DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscars - Conheça a história verdadeira por trás de O Regresso (The Revenant)

"O Regresso" (The Revenant) chega aos cinemas nacionais em 04 de fevereiro. 
Confira a resenha do filme que vai trazer o Oscar para Leonardo DiCaprio. 
Após a consagração de "Birdman", ganhador de 4 Oscars em 2015, o cineasta mexicano Alejandro G. Iñárritu consegue roubar os holofotes em mais uma temporada de premiação do cinema. Desta vez, ele traz Leonardo DiCaprio na pele de um caçador de peles do século XIX em "O Regresso" ("The Revenant") - filme indicado a 12 Oscars em 2016.

O épico mostra a história de Hugh Glass, um caçador dMissouri que é atacado por um urso. Gravemente ferido, ele é deixado para trás por seu grupo de caçadores de peles. Este homemindignado por ter sido abandonado, encontra forças para subir a montanha em busca de seus amigos infiéis, mas com o pensamento de vingança em mente. 

Longe do glamour de Hollywood, é importante saber que "O Regresso" é inspirado na história real de Hugh Glass. Considerado um verdadeiro homem da montanha do oeste dos Estados Unidos, ele deixou poucos vestígios - como uma carta escrita para os pais de um colega que foi morto em um confronto com uma tribo nativa americana. Ele é mencionado nos documentos de alguns de seus superiores, que o descrevem como um empregado desafiador e difícil de lidar. Nós também sabemos que ele foi atacado por um urso.

É por causa deste ataque que Hugh Glass virou lenda. Ele aconteceu em 1823, depois que o caçador participou de uma expedição na Dakota do Sul. Ao longo do Rio Missouri, ele se deparou com um urso e seus dois filhotes. Assustado, o animal partiu para cima de Glass, arrancou seu couro cabeludo, perfurou sua garganta e quebrou sua perna. Ao ouvir os gritos de socorro, seus companheiros correram para ajudar.

Hugh Glass parecia estar perto da morte e os líderes do grupo decidiram que apenas dois homens deveriam ficar com ele até a hora final. Estes eram John Fitzgerald e um homem muito mais jovem, Jim Bridger, interpretado no filme por atores britânicos Tom Hardy e Will Poulter.



Durante dois dias, eles ficaram ao lado dele, mas com seus colegas caçadores a cada dia mais distantes, Fitzgerald convenceu Bridger a abandonar Glass. Quando ele ganhou consciência, já estava sozinho. Gravemente ferido, de alguma forma ele encontrou energia para chegar até uma nascente próxima, seu primeiro passo em um período de seis semanas até rastejar de volta ao acampamento mais próximo.

Alguns disseram que Hugh Glass matou e comeu uma cascavel durante sua jornada. Mas sua história somente foi contada em 1824, por um advogado da Filadélfia com aspirações literárias, e levada para todas as publicações dos Estados Unidos. 

A inspiração por trás desta grande produção cinematográfica está na ideia da luta pela sobrevivência em condições extremas. Alejandro G. Iñárritu também colocou um grande desafio para sua equipe: filmar nas locações mais remotas do Canadá e da Argentina, utilizando somente a luz natural. Como consequência de sua decisão, o tempo de gravação era muito curto, cerca de 90 minutos por dia.

Leonardo DiCaprio provavelmente foi o que mais sofreu em nome da arte. Ele dormiu dentro de uma carcaça de animal, mergulhou em rios gelados e precisou comer fígado cru de bisonte. Mas o esforço valeu a pena, ele é o grande favorito ao Oscar de Melhor Ator, e também levou o Globo de Ouro na categoria de Drama.

"O Regresso" chega aos cinemas nacionais em 4 de fevereiro, através da FOX Filmes, mas a biografia que inspirou o longa já está disponível nas principais livrarias do Brasil - você também pode consultar a obra de Michael Punke através do site da Editora Intrínseca.

Veja também: 
Conheça os heróis da vida real que inspiraram "Spotlight - Segredos Revelados
Conheça a história da milionária que inspirou o novo filme de Jennifer Lawrence
Você sabe quem foi A Garota Dinamarquesa?

Você sabe quem foi Dalton Trumbo? 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Aquecimento Oscars - Conheça a história verdadeira por trás de O Regresso (The Revenant)

    1. Lynn Colling poderia publicar a história verdadeira do lindo filme hollywoodiano de 1993 "Minha mãe é uma sereia" c/ Winona Ryder revelando que seu pai vive no Brasil comercializando diamentes.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!