trabalho em "O Quarto de Jack", um dos filmes mais emocionantes da temporada.
 
SICARIO:TERRA DE NINGUÉM

Indicado a 3 Oscars, não é segredo para ninguém que o filme foi um dos meus favoritos da temporada. Porém, não esperava sua indicação na categoria de Melhor Trilha Sonora, realizada por Johann Johannsson - confira aqui a resenha do filme.
  
100 YEAR OLD MAN WHO CLIMBED OUT THE WINDOW AND DISAPPEARED? 

A discussão sobre a relevância da Academia não é novidade. Realmente nem sempre eles acertam e ainda costumam repetir padrões, mas a grande beleza do Oscar é que ele apresenta ao público filmes que ninguém conhece. Este longa sueco pegou a todos de surpresa quando recebeu uma indicação na categoria de Melhor Cabelo e Maquiagem.

O MENINO E O MUNDO

Finalmente cheguei ao nosso representante brasileiro: o longa de Alê Abreu foi indicado na categoria de Melhor Animação. Ele disputa o prêmio com "Divertida Mente", que é o grande favorito do ano. A animação é linda, foi uma indicação super merecida!

ESNOBADOS

"CAROL" e TODD HAYNES

O longa protagonizado por Cate Blanchett e Rooney Mara, ambas indicadas ao Oscar de Melhor Atriz e Atriz Coadjuvante, foi o que mais recebeu nomeações ao longo de toda a temporada. Esperava ver a presença de "Carol" na categoria principal por todo o buzz criado em outras premiações, inclusive no Festival de Cannes, mas não posso dizer que é o meu favorito nesta corrida, na verdade, fiquei um pouco decepcionada com o filme. 

Já sobre Todd Haynes, vale lembrar que ele também não foi indicado ao DGA (Directors Guild Awards), então não é uma surpresa tão grande que Lenny Abrahamson ficou com a última vaga.

STAR WARS - O DESPERTAR DA FORÇA

O novo filme da franquia recebeu indicações em categorias chaves, como Melhor Edição e Trilha Sonora. Então a expectativa cresceu para a possibilidade de concorrer ao Oscar de Melhor Filme, mas a Academia provou que não gostou tanto assim de "Star Wars - Ep. 7". 

STEVE JOBS

O longa de Danny Boyle também não conseguiu a última vaga na categoria principal, mas será representado por Kate Winslet e Michael Fassbender. Outro ponto importante a ser destacado é que Aaron Sorkin foi completamente esnobado na categoria de Melhor Roteiro, mesmo após sua vitória (inesperada) no último Globo de Ouro.


STRAIGHT OUTTA COMPTON - A HISTÓRIA DO N.W.A

Indicado na categoria principal do SAG Awards, o drama sobre a história do hip-hop está fazendo um grande sucesso nos Estados Unidos, menos entre os membros da Academia. Sua ausência na categoria de Melhor Filme já está gerando polêmica nas redes sociais, os usuários estão usando a hashtag #OscarsSoWhite para protestar. Aconteceu algo semelhante com "Selma" na edição passada.  


JOHNNY DEPP

A esperança é a última que morre e fãs do ator, protagonista de "Aliança do Crime", estavam na expectativa para sua possível indicação ao Oscar. Na verdade, a categoria masculina está fraca nesta temporada, não há grandes opções e a disputa já está dominada por Leo DiCaprio.


QUENTIN TARANTINO

A saga de amor e ódio de Quentin Tarantino versus a Academia continua. Sou fã do trabalho dele, mas acho que "Os Oito Odiados" não conseguiu superar "Bastardos Inglórios" e "Django Livre". Por isso, não esperava uma indicação na categoria principal, mas ao prêmio de Melhor Roteiro sim.

RIDLEY SCOTT

O cineasta acabou de sair de uma grande vitória no Globo de Ouro, mas não conseguiu conquistar uma vaga na seleta categoria de diretores. "Perdido em Marte" será representado em sete categorias, incluindo Melhor Filme e Melhor Ator, com Matt Damon.

IDRIS ELBA E BEASTS OF NO NATION

A produção da Netflix começou a temporada de premiação como uma das grandes promessas e acabou excluída da corrida pelo Oscar. Minha expectativa era ver, pelo menos, Idris Elba indicado ao prêmio de Ator Coadjuvante, talvez no lugar de Christian Bale.

BENÍCIO DEL TORO

Suas chances eram muito pequenas, praticamente impossíveis, mas ele entregou uma das melhores atuações da temporada em "Sicario: Terra de Ninguém" e certamente merecia estar entre os indicados.  

MICHAEL KEATON

Como já disse antes, a categoria masculina é uma das mais fracas do ano e Michael Keaton seria um grande reforço. Ele interpreta  o editor chefe da equipe de "Spotlight", teve uma temporada brilhante em 2015 com "Birdman", e merecia esta indicação mais que Eddie Redmayne e Matt Damon. Afinal de contas, o filme vai travar uma batalha feroz com "O Regresso" e "Mad Max".  



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Aquecimento Oscars - Confira as grandes surpresas e os esnobados do Oscar 2016

    Sua opinião é muito importante!