DESTAQUES
Pesquisar

Festival de Cannes 2015 - Confira os destaques dos últimos dias de festival

Confira aqui quais são os 15 filmes de destaque do Festival de Cannes 2015.
A 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes aconteceu entre os dias 13 e 24 de maio. Durante os três primeiros dias, os filmes que passaram pelo festival foram muito elogiados. Já nos dias 16, 17 e 18 a crítica ficou dividida com "Mon Roi", enquanto o novo longa de Gus Van Sant, "The Sea of Trees", foi vaiado pelo público. 

Confira abaixo um resumo diário com os destaques dos últimos dias do Festival de Cannes.


#Dia 19

Sicario

Denis Villeneuve retorna ao festival com mais um filme em competição. Emily Blunt, Josh Brolin e Benicio Del Toro estavam ao lado do cineasta. "Sicario", que significa assassino profissional em partes da América Latina, é um thriller de ação em que agentes cruzam fronteiras territoriais e legais.

Há rumores que este é o melhor filme dirigido por Villeneuve até hoje e o sucesso de "Sicario" tomou conta das manchetes dos jornais. Blunt também foi destaque na mídia com seu comentário sobre mulheres que foram barradas no tapete vermelho por não estarem de salto alto. "Francamente, todos deveriam usar sapatos baixos", disse a atriz em protesto.

A polêmica se tornou tão grande que no mesmo dia o diretor artístico do festival, Thierry Frémaux, desmentiu a história. "O rumor segundo o qual o Festival de Cannes exige salto alto para as mulheres é infundado".



Marguerite e Julien

O filme narra a história de uma paixão entre um irmão e uma irmã separados pelos pais no fim da infância. Marguerite tornou-se a esposa de um homem mais velho, mas ela nunca conseguiu abandonar o irmão. Essa relação transforma-se em uma paixão intensa, escandalizando a sociedade que os rodeia e Marguerite e Julien acabam por ser perseguidos.

A crítica não está feliz com a seleção de filmes franceses e quase todos estão recebendo avaliações negativas. "Marguerite e Julien" também não agradou, sendo considerado sem propósito por parte da imprensa. Na coletiva de imprensa estavam presentes a atriz e realizadora Valérie Donzelli, a atriz Anaïs Demoustier, a produtora Alice Girard, o ator Jérémie Elkaïm e o produtor Edouard Weil.



#Dia 20

Youth

É a sexta vez de Paolo Sorrentino na mostra de competição de Cannes. O cineasta italiano estava acompanhado de Michael Caine, Harvey Keitel, Paul Dano, Jane Fonda e Rachel Weisz. Os produtores Nicola Giuliano e Giampaolo Letta e o co-produtor Fabio Conversi também estavam presentes na coletiva de imprensa.

O filme também dividiu a crítica com aplausos e vaias após sua exibição. A trama narra a história de Fred e Mick, dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada, que estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventude. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música.



Love

O sempre polêmico Gaspar Noé levou seu novo filme para Cannes. Exibido durante a sessão da meia-noite, "Love" logo despertou a curiosidade do público e da imprensa com seu cartaz ousado. 

O filme não é violento como "Irreversível" (seleção oficial de 2002) ou "Seul contre tous". Segundo o cineasta, "Love" trata-se apenas da violência sentimental e êxtase amorosa. A trama narra a história de Murphy, um jovem de 25 anos, casado e pai de um filho. Um dia, só em casa, deixa-se levar pelas recordações da sua relação com Electra.



#Dia 21

Dheepan

O filme marca o retorno de Jacques Audiard ao festival, que participou da competição em 2012 com "De rouille et d’os". O longa fala sobre o exilo de um guerreiro tâmil no subúrbio de Paris e seu trabalho como zelador. Dheepan luta para a independência no Sri Lanka, mas decide fugir do seu país devastado pela violência na esperança de uma vida melhor. 

Para este filme, o cineasta recorreu a atores tâmiles não profissionais, apenas Vincent Rottiers e Marc Zinga são experientes. Audiard é um dos cineastas mais premiados do cinema francês, ele deu os primeiros passos com "Un héros très discret". Também foi premiado por "Um Profeta" e "Ferrugem e Osso".



#Dia 22

The Valley of Love

Pela primeira vez em competição, Guillaume Nicloux apresenta uma produção francesa ambientada nos EUA sobre um casal em luto após a morte do filho. Também estavam presentes na coletiva de imprensa os protagonistas do filme, Isabelle Huppert e Gérard Depardieu, bem como o ator Dan Warner

Na trama de Nicloux, Depardieu vive um astro em decadência obrigado a viajar aos Estados Unidos e reencontrar sua ex-mulher para que os dois realizem o desejo póstumo de seu filho.



The Little Prince

A animação de Mark Osborne conta com um grande elenco de estrelas internacionais: Marion Cotillard, Jeff Bridges, Rachel McAdams, Paul Rudd, James Franco, Albert Brooks, Ricky Gervais e Benicio Del Toro

A trama segue uma menina aplicada e dedicada aos estudos que começa a receber cartas de seu vizinho, um senhor solitário. Nessas páginas é contada a história de um piloto que cai no deserto do Saara. Lá, ele conhece um garoto, um pequeno príncipe vindo de outro planeta. Ao contar sua história para o piloto, o menino o ajuda a refletir sobre vários assuntos e embarcam numa grande aventura.



#Dia 23

Macbeth

A fascinante tragédia de Shakespeare fechou a competição de 2015. Depois de Orson Welles (1948), Akira Kurosawa (1957) e Roman Polanski (1971), o cineasta australiano Justin Kurzel apresenta ao mundo sua versão de "Macbeth". Marion Cotillard e Michael Fassbender estavam ao lado do diretor durante a coletiva de imprensa. 

A atriz francesa aproveitou para comentar sobre o desafio de interpretar Lady Macbeth em inglês. Cotillard afirmou que já conhecia o texto da peça e que sempre sonhou em interpretar a personagem no teatro, mas em sua língua nativa.

Na trama, Macbeth acabou de retornar da guerra traumatizado pela brutalidade e violência presenciada. Ele ainda enfrenta problemas em seu casamento com Lady Macbeth, que está em luto pela perda do filho. Sua esposa ambiciosa usa seu poder de manipulação para convencer o marido a cometer atrocidades em nome do trono da Escócia.



Confira mais imagens do festival:





nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Festival de Cannes 2015 - Confira os destaques dos últimos dias de festival

    Sua opinião é muito importante!