DESTAQUES
Pesquisar

Locações famosas - Viaje no cenário do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com Julia Roberts e Hugh Grant

Os protagonistas saindo da casa de Max e Bella (Gina McKee e Tim McInnerny), que fica localizada na 91 Lansdowne Road.
Viajar é sempre bom, mas conhecer o cenário de seus filmes favoritos é melhor ainda. Hoje quero levar você para Londres, mais precisamente para o charmoso bairro de Notting Hill, cenário da famosa comédia romântica "Um Lugar Chamado Notting Hill" (1999), estrelada por Julia Roberts e Hugh Grant - nº18 na lista com as minhas comédias românticas favoritas (confira aqui).

Só para relembrar, o filme acompanha a vida de Will Thacker (Grant), um pacato dono de livraria especializada em guias de viagem. Um belo dia, ele recebe a inesperada visita de uma cliente muito especial: a estrela de cinema americana Anna Scott (Roberts). Dois ou três encontros mais tarde, Will e Anna iniciam um relacionamento cheio de idas e vindas. 

O mercado de Portobello Road.
O apartamento de Notting Hill, mais conhecido por sua porta de entrada azul, é provavelmente uma das locações mais famosas do cinema. No filme, este era o lar de Will e seu colega Spike, interpretado por Rhys Ifans

Londres é um grande polo de cinema. Desde o lançamento do filme, a cidade passou a receber muitas pessoas em busca do apartamento de Notting Hill e da Travel Book Company. Mas o bairro nem sempre foi sinônimo de badalação. Na década de 1950, a região de Notting Hill era habitada por imigrantes indianos e foi palco de algumas manifestações violentas.

"The L-Shaped Room" (1962), de Bryan Forbes, também foi gravado em Notting Hill. O longa abordava temas como aborto, prostituição e racismo na capital britânica. Somente após a popularização do mercado de Portobello Road, em 1960, que Notting Hill começou a mudar. A região ainda contou com a ajuda de filmes como "Uma Saída de Mestre", estrelado por Michael Caine.  

O local da livraria agora é uma loja de sapatos.
Voltando para o cenário de "Um Lugar Chamado Notting Hill", a famosa Travel Book Company, localizada na 142 Portobello Road, não existe. Na época em que o filme foi gravado, o local abrigava um loja de antiguidades e atualmente existe uma loja de sapatos no mesmo endereço. Tudo indica que a livraria que inspirou o filme fica em 13-15 Blenheim Crescent, próximo a Portobello Road, mas para a tristeza de todos os cinéfilos de plantão, a loja original fechou em 2011. Hoje funciona uma outra livraria no mesmo endereço. 

Já o famoso apartamento do personagem William Thacker está localizado na 280 Westbourne Park Road. Após o sucesso do filme, o flat foi vendido por mais de 1 milhão de libras (super barato...#sqn). A porta azul foi removida e colocada em leilão.

The Coronet Cinema, localizado próximo ao metrô de Notting Hill Gate, foi cenário para a exibição de um dos filmes de Anna Scott, aquele sci-fi chamado Helix. Will assiste ao filme neste cinema após pagar um mico durante a maratona de entrevistas de Anna: no improviso, ele saiu perguntando para o elenco se havia cavalos no filme - faz todo o sentido já que ele se passou por um jornalista da revista Horse and Hound :)


Kenwood House em Hampsted Heath.
O cenário das gravações do suposto filme de Henry James aconteceu na região norte de Londres, em Hampstead Heath. Kenwood é uma mansão história, localizada em Hampstead Lane, NW3. Ela já pertenceu ao Lorde Mansfield e para a alegria dos turistas: a entrada é gratuita!

Por fim, quero mostrar um pouco do adorável jardim Rosmead Gardens, localizado na Rosmead Road, W11. Neste cenário, Will e Anna pulam o muro à noite (“Whoops a daisy!”) e encontram uma paisagem encantadora, digna de qualquer filme de romance. Mas nem pense em fazer uma visita ao interior do jardim, como você já pode imaginar, é um local privado.

Abaixo, confira mais imagens:

Foto da casa de William Thacker (sem porta azul): 280, Westbourne Park Road, Notting Hill, London
Travel Book Shop foi a inspiração para a livraria de Will: 13-15 Blenheim Crescent
O restaurante fracassado de Tony (Richard McCabe): Golborne Road and Bevington Road, London W10
O jardim privativo Rosmead Gardens: Rosmead Road, London W11
O apartamento do casal Bella e Max: 91 Lansdowne Road, Notting Hill, London W11
Onde aconteceu a sessão de Helix: 103 Notting Hill Gate



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Locações famosas - Viaje no cenário do filme "Um Lugar Chamado Notting Hill", com Julia Roberts e Hugh Grant

    Sua opinião é muito importante!