DESTAQUES
Pesquisar

“La Sapienza” chega à São Paulo em 10 de setembro

Uma viagem em busca do autoconhecimento a partir da arquitetura é o ponto de partida do longa de Eugène Green.
Alexandre Schmid (Fabrizio Rongione) é um brilhante arquiteto que, atormentado pela sua falta de inspiração, resolve embarcar em uma viagem de renovação, através dos estudos da arquitetura do lendário Francesco Borromini e sua esposa, Aliénor (Christelle Prot), decide acompanhá-lo.

Quando chegam à pequena cidade de Stresa, os dois encontram os irmãos Goffredo (Ludovico Succio) e Lavinia (Arianna Nastro) e juntos, os quatro começam a viver uma série de experiências que irão mudar suas vidas. 

Esta é a história de “La Sapienza”, longa mais recente de Eugène Green, que estreia em São Paulo em 10 de setembro. O filme, cujo nome é uma referência à Igreja Santo Ivo Della Sapienza, construída no século XVII por Borromini em Roma, abriu o Indie 2014 em São Paulo. Também recebeu indicações nos festivais de Locarno, de Nova York e de Toronto e recebeu o prêmio de melhor do Festival de Sevilha, todos em 2014. 

 
O Diretor 
Nascido em Nova York, Eugène Green se transferiu à Paris para estudar no fim dos anos 1960. Em 1977, começou a companhia Théâtre de la Sapience. Começou sua carreira no cinema em 1999, filmando seu primeiro longa-metragem, "Toutes les Nuits" lançado em 2001. O filme foi inspirado no livro 'Educação Sentimental' de Gustave Flaubert. Dois anos depois, seu segundo filme, "Le Monde Vivant" (2003), foi exibido na Quinzena dos Realizadores em Cannes. Em 2004, lançou "Le Pont des Arts". Seu curta, "Correspondances" (2007) – parte da trilogia "Memories", com curtas de outros dois cineastas, Harun Farocki e Pedro Costa -, ganhou o Prêmio Especial do Júri no Festival de Locarno. Em 2009, lançou "A Religiosa Portuguesa", filmado em Portugal. Green também publicou ensaios, contos e livros de poemas. 

SUPO MUNGAM FILMS 
A Supo Mungam Films foi criada pelos cineastas Gracie P. e Pedro Henrique Leite para produzir e distribuir seus próprios filmes assim como distribuir filmes de diversas partes do mundo no Brasil. A distribuidora seleciona produções independentes de cineastas inovadores, que muitas vezes não tinham espaço no circuito comercial, para levar aos cinemas do país, como “Noites Brancas no Pier”, de Paul Vecchiali e “Party Girl”, de Marie Amachoukeli, Claire Burger e Samuel Theis. 

Ficha Técnica
La Sapienza (Itália/França, 2014, 101 min., 14 anos) 
Direção e roteiro: Eugène Green 
Elenco: Fabrizio Rongione, Christelle Prot, Ludovico Succio e Arianna Nastro 
Música: Dean McGinnes 
Fotografia: Raphaël O'Byrne 
Edição: Valérie Loiseleux 
Distribuição: Supo Mungam Films














nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on ““La Sapienza” chega à São Paulo em 10 de setembro

    Sua opinião é muito importante!