DESTAQUES
Pesquisar

CONVERSARTE - Curitiba será palco da primeira conversa sobre arte

Referências do cenário cultural nacional e internacional como Fernando Meirelles, Ronaldo Fraga, Bob Wolfson e OSGÊMEOS, desembarcam em Curitiba para troca de experiências e inspirações sobre a promoção, formação e o fomento da cultura no país.

Entre os meses de julho e novembro, a Montenegro Produções Culturais, com o apoio do Hospital Pequeno Príncipe, por meio do Ministério da Cultura e incentivo da Lei Rouanet, transformam Curitiba em um grande palco de conversas sobre a arte. A primeira edição do Conversarte, que tem como linhas temáticas grafite, ilustração, quadrinhos, cinema, fotografia e design, traz referências internacionais da cena para troca de experiências, ideias e inspirações, promovendo encontros multiartes que reúnem em sua programação bate-papos, exposições de arte e oficinas criativas.

Com o princípio de criar um olhar crítico e sensível, além do desenvolvimento do gosto pela arte, explorando as possibilidades de expressão e interpretação da diversidade cultural, uma das principais atividades do Conversarte apresenta ao público exposições dos artistas paranaenses André Coelho, Guilherme Zawa, Nicole Gulin, Rafael Urban e Thiago Syen com curadoria de Tom Lisboa e Hugo Umberto, que inauguram no foyer do Teatro Bom Jesus e depois migram ao Hospital Pequeno Príncipe. "A iniciativa busca o envolvimento da cena paranaense na representação artística, incentivando o fomento e a troca de experiências. A curadoria teve o cuidado de selecionar artistas que tenham trabalho referência nas áreas propostas pelo projeto", destaca Carolina Montenegro, diretora da Montenegro Produções Culturais.

E com a proposta de incentivar a convergência das manifestações artísticas de diferentes frentes, serão realizados encontros inéditos com convidados de reconhecimento nacional e internacional, como os cineastas Fernando Meirelles e Marcos Magalhães, que palestram sobre “Produção audiovisual contemporânea”; o estilista Ronaldo Fraga e os artistas visuais OSGEMEOS discorrem sobre o tema: "Enredo Brasil: folclore, lendas e cotidiano no retrato da arte"; os fotógrafos Walter Firmo e  Bob Wolfenson, que falam sobre "A fotografia como expressão artística e experiência estética"; os artistas visuais Leandro Erlich e Alexandre Orion conversam sobre: “Percepção e perspectiva: a ressignificação do olhar”; e sob o tema “Expressionismo: a visão do artista na impressão do cotidiano”, o artista gráfico e jornalista Elifas Andreato, juntamente com o ilustrador Ziraldo, comandam a palestra que abre o evento no dia 16 de julho.

Para completar a programação, no período de 15 de setembro a 6 de outubro, o Hospital Pequeno Príncipe receberá oficinas de produção artística dentro das temáticas: grafite, ilustração, quadrinhos, cinema, fotografia e design, ministradas por especialistas locais e exclusivas as crianças em tratamento. "O evento, que é voltado para estudantes de graduação e pós-graduação, técnicos, educadores, artistas e entusiastas, e tem por objetivo incentivar, apresentar e divulgar a produção contemporânea de artes visuais em suas diversas expressões, fortalecendo o setor, a economia e o desenvolvimento da cultura", ressalta Carolina.

Passaporte Conversarte
Para quem quiser garantir sua vaga em todos os encontros e ainda pagar menos por isso, a produção do evento abre a possibilidade de adquirir o Passaporte Conversarte, e pelo valor R$ 50,00 conferir os cinco debates. Além do baixo custo, todos os ingressos são transferíveis, isto é, caso quem comprou não possa comparecer em algum dia do evento, poderá entregar sua entrada à outra pessoa. O passaporte é individual e estará à venda na Lots Criativa (Av. Munhoz da Rocha, nº 787 - Cabral) e na Carmesim Espaço de Arte e Design (Rua Dr. Fraive, nº 621 - Centro) a partir de terça feira 2/6, até o dia 16 de julho.

