DESTAQUES
Pesquisar

Festival de Cannes 2015 - Confira os destaques dos três primeiros dias de festival

Confira aqui quais são os 15 filmes de destaque do Festival de Cannes 2015.
O mês de maio sempre será motivo de alegria para quem ama cinema, é quando acontece o festival mais badalado do cinema internacional e a entrega da Palma de Ouro. A 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes acontece entre os dias 13 e 24 de maio. Natalie Portman, Michael Fassbender, Emma Stone, Cate Blanchett, Colin Farrell, Marion Cotillard, Rachel Weisz, Emily Blunt, Matthew McConaughey e Vincent Cassel são algumas das estrelas que estão em Cannes.

#Dia 13

A 68º edição do Festival de Cannes começou com a tradicional coletiva de imprensa dos jurados, este ano co-presidido por Joel e Ethan CoenJake Gillenhaal, Rokya Traoré, Guillermo del Toro, Sophie Marceau, Sienna Miller, Xavier Dolan e Rossy de Palma também fazem parte do júri. 

Saiba mais sobre cada membro do júri aqui.


La Tête haute (Standing Tall)
 
O filme de abertura conta a história de Malony, uma adolescente que se rebela contra qualquer tipo de autoridade, seja sua mãe ou a juíza (interpretada por Catherine Deneuve), que deve decidir o destino da criança delinqüente. O drama doméstico é dirigido por Emmanuelle Bercot, que trabalhou com Deneuve em 2013, no longa "On My Way" (Elle s'en va). Benoît Magimel e Sara Forrestier completam o elenco.

Emmanuelle Bercot também está no elenco de "Mon Roi", ao lado de Vincent Cassel e Louis Garrel. O longa também faz parte da seleção oficial e é um dos destaques do festival.

#Dia 14

O filme foi apresentado fora de competição oficial e foi muito bem recebido no festival, com aplausos calorosos do público. E ainda teve a chegada de Charlize Theron e Sean Penn, que foi o grande momento da noite. O astro de Hollywood estava babando pela Furiosa de "Mad Max".

A trama é ambientada em uma paisagem desértica e pós-apocalíptica, onde a humanidade luta por suas vidas. Uma dessas pessoas é Max, um homem durão e de poucas palavras que está em busca de paz de espírito após perder sua mulher e o filho. Ele parte no resgate de um grupo de garotas envolvidas numa guerra mortal. Furiosa, por sua vez, é uma mulher de atitude que acredita poder sobreviver ao cruzar o deserto de volta para sua terra natal.


Tale of Tales (Il racconto dei racconti)
É o primeiro filme de língua inglesa do diretor  Matteo Garrone - vencedor do Grand Prix do Júri em 2008 e 2012 - e as estrelas do longa marcaram presença no festival: John C. Reilly, Salma Hakey e Vincent Cassel estavam muito elegantes no tapete vermelho mais badalado do cinema.

Dividido em 3 capítulos, o longa é ambientado na idade média e apresenta imagens lúdicas.  Em uma das histórias, um rei está guiado pelo desejo e obcecado por uma mulher que ele viu pela janela, sem saber que ela se trata de uma idosa. Em outro conto, um rei se surpreende com um inseto que está crescendo cada vez mais ao se alimentar de seu sangue. E por último, a história de um rei e de uma rainha, que frustrados pode não poder terem filhos, entram em contato com um mago, que oferece a receita: capturar o coração de um monstro marinho e fazer com que uma virgem o cozinhe, sem que alguém esteja por perto.

As primeiras críticas do filme foram muito positivas e a expectativa só aumenta em torno de "Tale of Tales". "O filme  é gloriosamente louco, rigorosamente imaginativo, visualmente maravilhoso: erótico, hilário e perfeitamente consistente. O tipo de filme que, de fato, tem a cara de Cannes. Ele mergulha você em um mundo novo e completamente inventado.” - The Guardian.


#Dia 15


O Homem Irracional (Irrational Man)

Na coletiva de imprensa do filme, Woody Allen estava acompanhado das duas estrelas do filme, Emma Stone e Parker Posey. O cineasta também compartilhou noções de filosofia e admitiu não ter planos para filmar no Rio de Janeiro, por desconhecer a realidade brasileira. "Não saberia que trama eu poderia filmar no Brasil. Nunca estive la e não faria ideia, neste momento, de como contar uma historia numa cidade como o Rio de Janeiro."

Segundo a crítica, "O Homem Irracional" (fora da competição) é o melhor filme de Allen desde "Match Point" e foi uma das produções mais aplaudidas do festival, seguido por “Son of Saul”, o concorrente da Hungria à Palma de Ouro. A atuação de  Joaquin Phoenix é o destaque do filme, mas o ator faltou à coletiva. Parece que ele morre de medo de avião, por isso evita viagens de bate e volta. “O homem irracional” desembarca no Brasil em agosto.

Son of Saul (Saul Fia)
É o primeiro longa da carreira de László Nemes e já é considerado como o grande favorito à Palma de Ouro em 2015.  A história é dolorosa: ambientado durante a Segunda Guerra, o longa acompanha Saul, que trabalha em um campo de concentração como "sonderkommando", ou seja, prisioneiros judeus forçados a ajudar os nazistas a conduzirem suas vítimas até as câmaras de gás e, depois, a providenciar a cremação ou enterro de seus corpos. Certo dia, Saul descobre o cadáver de um garoto em uma das câmeras e constata que se trata de seu filho, decidindo roubá-lo a fim de enterrá-lo apropriadamente.
 
Para a coletiva de imprensa do filme, o diretor húngaro estava acompanhado de seu elenco: Geza Röhrig, Levente Molnar, Urs Rechin e Mendy Cahan. Parte da equipe técnica também estava presente, incluindo o diretor de fotografia Matyas Erdely e produtor Gabor Rajna. Vale a pena conferir o vídeo da coletiva para ver a reação dos jornalistas, que estavam impactados com o filme. 

The Lobster
O cineasta grego Yorgos Lanthimos (Dogtooth - vencedor do prêmio Un Certain Regard em 2009) e todo o elenco, Colin Farrell, Léa Seydoux, Rachel Weisz, John C. Reilly e Ariane Labed, estavam presentes na coletiva de imprensa do filme. O clima de ansiedade estava no ar e os jornalistas aproveitaram a oportunidade para conversar sobre essa história de amor pouco convencional, que fala sobre as consequências terríveis da solidão, o medo de morrer sozinho e de viver com outra pessoa.

A trama do filme é ambientada em um futuro próximo, onde uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência, e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema.

Segundo o site IndieWire, "The Lobster" é um dos melhores filmes do festival e um dos melhores do ano. "Impecavelmente trabalhado - de sua trilha sonora ao imaginário cuidadosamente elaborado. O elenco não possui um elo fraco entre eles. Farrell entrega a melhor performance de sua carreira, enquanto Whishaw está calmamente desprezível." 










nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Festival de Cannes 2015 - Confira os destaques dos três primeiros dias de festival

    Sua opinião é muito importante!