DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscars - Confira quais são as principais promessas para o Oscar 2016

Brie Larson, Leonardo DiCaprio, Michael Fassbender e Rooney Mara são alguns dos favoritos ao prêmio.
A contagem regressiva para o maior prêmio do cinema internacional já começou e chegou a hora de organizar o seu calendário para curtir o que há de melhor nesta temporada. Os indicados ao #Oscar2016 serão revelados em 14 de janeiro e sua cerimônia de premiação está marcada para 28 de fevereiro, com Chris Rock no comando da festa. 

Enquanto esperamos a grande noite de celebração do cinema, quero aproveitar para reunir as principais promessas da temporada, aqueles nomes e filmes que você provavelmente verá entre os indicados ao Oscar.


CATEGORIA - MELHOR FILME

A categoria principal é sempre a mais polêmica da premiação, onde até dez filmes podem entrar para a lista de indicados. A grande certeza do ano é o longa de Tom McCarthy, "Spotlight - Segredos Revelados". Apesar disso, a candidatura de Michael Keaton ao Oscar de Melhor Ator parece estar cada vez mais distante.

Entre os filmes que assisti durante minha #MaratonaOscar2016"Mad Max: Estrada da Fúria" e "O Regresso" são uma unanimidade entre os cinéfilos. Já entre as produções indies, "O Quarto de Jack" é o grande destaque, e um dos filmes que mais me emocionou nesta maratona pré-Oscar. "Beasts of No Nation" pode entrar para a história como a primeira produção da Netflix a receber indicações.

"Joy: O Nome do Sucesso" não deve seguir os mesmos passos de "Trapaça" ou "O Lado Bom da Vida". O filme de David O. Russell é desequilibrado (ele é também o cineasta mais irritante do cinema) e para seu desgosto, não é melhor que "Cidadão Kane" - só para ninguém pensar que sou maluca em fazer essa comparação, foi Russell quem afirmou que seu novo filme é superior a grandes clássicos do cinema.

Também preciso aproveitar para compartilhar minha profunda tristeza com a falta de espaço para "Sicario: Terra de Ninguém" e "The Lobster" - dois dos meus grandes favoritos desta temporada.    

TOP 10 - FAVORITOS:

1. Spotlight - Segredos Revelados (Spotlight) 
2. Mad Max: Estrada da Fúria (Mad Max: Fury Road)
3. O Regresso (The Revenant) 
4. Carol 
5. A Grande Aposta (The Big Short)
6. Brooklyn
7. O Quarto de Jack (Room) 
8. Trumbo: Lista Negra (Trumbo) 
9. Perdido em Marte (The Martian) 
10. Beasts of No Nation

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA:

- Os Oito Odiados (The Hateful Eight)
- Steve Jobs
- Creed: Nascido Para Lutar (Creed)
- A Ponte dos Espiões (Bridge of Spies) 
- Star Wars - O Despertar da Força
- Straight Outta Compton

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA:

- Joy: O Nome do Sucesso
- Sicario: Terra de Ninguém
- A Garota Dinamarquesa (The Danish Girl)
- Youth
- Aliança do Crime (Black Mass) 
 
CATEGORIA: MELHOR DIREÇÃO

Vencedor do Oscar por "Birdman", Alejandro González Iñárritu não tirou férias e pode garantir sua segunda indicação consecutiva na categoria. Por enquanto, o favorito ao prêmio é Thomas McCarthy com "Spotlight" -  o cineasta também foi responsável por "Trocando os Pés", filme estrelado por Adam Sandler.

Acredito que as indicações de 
George Miller e Ridley Scott são as mais aguardadas pelo público. "Mad Max: Estrada da Fúria" e "Perdido em Marte" estão entre os favoritos do ano para muitos cinéfilos e críticos de cinema. Enquanto Todd Haynes foi premiado em Cannes, não vejo "Carol" como favorito nas categorias principais - exceto por Rooney Mara.

