DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscars - Você sabe quem foi Dalton Trumbo?

O longa "Trumbo: Lista Negra" é distribuído pela California Filmes e conta com as presenças de Bryan Cranston, Helen Mirren, Diane Lane e John Goodman. Assista ao trailer (clique aqui).
O filme, dirigido por Jay Roach ("Virada no Jogo"), chega aos cinemas nacionais em 28 de janeiro e vai mostrar a história real de Dalton Trumbo, roteirista de clássicos como "A princesa e o plebeu", "Exodus", "Spartacus" e "Papillon". O protagonista da trama é o astro de "Breaking Bad", Bryan Cranston. Além do Globo de Ouro e SAG Awards, ele foi indicado ao Oscar de Melhor Ator por seu trabalho neste filme.

Dalton Trumbo nasceu em 9 de dezembro de 1905, na cidade de Montrose, no Colorado. Hoje, seu nome é reconhecido mundialmente pela grandeza de sua filmografia, mas talvez muitos não saibam que, além de criar sucessos em Hollywood, Trumbo foi protagonista de um dos períodos mais negros da história do cinema norte-americano.

No ano de 1947, foi instaurada uma verdadeira caça aos comunistas em Hollywood, através do Comitê de Atividades Antiamericanas. O movimento ganhou força após a divulgação de uma série de nomes de profissionais da indústria cinematográfica envolvidos com comunismo, pelo jornal The Hollywood Reporter. Cerca de 10 pessoas foram intimadas a depor no Comitê pela suspeita de fomentar a propaganda comunista, e Trumbo foi um deles.

Dalton Trumbo recusou-se a entregar qualquer informação, então foi declarado culpado e preso por desacato ao Congresso, em 1950. Ele também foi banido de trabalhar para os grandes estúdios de Hollywood. Por quase uma década, Trumbo produziu roteiros clandestinamente até ganhar dois Oscars, primeiro por "A princesa e o plebeu" (Roman Holiday), e mais tarde com "Arenas Sangrentas" (The Brave One). 

Para continuar a trabalhar no cinema, Trumbo assinou seus roteiros com pseudônimos e também colaborou com outros profissionais banidos pelo Comitê de Atividades Antiamericanas. Mas, após o reconhecimento da Academia, e o apoio de artistas como Kirk Douglas e Otto Preminger, Trumbo se tornou o primeiro integrante da lista negra a ser novamente creditado em uma produção, abrindo caminho para o fim definitivo da caça às bruxas em Hollywood.

O crítico e jornalista Bruce Cook também se inspirou na história do roteirista e criou a biografia "Trumbo". O livro, publicado pela editora Intrínseca, conta com entrevistas de profissionais do cinema, amigos e do próprio Dalton Trumbo, concedidas durante o verão de 1973. A biografia traduzida de Trumbo está disponível nas principais livrarias do Brasil, mas você também pode consultar a obra através do site da editora (clique aqui).



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Aquecimento Oscars - Você sabe quem foi Dalton Trumbo?

    Sua opinião é muito importante!