Arte na criação
Arte no palco e fora dele. O artista gráfico, designer e ilustrador, Adriano Almeida Gonçalves, conhecido como Catenzaro é o responsável pela criação da assinatura do Conversarte - I Encontro de Arte. Com obras baseadas na colagem manual de recortes, ele mistura papéis, embalagens, impressos, plásticos, tecidos, além de materiais gráficos como tintas e pigmentos. As composições brincam com a combinação de diferentes cores e texturas, propositalmente recortados de forma improvisada. “O simbolismo das asas é uma referência ao evento como um meio de levar o participante onde ele quiser ir depois de se inspirar e aprender com os palestrantes. A colagem dos recortes de papéis que formam as asas é uma referência a forma com que cada indivíduo irá assimilar a experiência do evento, fazendo assim uma espécie de ”colagem” de informações em seu inconsciente. E esta experiência o levará para onde sua vontade e imaginação permitirem”, destaca o artista.

Saiba mais sobre os artistas expositores:

André Coelho - Há quinze anos, com seu traço apurado, o designer e artista visual André Coelho trabalha ativamente na criação da identidade visual para dezenas de produções de teatro, música e áudio visual.

Nicole Gulin - Começou a trabalhar com artes plásticas em 2005, quando produziu os trabalhos que integram a Série Autodidata. Após cinco anos, fundamenta-se em conhecimentos formais e em suas produções está impressa a influência de ter migrado da engenharia civil para a arte. Nicole trabalha com elementos gráficos e demonstra grande força nos desenhos, inseridos na composição da obra pela técnica da assemblage – que reúne desenho, pintura e colagem. Utiliza linguagem contemporânea, em um desenho breve, no qual salienta o material e busca  mais a expressão do que a forma. A partir de fotografias de familiares e amigos, trabalha a simplificação das imagens nos traços.

Guilherme Zawa - Bacharel em Relações Internacionais (Unicuritiba) e Fotografia (Centro Europeu) é artista visual e considera-se um agitador cultural. Foi diretor do CLIF – Curitiba Luz Imagem Fotografia (2013), coordenador geral da Semana da Foto em Curitiba (2011/12), fotógrafo autoral e publicitário, também atua como coordenador da agitadora cultural Guerrilha Fotográfica, uma das idealizadoras do projeto Galeria do Bem, projeto social que visa o financiamento de instituições pela venda de arte on-line. É membro do coletivo fotográfico Curitibano Imagem da Palavra.

Rafael Urban - Formado em Jornalismo, posteriormente estudou na pós-graduação em História da Arte (UEP), é cineasta, produtor e curador. Seus trabalhos em vídeo foram apresentados em 25 países e fazem parte do acervo de instituições como Videobrasil (Brasil) e Centro Georges Pompidou (França). Seu trabalho mais conhecido é Ovos de Dinossauro na Sala de Estar (2011), apresentado em 130 mostras e festivais, que recebeu 21 prêmios e foi selecionado para o programa Um Olhar Contemporâneo. Coordena o projeto Ficção Viva, que realiza workshops no Brasil com cineastas e artistas como o português Miguel Gomes, a argentina Lucrecia Martel e o brasileiro Karim Aïnouz. Como produtor, seu primeiro longa-metragem é O Touro (2015), de Larissa Figueiredo, que teve sua estréia no 44o Festival Internacional de Cinema de Roterdã, na Holanda.

Thiago Syen - é graduado em Licenciatura em Artes Visuais (UTP) e trabalha como artista visual, educador de artes e Bike Messenger. Iniciou sua trajetória como artista em meados de 1997.O trabalho desenvolvido pelo artista na Conversarte será construído a partir de objetos, registros, memória  e pintura, resultado das experiências do artista envolvendo a bicicleta e o graffiti.

