DESTAQUES
Pesquisar

Sean Bean desvenda uma das batalhas mais decisivas da história no especial "Waterloo"

O primeiro episódio estreia em 5/09, às 22h. Sean Bean participou de sucessos na TV, como Game of Thrones (Ned Stark), e nas telonas, como O Senhor dos Anéis (Boromir) e A Ilha (Dr. Bernard Merrick).

Ocorrida onde atualmente é a Bélgica, há 200 anos, a Batalha de Waterloo marcou o fim da Guerra dos Cem Dias e a derrota definitiva de Napoleão Bonaparte, provocando sua abdicação como imperador – sendo, em seguida, exilado na Ilha de Santa Helena, onde morreria em 1821. Essa batalha histórica é tema do especial Waterloo, que o canal  HISTORY exibe no dia 5 de setembro.

E para contar esse momento importante da história, o ator Sean Bean – conhecido por interpretar o personagem Ned Stark em Game of Thrones – segue em uma missão de descobertas, em uma produção exibida em duas partes. Bean junta os pedaços da cronologia da batalha, resgata relatos de soldados que lutaram em Waterloo para contar os dramáticos eventos de 18 de junho de 1815 e visita alguns dos lugares lendários e decisivos, como os edifícios em Hougoumont, local de alguns dos combates mais pesados. Ele também se encontra com descendentes dos soldados, que relatam sobre o que sabem sobre a participação de seus antepassados nesse importante evento.

Além disso, ao lado de atuais oficiais do exército britânico e especialistas em história, Sean realiza experiências militares que o aproximam da realidade dos combates de Waterloo, como o disparo de um mosquete original, no Royal Armouris, em Leeds, e uma reencenação da Associação Napoleônica, para descobrir mais sobre as táticas de infantaria e artilharia usadas na batalha. E também testemunha o dano causado por um canhão de Waterloo original usando munição. Na Bélgica, conhece o arqueólogo responsável pela descoberta do esqueleto de um soldado que morreu durante o confronto.

No primeiro episódio (às 22h), Bean começa sua jornada de descoberta em Chatham, no Sudeste da Inglaterra, onde um grande grupo de entusiastas da história ensaia para participar de uma enorme reencenação da batalha em comemoração ao seu 200º aniversário, em junho de 2015. Depois, viaja para a Bélgica para visitar o local do confronto. Ali conhece o professor historiador Saul David, que descreve como o general britânico Lord Wellington se preparou para enfrentar a ameaça de seu grande adversário, o imperador francês Napoleão Bonaparte.

Na segunda parte (às 23h), Bean e Saul David vão até o local do primeiro confronto entre as infantarias britânicas e francesas em Waterloo. Em seguida, Sean viaja para Yorkshire, na Inglaterra, para conhecer melhor o papel desempenhado pela cavalaria em Waterloo. Ele se reúne com os especialistas em cavalaria Alan Larsen e David Blackmore, que explicam o papel das unidades de cavalaria pesada. No Royal Armouries, em Leeds, Sean vê exemplos de espadas originais usadas durante a batalha e descobre o manual de treinamento utilizado para preparar cavaleiros.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Sean Bean desvenda uma das batalhas mais decisivas da história no especial "Waterloo"

    Sua opinião é muito importante!