DESTAQUES
Pesquisar

“Pauê – O Passo de Um Vencedor” acompanha a vida do único surfista biamputado


A história do único surfista biamputado do mundo estreia em 19 de novembro!
Em junho de 2000, aos 18 anos, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, o Pauê, sofreu um grave acidente: foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo.

Pauê – O Passo de Um Vencedor”, documentário de Fábio Cappellini, registra a vida e os momentos de superação do protagonista. Mostra como ele conseguiu enfrentar o medo e a dor com otimismo e coragem, e se transformar no primeiro e único surfista biamputado do mundo, campeão de triatlon e palestrante motivador.

O filme traz relatos e depoimentos de amigos, familiares e atletas que acompanharam a caminhada de Pauê, entre eles Gabriel O Pensador, músico e amigo; Fábio Paiva, canoísta; Carlos Burle, renomado surfista brasileiro de ondas grandes; Picuruta Salazar, campeão brasileiro de longboard; Otaviano Taiu Bueno, campeão brasileiro de surf e atualmente escritor; e Bruno Aagaard e Cristina Chieffi, irmão e mãe do atleta.

As gravações do documentário, que estreia em 19 de novembro no Cine Belas Artes, se iniciaram em 2009, com a participação do Pauê na corrida de São Silvestre.  A Hope Image é responsável pelo filme que teve patrocínio do Banco Safra e da Apsen Farmacêutica, obtidos com recursos da Lei Rouanet de incentivo à Cultura do Ministério da Cultura, Governo Federal. O lançamento tem apoio da Spcine.

Pauê
Aos 18 anos, Paulo Eduardo Chieffi Aagaard, foi atropelado por um trem quando atravessava uma linha desativada em São Vicente, litoral de São Paulo e perdeu parte das pernas. A natação e a musculação foram a maneira de acelerar o processo de reabilitação. Em menos de três meses, Pauê não só voltou a andar como também a surfar. Tornou-se o primeiro e único surfista bi-amputado do mundo. Começou a treinar como triatleta, e 2002, ganhou seu primeiro título de Campeão Mundial da categoria em Cancún, México. Hoje, é pentacampeão do Troféu Brasil de Triathlon, bronze no Pan-Americano da modalidade e mais outros títulos em categorias isoladas (natação, ciclismo e corrida). É o autor de “Caminhando com as próprias pernas”, livro que narra suas memórias e que inspirou o documentário “Pauê, O Passo de um Vencedor“. Atualmente Pauê treina, compete , ministra palestras em empresas e produz vídeos.

Pauê - O Passo de um Vencedor (Brasil, 2013, 72 min.)
Direção: Fábio Cappellini e Alessandra Pereira
Produtores: Cristiane Amaral, Fernanda Simonsen, Gabriela Drummond.
Produtor Executivo: Fábio Cappellini
Roteirista: Alessandra Pereira
Diretor de Fotografia: Allan Montrezol, Fábio Cappellini
Trilha Sonora: Rubens Nobre
Edição de Som: Rubens Nobre
Montagem: Daniel Azevedo

A Distribuidora
Raiz Distribuidora Audiovisual conta hoje com cerca 94  títulos, entre longas, médias  e  curtas metragens, de ficção , documentários e animação ,  que mostram diferentes imagens do Brasil. O catálogo reúne filmes premiados como os clássicos  “O Homem que virou Suco” e “O País dos Tenentes”, de João Batista de Andrade; “A Hora da Estrela”, de Suzana Amaral, “A Dama do Cine Shanghai” e “Perfume de Gardênia”, de Guilherme de Almeida Prado, "De Passagem" de Ricardo Elias, bem como filmes mais recentes de diretores como Evaldo Mocarzel, Mauro Baptista Vedia, Augusto Sevá, Marcelo Toledo, Paulo Pélico, dentre outros. 

Apoio para o lançamento
A Spcine é a empresa de cinema e audiovisual de São Paulo. Atua como um escritório de desenvolvimento, financiamento e implementação de programas e políticas para os setores de cinema, TV, games e web. O objetivo é reconhecer e estimular o potencial econômico e criativo do audiovisual paulista e seu impacto em âmbito cultural e social. A empresa é uma iniciativa da Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, em parceria com o Governo do Estado de São Paulo e o Ministério da Cultura, por meio da ANCINE (Agência Nacional do Cinema).



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on ““Pauê – O Passo de Um Vencedor” acompanha a vida do único surfista biamputado

    Sua opinião é muito importante!