DESTAQUES
Pesquisar

Festivais: Indie 2015 divulga programação completa!

INDIE chega à São Paulo pela nona vez e exibe 45 filmes, de 20 países, trazendo os novos lançamentos da mostra mundial e restrospectivas inéditas.
Depois de passar por Belo Horizonte, o festival INDIE, criado em 2001, chega à  São Paulo pela nona vez, entre os dias 16 e 30 de setembro. Serão exibidos 45 filmes, de 20 países, exclusivamente no CineSesc.

O cinema contemporâneo está na Mostra Mundial que traz filmes de novos diretores, cineastas renomados e muitos lançamentos. O programa exibirá 25 filmes de 16 países, entre os muitos destaques, direto do Festival de Cannes: "Cemitério do esplendor" novo filme de Apichatpong Weerasethakul, e o romeno "O tesouro" de Corneliu Porumboiu. Outro destaque, uma homenagem a uma lenda, lançada no ano do  centenário de seu nascimento, "Eu sou Ingrid Bergman" de Stig Bjorkman.

Mostra Mundial traz ainda dois filmes da Estônia: o premiado "Na ventania" de Martti Helde e "Paisagem com várias luas" de Jaan Toomik; do cinema japonês, sempre presente no Indie, os novíssimos filmes de Sogo Ishii (É isso), Nobuhiro Yamashita (La la la at Rock Bottom) e o documentário de Erik Shirai (O nascimento do saquê). Do cinema americano, o Indie exibe "Tangerine" de Sean Baker, lançado no Sundance e filmado com a câmera de um iPhone 5s; e ainda "Para sempre no espaço" de Greg W. Locke realizado com inacreditáveis 800 dólares; vale ainda ver Jason Schwartzman em "Sete irmãos chineses" de Bob Byington. A Mostra Mundial exibe também filmes dos consagrados Jem Cohen, Alain Cavalier, Hong Sang-Soo, Larry Clark, Peter Van Houten e Wang Bing.

Duas retrospectivas, inéditas no Brasil, trazem dois cineastas, com estilos cinematográficos distintos e únicos, nascidos na antiga União Soviética: Kira Muratova e Sharunas Bartas. Gerações separadas por 30 anos de história, ambos os diretores estudaram na VGIK - Instituto Estadual de Cinematografia da União Soviética, em Moscou. Kira Muratova, a cineasta viva mais importante do cinema soviético e pós-soviético, nasceu em 1934, no que hoje é considerado a Moldávia (região anterior da Romênia), o Indie trará 11 filmes (nove longas e dois curtas) com exibições em 35mm e DCP. Já do premiado diretor lituano Sharunas Bartas, nascido em 1964, o Indie apresenta oito longas, inclusive seu último "Paz para nós em nossos sonhos", lançado na Quinzena dos realizadores, no Festival de Cannes.

O Indie 2015 em São Paulo é uma correalização da produtora Zeta Filmes e do SESC SP.

SERVIÇO
São Paulo: 16 a 30 de setembro
CineSESC - www.sescsp.org.br 
Rua Augusta, 2075 / Cerqueira César
Tel: 3087.0500
Ingressos: R$12 (inteira), R$6 (meia)



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Festivais: Indie 2015 divulga programação completa!

    Sua opinião é muito importante!