É bom ficar de olho nos veteranos Steven Spielberg e Quentin Tarantino, e também em Adam McKay, que tem tudo para conquistar a Academia com "A Grande Aposta". Já o cineasta irlandês Lenny Abrahamson pode ser a surpresa boa entre os indicados ao prêmio.

TOP 5 - FAVORITOS

1. Thomas McCarthy (Spotlight)
2. Adam McKay (A Grande Aposta)
3. Ridley Scott (Perdido em Marte)
4. Alejandro González Iñárritu (O Regresso)
5. George Miller (Mad Max: Estrada da Fúria) 

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

Todd Haynes (Carol)
- Quentin Tarantino (Os Oito Odiados)
- Danny Boyle (Steve Jobs)
- Cary Fukunaga (Beasts of No Nation)
- Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack)
- J.J. Abrams (Star Wars - O Despertar da Força)
- John Crowley (Brooklyn) 

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- Steven Spielberg (Ponte dos Espiões)
- David O. Russell (Joy: O Nome do Sucesso)
- Tom Hooper (A Garota Dinamarquesa)
- Denis Villeneuve (Sicario)

CATEGORIA: MELHOR ATOR

Vou começar com uma pergunta: será que Leonardo DiCaprio finalmente levará o Oscar? Tudo indica que ele será o ganhador do prêmio, pois sua atuação no filme de Alejandro González Iñárritu é a mais elogiada da temporada e a mais impactante de sua longa carreira no cinema. 

Em segundo lugar está Michael Fassbender, que também merece um Oscar há algum tempo. Apesar de uma atuação espetacular em "Macbeth", é o polêmico "Steve Jobs" que ganhou destaque nesta temporada. Preciso dizer que não estava tão curiosa para ver o longa de Danny Boyle, mas fiquei impressionada com a trama, direção e o desempenho de todo o elenco.

Johnny Depp e Michael Caine estão cada vez mais distantes de uma vaga, mas ainda há esperança para quem gostou de seus trabalhos em "Aliança do Crime" e "Youth". Ambos iniciaram a temporada como grandes favoritos, mas perderam força após algumas críticas negativas.
  
TOP 5 - FAVORITOS

1. Leonardo DiCaprio (O Regresso)
2. Michael Fassbender (Steve Jobs)
3. Bryan Cranston (Trumbo)
4. Matt Damon (Perdido em Marte)
5. Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa) 

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

- Johnny Depp (Aliança do Crime)
- Will Smith (Concussion)
- Michael Caine (Youth)
- Michael B. Jordan (Creed)
- Samuel L. Jackson (Os Oito Odiados)

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- Tom Hanks (Ponte dos Espiões)
- Michael Keaton (Spotlight)

VEJA TAMBÉM: Os melhores atores do ano participam de bate-papo sobre cinema e racismo

CATEGORIA: MELHOR ATOR COADJUVANTE

É difícil de acreditar, mas tudo indica que Sylvester Stallone é o favorito nesta categoria com sua elogiada atuação em "Creed: Nascido para Lutar". Ele é seguido por Mark Rylance e Jacob Tremblay - chorei litros com sua incrível performance em "O Quarto de Jack". Apesar de sua indicação ao Globo de Ouro por "Sentimentos que curam", Mark Ruffalo deve marcar presença com "Spotlight".

Outra grande incerteza da categoria é Benício Del Toro. Desde o início da corrida pelo Oscar, ele foi apontado como um dos melhores do ano. Como já disse antes, "Sicario: Terra de Ninguém" é um dos meus filmes favoritos da temporada, então vou adorar se Del Toro conseguir uma vaga nesta categoria.
 
