DESTAQUES
Pesquisar

RETROSPECTIVA 2015 - 10 filmes inspirados em fatos reais que chegaram aos cinemas neste ano

De grandes histórias histórias de sobrevivência como em "Evereste", à feitos ousados como em "A Travessia", confira abaixo alguns dos principais filmes de 2015 - inspirados em fatos reais.
Não há dúvidas que 2015 foi um marcado por grandes estreias nos cinemas, como "Star Wars: Episódio 7", "007- Contra Spectre", "Jogos Vorazes - A Esperança: O Final", "Missão Impossível: Nação Secreta", entre outros. Mas o ano também foi marcado por uma quantidade considerável de lançamentos baseados em histórias reais.

Para continuar em clima de #retrospectiva2015, hoje vou selecionar alguns dos principais filmes do ano que uniram realidade e ficção. Não vou considerar os lançamentos internacionais, como "Joy: O Nome do Sucesso", "Spotlight", "O Regresso", e outros títulos com previsão de chegada no Brasil em 2016. 

Veja também: 21 artistas que ganharam o Oscar por personagens da vida real


No Coração do Mar (In The Heart of The Sea)

O filme é a segunda colaboração entre o diretor Ron Howard e o ator Chris Hemsworth, depois de "Rush - No Limite da Emoção" (2013), e é baseado no livro homônimo de Nathaniel Philbrick. O autor se inspirou na história real de uma tripulação que ficou 90 dias à deriva após o ataque de uma baleia. Eles tiveram de apelar para o canibalismo, restando apenas 8 sobreviventes.

McFarland

Ambientado em 1989 e baseado na história do treinador Jim White (Kevin Costner), que vai trabalhar na McFarland High School e conta com estudantes latinos em sua maioria. É lá que ele transformará a vida de seus alunos, formando uma equipe de atletismo com adolescentes que lutam para vencer os obstáculos físicos e sociais e assim tornarem-se campeões.

A Dama Dourada (Woman in Gold)

O filme começa em 1998, quando a refugiada judia Maria Altmann (Helen Mirren) busca a ajuda do advogado Randol Schoenberg (Ryan Reynolds) para recuperar uma obra de arte pertencente à sua família, roubada pelos nazistas. Ela processa o governo da Áustria já que a obra, o quadro Retrato de Adele Bloch-Bauer I, está exposta em um museu do país.

O título do filme faz referência ao quadro roubado do pintor austríaco Gustav Klimt, que ficou mais conhecido como The Lady in Gold (A Mulher em Ouro). 


A História Verdadeira (True Story)

O filme é baseado em fatos reais, narrados no livro de memórias de Michael Finkel. Na trama, Michael Finkel (Jonah Hill) é demitido do jornal The New York Times e certo dia recebe uma ligação de um outro jornalista sobre Christian Longo (James Franco), preso por ter matado a mulher e a filha e que alega ser Michael Finkel. O jornalista, intrigado, conhece o prisioneiro, que revela ser um grande fã do trabalho de Finkel e por isso, resolve contar a sua versão da história por trás dos assassinatos. Mas, logo, surgem evidências de isso faz parte de um grande plano manipulador de Longo.

As Sufragistas (Suffragette)

Tudo começa no ano de 1848, quando as mulheres se rebelam contras as injustiças de gênero que as destituem de direitos básicos da cidadania. O movimento sufragista, que reivindica o direito ao voto feminino, ganha força e encontra na ativista e uma das fundadoras da ação, Emmeline Pankhurst (Meryl Streep), a forma para conseguir fazer mudanças na história.

Com o avanço da urbanização e da industrialização, as mulheres ansiavam em ter um lugar na sociedade. O movimento sufragista ganhou força nos Estados Unidos e na Inglaterra, mas só em 1883 o voto feminino foi permitido, na Nova Zelândia.

Veja também: Nos bastidores de "As Sufragistas", filme com Meryl Streep e Carey Mulligan

Evereste (Everest)

Baseado em fatos reais, narrados no livro autobiográfico "Into Thin Air: A Personal Account of the Mt. Everest Disaster", escrito pelo escritor, jornalista e alpinista Jon Krakauer, em 1997. O filme acompanha a história que aconteceu em 1996, quando três equipes rivais de alpinismo tentavam chegar ao ponto mais alto do mundo no Monte Everest. Mas a situação ficou complicada quando uma nevasca atingiu o local e causou vários acidentes e colocando, assim, a vida de todos em risco.

Veja também: Nos bastidores de "Evereste", filme com Jake Gyllenhaal


Straight Outta Compton - A História do N.W.A

Em 1987, cinco amigos do bairro Compton, na Califórnia, usam as rimas do rap para expressarem seus descontentamentos e opressões com músicas violentas. Eles integram a banda NWA e revolucionam o mercado musical, vendendo mais de 10 milhões de discos.

A NWA era formada por Ice Cube, Dr. Dre, Eazy-E, DJ Yella, MC Ren e Arabian Prince.

Aliança do Crime (Black Mass)

O filme é baseado em fatos reais. James "Whitey” Bulger acabou preso em 2011 e foi sentenciado à prisão perpétua em 2013. A trama é ambientada em Boston, nos anos 1970, onde mafioso irlandês James "Whitey" Bulger (Johnny Depp) resolve ser informante do FBI só com o intuito de acabar com a máfia italiana. Ele é descoberto, foge e se torna um dos dez criminosos mais procurados dos Estados Unidos.

Veja também: Nos bastidores de "Aliança do Crime", novo longa de Johnny Depp

A Travessia (The Walk)

O filme é baseado no feito de Philippe Petit (interpretado por Joseph Gordon-Levitt), que, juntamente com um grupo de recrutas improváveis, ousa fazer o que muitos consideravam impossível: uma travessia ilegal por meio de um cabo de açoentre as torres do World Trade Center, em Nova York.

O feito retratado já foi explorado em "O Equilibrista" (2009), vencedor do Oscar de Melhor Documentário. A história também deu origem ao livro "To Reach the Clouds", escrito por Philippe Petit.

Ponte dos Espiões (Bridge of Spies)

Baseado na história real do piloto Francis Gary Powers, o filme é ambientado durante a Guerra Fria (1945-1989), onde o advogado de créditos de seguros do Brooklyn James Donovan (Tom Hanks) é recrutado pela CIA para negociar a libertação do piloto, cujo avião espião U-2 foi abatido pelo governo soviético.

Os 33 (The 33)

No ano de 2010, 33 mineiros ficam presos depois do desabamento da mina de San José, no Chile. Nos primeiros 17 dias, eles ficam incomunicáveis com o mundo exterior para o desespero dos familiares. Faminto, o grupo divide alguns pacotes de bolacha, latas de atum até que conseguem dar indícios de que estão vivos. No total, eles passaram 69 dias embaixo da terra.

Veja também: 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “RETROSPECTIVA 2015 - 10 filmes inspirados em fatos reais que chegaram aos cinemas neste ano

    Sua opinião é muito importante!