DESTAQUES
Pesquisar

Especial de HALLOWEEN - Top 15 com os vampiros mais famosos do cinema

Participe você também e comente aqui sobre os seus favoritos!
O clima de Halloween já chegou até aqui e se você quer aproveitar a data para assistir filmes de terror, a hora é essa! "O Exorcista", "O Bebê de Rosemary", "O Iluminado" e "O Exorcismo de Emily Rose" são apenas alguns dos filmes que você precisa incluir na sua lista para uma maratona no Dia das Bruxas.

Porém não estou aqui para falar sobre os meus filmes favoritos do gênero. Nesta Halloween, quero aproveitar a oportunidade para homenagear um grande ícone da cultura do terror: o vampiro. O primeiro filme a apresentar um vampiro foi o clássico "Nosferatu", e desde então os vampiros sempre marcaram presença no cinema e na televisão. 

Veja também: Especial de Halloween com fantasias inspiradas em grandes personagens do cinema!

Abaixo, você encontra minha lista com os vampiros mais famosos da sétima arte, e os meus favoritos também. Vamos lá?  

Max Schreck como Graf Orlok 

Lançado em 1922, o clássico de F.W. Murnau deu início ao gênero de terror. Na trama, o terrível Conde Orlok leva a morte por onde passa e aterroriza uma cidade da Transilvânia com seu castelo mal assombrado.

Christopher Lee como Drácula

O ator se tornou uma lenda do gênero de terror ao interpretar o terrível Conde Drácula em nada mais que 10 produções cinematográficas, como "O Vampiro da Noite" (1958) e "Drácula - O Perfil do Diabo" (1968). 


Gary Oldman como Drácula

Embalado por uma atuação espetacular de Gary Oldman, "Drácula de Bram Stoker" (1992) é um dos melhores filmes de Francis Ford Coppola e talvez o meu favorito sobre o tema.


Catherine Deneuve como Miriam Blaylock

A primeira vampira da lista é uma diva. Em "Fome de Viver" (1983), dirigido por Tony Scott, a personagem de Catherine Deneuve busca um amor mais jovem.
 
Tom Cruise como Lestat de Lioncourt

O filme "Entrevista com o Vampiro" (1994) é um dos queridinhos do público. Com um elenco espetacular (Antonio Banderas, Brad Pitt e Kirsten Dunst), Tom Cruise é o destaque com sua interpretação de um vampiro loiro e exuberante.

Kate Beckinsale como Selene

Não é segredo que a franquia "Anjos da Noite" (2003) perdeu a qualidade ao longo dos anos, mas o primeiro filme da série merece destaque. Kate Beckinsale interpretou uma anti heroina que esbanjou valentia e estilo.

Bill Paxton como Severen

Dirigido por Katryn Bigelow, o filme "Quando Chega a Escuridão" (1987) é um western de terror. Além de vampiro, o personagem de Bill Paxton é um psicopata que gosta de cortar a garganta de suas vítimas de maneira brutal.

 
Salma Hayek como Santanico Pandemonium 

"Um Drink no Inferno" já entrou para o hall de clássicos do cinema. É um filme trash, repleto de elementos da cultura pop, e extremamente difícil de resistir. A aparição da personagem de Salma Hayek é uma das melhores sequências do gênero.  
  
Johnny Depp como Barnabas Collins

É verdade que "Sombras da Noite" (2012) de Tim Burton deixou a desejar, mas o filme foi adaptado de um famoso seriado americano da década de 1960, com o mesmo título.
> Leia a resenha do filme AQUI.
 
Klaus Kinski como Drácula

Mesmo com a presença de outros filmes sobre o conde mais terrível da história, é preciso incluir esta versão de Werner Herzog. "Nosferatu - O Vampiro da Noite" (1979) também ficou famoso pelas discussões entre o diretor e seu protagonista. Segundo Herzog, os ratos presentes no filme foram melhores que Klaus Kinski.


Kiefer Sutherland como David 

Aqui está mais um vampiro platinado: o personagem de Kiefer Sutherland é o líder de um grupo de vampiros californianos. "Os Garotos Perdidos" (1987) de Joel Schumacher apresenta uma mistura de terror com comédia. 

Song Kang-ho como Sang-hyeon

Em "Sede de Sangue" (2009), o protagonista é um padre que se transforma em vampiro. O cineasta Chan-wook Park construiu sua carreira na Coreia do Sul com filmes de terror, como "Lady Vingança" (2005) e "Mr. Vingança" (2002). 


Lina Leandersson como Eli

O personagem principal do sueco "Deixa Ela Entrar" (2008) é uma jovem vampira. À primeira vista, ela parece doce e inocente, mas sua natureza vêm à tona quando promete vingar seu amigo.

Wesley Snipes como Blade

Não sou grande fã da trilogia "Blade - O Caçador de Vampiros", mas não é possível deixar o personagem de Wesley Snipes (uma mistura de vampiro e humano) fora da lista.
   
Tom Hiddleston e Tilda Swinton como Adam e Eve

Essa dupla super especial está no recente "Amantes Eternos" (2013), um filme sobre dois vampiros que passam a eternidade juntos, trabalhando com música e livros.


DICA: Na Livraria da Cultura é possível comprar o box VAMPIROS NO CINEMA, com alguns longas imperdíveis, como "Nosferatu", "Cronos" e "Quando Chega a Escuridão".

Participe e deixe sua opinião: Quais são os seus vampiros favoritos do cinema? 
Acompanhe também pelo FACEBOOK e TWITTER 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


2 comentários on “Especial de HALLOWEEN - Top 15 com os vampiros mais famosos do cinema

    1. Como assim sem Bela Lugosi?

      ResponderExcluir
    2. Gerard Butler (Drácula 2000), Chris Sarandon (A Hora do Espanto) Bela Lugosi (Drácula 31), Thomas Ian Griffith (Vampiros de John Carpenter) Eddie Murphy um Vampiro no Brooklyn, Frank langella (Drácula 79)

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!