TOP 5 - FAVORITOS

1. Jacob Tremblay (O Quarto de Jack)
2. Mark Rylance (Ponte de Espiões)
3. Sylvester Stallone (Creed)
4. Idris Elba (Beasts of No Nation)
5. Mark Ruffalo (Spotlight) 

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

- Benicio Del Toro (Sicario: Terra de Ninguém)
- Paul Dano (Love & Mercy)
- Christian Bale (A Grande Aposta)
- Michael Shannon (99 Homes)
- Tom Hardy (O Regresso) 

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- Harvey Keitel (Youth)
- Joel Edgerton (Aliança do Crime)

VEJA TAMBÉM: Os melhores atores e atrizes do ano desafiam a gravidade em Take Flight
 
CATEGORIA: MELHOR ATRIZ 

Diferente das temporadas anteriores, a disputa pelo Oscar de Melhor Atriz nunca esteve tão acirrada. Brie Larson já abriu grande vantagem entre as concorrentes, sua entrega em "O Quarto de Jack" é impressionante. A dupla de "Carol" ainda é uma das grandes promessas do ano, mas é provável que a indicação de Rooney Mara virá na categoria de coadjuvante.

Saoirse RonanCharlotte Rampling também ganharam a crítica e o coração dos cinéfilos. Ronan sempre foi uma das maiores promessas do cinema e está atendendo às expectativas do público, enquanto Rampling está avassaladora em "45 Anos" e precisa ser reconhecida.

Charlize Theron também é um nome muito querido entre o público, mas, pensando no histórico da premiação, acho revolucionário o simples fato do novo "Mad Max" entrar na disputa de Melhor Filme. Tudo indica que Jennifer Lawrence, outra queridinha do público, não receberá uma nova indicação por mais um filme de David O. Russell.
 
TOP 5 - FAVORITAS

1. Brie Larson (O Quarto de Jack)
2. Saoirse Ronan (Brooklyn)
3. Charlotte Rampling (45 Anos)
4. Carey Mulligan, (Suffragette) 
5. Cate Blanchett (Carol ou Truth)

CANDIDATAS AINDA NA DISPUTA

- Lily Tomlin, (Grandma)
- Charlize Theron (Mad Max: Estrada da Fúria)

CANDIDATAS QUE PERDERAM FORÇA

- Jennifer Lawrence (Joy: O Nome do Sucesso)
- Helen Mirren (A Dama Dourada)
- Emily Blunt (Sicario)
- Juliette Binoche (Acima das Nuvens)
- Sandra Bullock (Our Brand is Crisis) 

VEJA TAMBÉM: Confira a lista completa de indicados ao Independent Spirit Awards
 
CATEGORIA: MELHOR ATRIZ COADJUVANTE

Enfim chegamos a categoria que reserva o maior número de surpresas. Não há dúvidas que 2015 foi o ano de Alicia Vikander, mas ela apresenta melhores chances na categoria de coadjuvante, de preferência com "Ex-Machina". Resta saber se a Academia será capaz de indicá-la por este filme.

Outra questão confusa é Rooney Mara. Na verdade, ninguém sabe em qual categoria a atriz será indicada. Ela é tão protagonista quanto Cate Blanchett em "Carol", mas é improvável que ambas disputem o Oscar na categoria principal. Também acredito que Mara possui chances maiores de vitória concorrendo como coadjuvante.

Enquanto não é possível saber os destinos de Mara e Vikander, Kate Winslet não terá que passar por este teste de ansiedade. A atriz é a grande certeza da categoria, e merece uma indicação por seu duelo constante com Michael Fassbender, em "Steve Jobs". 

TOP 5 - FAVORITAS

1. Rooney Mara (Carol)
2. Alicia Vikander (Ex-Machina ou A Garota Dinamarquesa)
3. Kate Winslet (Steve Jobs)
4. Jennifer Jason Leigh (Os Oito Odiados)
5. Rachel McAdams (Spotlight)  

CANDIDATAS AINDA NA DISPUTA

- Jane Fonda (Youth)
- Joan Allen (O Quarto de Jack)
- Helen Mirren (Trumbo)  

CANDIDATAS QUE PERDERAM FORÇA

- Mya Taylor (Tangerine)
- Marion Cotillard (Macbeth)
- Kristen Stewart (Acima das Nuvens)
- Rachel Weisz (Youth) 

VEJA TAMBÉM: As principais atrizes do ano participam de bate-papo sobre cinema, igualdade de gênero e muito mais!

