DESTAQUES
Pesquisar

Confira os destaques do Festival Varilux de Cinema Francês

Para quem curte cinema francês, todos os filmes presentes no Festival Varilux são imperdíveis, mas vou destacar os principais entre a seleção de 2015. Confira a programação da sua cidade!
O Festival Varilux de Cinema Francês acontece em 50 cidades brasileiras, entre os dias 10 e 17 de junho. Serão exibidos 16 filmes em cerca de 80 salas de cinema, buscando atingir um público de 110 mil pessoas. Em Curitiba, o festival terá inicio apenas em 18 de junho, após o fim do Olhar de Cinema - Festival Internacional de Curitiba.

A edição 2015 traz grandes novidades do cinema francês, algumas fresquinhas de Cannes. É o caso do filme “De cabeça erguida”, da diretora Emmanuelle Bercot, que também escreveu e atuou no filme. O longa abriu o Festival de Cannes. 

Um dos grandes destaques da mostra é a presença crescente das mulheres no mercado de cinema francês. Em sua sexta edição, o Festival Varilux registra a maior participação feminina na direção de filmes: são 6 mulheres contra 12 homens. Ainda não existe equilíbrio, mas aos poucos as mulheres estão ganhando mais espaço e, principalmente, destaque nas telonas, seja como cineastas ou como atrizes.

Além de apresentar uma seleção de filmes do cinema francês contemporâneo, o festival também organiza uma série de atividades paralelas, como encontros, mostras, sessões populares e ações educativas. Neste ano, o filme "O Homem do Rio" (L’homme de Rio, 1964) integra a seleção como homenagem aos 450 anos da cidade do Rio de Janeiro. 

Dirigido por Philippe de Broca e com Jean-Paul Belmondo no papel principal, o filme foi indicado ao Oscar de Melhor Roteiro Original em 1965. A programação conta também com uma mostra especial dedicada a Pio Marmaï, ator renomado do cinema atual da França, na qual serão exibidos filmes de destaque de sua cinematografia.

De Cabeça Erguida (La tête haute)

Desde os seis anos de idade, Malony comete pequenos delitos e tem problemas com a polícia. Durante toda a sua adolescência, um educador e uma juíza especializada na infância tentam salvá-lo. 


Direção: Emmanuelle Bercot
Com: Rod Paradot, Catherine Deneuve, Benoît Magimel.
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2015 - Comédia dramática - 2h00



O Diário de uma Camareira (Journal d’une femme de chambre)

O filme se passa em 1900. Célestine, uma jovem camareira muito cobiçada por conta de sua beleza, acaba de chegar de Paris para trabalhar para a família Lanlaire. Enquanto foge dos avanços de seu senhor, ela deve lidar com a rigorosa personalidade de Madame Lanlaire, que governa o lar com punho de ferro. Ao mesmo tempo, Célestine conhece Joseph, um misterioso jardineiro que está profundamente apaixonado por ela. 


Direção: Benoît Jacquot
Com: Léa Seydoux, Vincent Lindon, Clotilde Mollet
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2015 - Drama - 1h35

Samba (Samba)

Samba é um imigrante do Senegal que vive há 10 anos na França e, desde então, tem se mantido no novo país a custa de bicos. Alice, por sua vez, é uma executiva experiente que tem sofrido com estafa devido ao seu trabalho estressante. Enquanto ele faz o possível para conseguir os documentos necessários para arrumar um emprego digno, ela tenta recolocar a saúde e a vida pessoal no trilho, cabendo ao destino determinar se estarão juntos nessa busca em comum.


Direção: Eric Toledano e Olivier Nakache
Com: Omar Sy, Charlotte Gainsbourg, Tahar Rahim
Distribuição no Brasil: California Filmes
2014 - Comédia dramática - 2h00

Na próxima, acerto no coração (La prochaine fois je viserai le coeur)

Fim da década de 1970. Uma série de ataques assusta a região de Oise, na França: um maníaco que persegue jovens mulheres aleatórias. Franck, policial tímido e de vida pacata, é designado para investigar o caso e, na verdade, sabe mais dos crimes do que qualquer um poderia imaginar.


Direção: Cédric Anger
Com: Guillaume Canet, Ana Girardot, Jean-Yves Berteloot
Distribuição no Brasil: California Filmes
2014 - Drama policial - 1h51

Sexo, amor e terapia (Tu veux ou tu veux pas)

Esta comédia mostra um encontro inesperado entre Judith, uma mulher que vive abertamente a sua sexualidade mantendo casos com diversos homens e Lambert, um viciado em sexo que tenta justamente pensar em outra coisa e conter os seus desejos. Mas quando Judith passa a trabalhar como assistente no consultório de Lambert, a situação não vai ficar muito fácil para nenhum dos dois.


Direção: Tonie Marshall
Com: Sophie Marceau, Patrick Bruel, André Wilms
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2015 - Comédia romântica - 1h28

Os olhos amarelos dos crocodilos (Les Yeux Jaunes des Crocodiles)

Duas irmãs têm uma relação conflituosa: Iris leva uma vida fútil e luxuosa, sem trabalhar; Joséphine trabalha como pesquisadora da Idade Média, mas não tem o reconhecimento da família, e acaba de passar por uma ruptura amorosa. Um dia, para impressionar a família, Iris diz que está escrevendo um livro, justamente sobre uma pesquisadora da Idade Média. Para sustentar a mentira, ela pede que Joséphine escreva um livro de verdade e a deixe levar o mérito em troca de dinheiro. Quando o livro inesperadamente obtém sucesso, as duas irmãs entram em rota de colisão.


Direção: Cécile Telerman
Com: Julie Depardieu, Emmanuelle Béart, Patrick Bruel
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2014 - Comédia dramática - 2h02

Gemma Bovery - A Vida Imita a Arte (Gemma Bovery)

A inglesa Gemma Bovery se muda com o marido para uma pequena cidade francesa. A vida de casada a entedia. Martin Joubert e sua esposa, uma mulher com uma vida muito sofrida, acabam de chegar na cidade. Eles procuram fugir do caos de Paris. Martin fica totalmente encantado com a beleza e o jeito de Gemma, o que os leva ao adultério.


Direção: Anne Fontaine
Com: Gemma Arterton, Fabrice Luchini, Jason Flemyng
Distribuição no Brasil: Mares Filmes
2014 - Comédia dramática - 1h39



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Confira os destaques do Festival Varilux de Cinema Francês

    Sua opinião é muito importante!