Saiba mais sobre os palestrantes:

Elifas Andreato - Artista gráfico e jornalista, com mais de quarenta anos de atividade como artista plástico, Elifas é especialmente reconhecido como ilustrador de inúmeras capas de discos de vinil nos anos 70.

Ziraldo - Cartunista, pintor, cartazista, jornalista, teatrólogo, chargista e escritor. É o criador de um dos personagens de grande destaque no Brasil, “O Menino Maluquinho”, do livro foi adaptado com grande sucesso para o teatro, quadrinhos, ópera infantil, videogame, Internet e cinema.

Walter Firmo - Fotógrafo, jornalista e professor, Walter Firmo, considerado como um dos mais importantes autores a trabalhar com fotografia colorida no Brasil, e um dos primeiros a valorizar e divulgar a cultura negra em seu trabalho.

Bob Wolfenson - Uma das referências nacionais como retratista, fotógrafo de nus e de moda, transita entre a publicidade e a arte. Sua consagração como fotógrafo veio após a exposição “Jardim da Luz”, em 1996, no Museu de Arte de São Paulo.

Fernando Meirelles – Cineasta, produtor e roteirista brasileiro que ganhou notoriedade internacional com o filme Cidade de Deus (2002), pelo qual foi indicado ao Oscar de Melhor Diretor em 2004. Posteriormente, passou a dirigir filmes estrangeiros, como O Jardineiro Fiel (2005), pelo qual foi indicado ao Globo de Ouro de Melhor Diretor e Ensaio sobre a Cegueira (2008), baseado no romance homônimo de José Saramago

Marcos Magalhães - Autor de diversos curtas-metragens em animação, entre os quais "Meow!", ganhador do Prêmio Especial do Júri no Festival de Cannes 1982 e "Animando". Responsável pela implantação do primeiro curso profissional de animação realizado no Brasil, é também o criador e animador do ratinho de massinha do programa de TV “ Castelo Rá-Tim-Bum”. Desde 1993, Marcos é um dos fundadores e diretores de Anima Mundi, Festival nternacional de Animação do Brasil, hoje um dos cinco principais eventos de animação no mundo.

Leandro Erlich - Artista argentino de grande renome internacional. É conhecido por suas instalações interativas e realiza um trabalho que a presença do público é essencial. Sua temática gira em torno da desconstrução da realidade.

Alexandre Orion - Artista multimídia, sua atividade artística tem influência da cultura urbana e do universo do grafite. É um dos precursores do estilo conhecido como “reverse graffiti”, trabalha explorando partes ocultas das cidades, interagindo com os passantes, e tornando parte de sua obra artística.

Ronaldo Fraga - Um dos principais estilistas no processo de criação de um design de moda com DNA brasileiro. Seus desfiles estabelecem diálogo da cultura brasileira com o mundo contemporâneo. Ronaldo Fraga é reconhecido pela capacidade criativa de propor coleções e projetos de moda que reduzem o distanciamento da produção industrial e artesanal no Brasil.

OSGEMEOS - Gustavo e Otávio Pandolfo utilizam linguagens visuais combinadas, o improviso e seu mundo lúdico para criar intuitivamente uma variedade de projetos pelo mundo. A dupla encontrou uma conexão direta com seu universo mágico e dinâmico e um modo de se comunicar com o público. Exploram com dedicação e cuidado as diversas técnicas de pintura, desenho e escultura, e tem as ruas como seu lugar de estudo.
  

 Serviço:
I Encontro de Arte – Conversarte
Datas: 16/7 - 13/8 - 17/09 - 15/10 - 27/11
Informações: 41 30571069
Local: Teatro Bom Jesus - Rua 24 de Maio, 135 - Centro, Curitiba.


CATEGORIA

nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “CONVERSARTE - Curitiba será palco da primeira conversa sobre arte

    Sua opinião é muito importante!