CATEGORIA: MELHOR FILME ESTRANGEIRO

A Hungria é a grande favorita do ano, com seu drama "Saul Fia", vencedor do Grande Prêmio do Júri no Festival de Cannes. O longa "Que Horas Ela Volta?" era o candidato brasileiro ao Oscar, mas não foi selecionado para a lista de pré-indicados.
 
TOP 5 - FAVORITOS

1. Saul Fia (Hungria)
2. Labirinto de Mentiras (Alemanha)
3. Mustang
(França)
4. Viva (Irlanda)
5. The Brand New Testament (Bélgica)

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

A War (Dinamarca)
- O Abraço da Serpente (Colômbia)
- Theeb (Jordânia)
- The Fencer (Finlândia) 

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- O Clube (Chile)
A Assassina (Taiwan)
- Ixcanul (Guatemala)
 

CATEGORIA: MELHOR ROTEIRO ORIGINAL

Tom McCarthy e Josh Singer são os favoritos ao prêmio, seguidos pelos roteiristas de "Divertida Mente" - o filme da Pixar está com tudo nesta temporada e provavelmente leverá o prêmio na categoria de Melhor Animação.

TOP 5 - FAVORITOS

1. Spotlight - Segredos Revelados (Tom McCarthy, Josh Singer)
2. Ponte de Espiões (Matt Charman, Ethan Coen, Joel Coen)
3. Os Oito Odiados (Quentin Tarantino)
4. Divertida Mente (Josh Cooley, Pete Docter, Meg LeFauve)
5. Ex-Machina (Alex Garland)

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

- Saul fia (Laszlo Nemes, Clara Royer)
- 99 Homes (Bahreh Azimi, Ramin Bahrani, Amir Naderi)
- Straight Outta Compton (Andrea Berloff, Jonathan Herman, S. Leigh Savidge, Alan Wenkus)
- Love & Mercy (Oren Moverman, Michael Alan Lerner)

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- Joy: O Nome do Sucesso (David O. Russell)


CATEGORIA: MELHOR ROTEIRO ADAPTADO

A competição nesta categoria está mais acirrada, com grandes possibilidades de candidatos. Aaron Sorkin já venceu o Oscar por "A Rede Social", e "Steve Jobs" está crescendo entre os críticos. Também é preciso ficar de olho nos roteiristas de "A Grande Aposta".

A representante do cinema independente também é uma forte candidata: Emma Donoghue pode ser a primeira mulher a vencer nesta categoria, desde Diana Ossana, em 2005 - ela dividiu o prêmio com o colega Larry McMurty por "Brokeback Mountain".

TOP 5 - FAVORITOS

1. Steve Jobs (Aaron Sorkin)
2. A Grande Aposta (Adam McKay, Charles Randolph)
3. O Quarto de Jack (Emma Donoghue)
4. Perdido em Marte (Drew Goddard)
5. Trumbo: Lista Negra (John McNamara)

CANDIDATOS AINDA NA DISPUTA

- Carol (Phyllis Nagy)
- Brooklyn (Nick Hornby)
- O Regresso (Alejandro Gonzalez Inarritu, Mark L. Smith)
- Beasts of No Nation (Carey Fukunaga)
- Mad Max: Estrada da Fúria (George Miller, Brendan McCarthy, Nick Lathouris)

CANDIDATOS QUE PERDERAM FORÇA

- Aliança do Crime (Scott Cooper, Mark Mallouk)
- A Garota Dinamarquesa (Lucina Coxen)
- Creed (Ryan Coogler, Aaron Covington)
- 45 Anos (
Andrew Haigh)


VEJA TAMBÉM: 
Globo de Ouro 2016 - As grandes surpresas e os esnobados da premiação
SAG Awards 2016 - As grandes surpresas e os esnobados da premiação



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Aquecimento Oscars - Confira quais são as principais promessas para o Oscar 2016

    Sua opinião é muito importante!