DESTAQUES
Pesquisar

Top 15 - Os mentirosos mais famosos do cinema

Confira a seguir minha lista especial de 1 de abril.
O cinema já revelou grandes mentirosos ao mundo, basta decidir qual é o seu favorito. Matt Damon, Kevin Spacey, Jim Carrey e Leonardo DiCaprio são alguns dos atores que interpretaram experts na arte de mentir. Entre os personagens compulsivos, engraçados, criminosos ou sem noção, confira alguns dos mentirosos mais famosos do cinema.

Pinóquio

O mentiroso mais famoso da ficção era um boneco de madeira que queria desesperadamente ser um menino de verdade. Porém, ele é um mentiroso compulsivo e seu nariz cresce toda vez que diz uma mentira. 

Fletcher Reede (Jim Carrey)

Em “O Mentiroso”, Carrey é um advogado que adora inventar desculpas e coloca seu trabalho em primeiro lugar. Depois de contar muitas mentiras, ele descobre que não pode mentir devido ao desejo de aniversário de seu filho. Um clássico da sessão da tarde!

Mark Whitacre (Matt Damon)

“O Desinformante” traz um personagem que é um mentiroso e também o perfeito idiota. Na trama, Damon vive o executivo que se torna um informante do governo, denunciando uma conspiração na empresa em que trabalha. Para reunir provas, ele aceita usar uma escuta e sente-se como um verdadeiro agente secreto, só que seus relatos sempre mudam, confundindo cada vez mais o FBI. Sem saber o que é verdade e o que é imaginação de Whitacre, a investigação coloca em risco o próprio caso contra a empresa. 

Mark Bellison (Ricky Gervais)

“O Primeiro Mentiroso” retrata uma realidade alternativa, onde a mentira não existe. Todos, até políticos e publicitários, falam a verdade (e nada mais do que a verdade). Mas quando um perdedor chamado Mark descobre a mentira, ele vê que a desonestidade tem suas vantagens e faz sua fama e fortuna mentindo. Contudo, as coisas logo saem do controle quando as pessoas começam a levar suas mentiras como doutrinas religiosas. 

Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio)

O ator interpreta um golpista com diploma na arte de mentir em “Prenda-me se for capaz”. Ele foi médico, advogado e co-piloto, tudo isso com apenas 18 anos. Frank aproveita suas habilidades para viver a vida como quer e praticar golpes milionários, que fazem com que se torne o ladrão de banco mais bem-sucedido da história dos Estados Unidos. 

Verbal Kint (Kevin Spacey)

Seu personagem em “Os Suspeitos” é talvez o melhor mentiroso da história do cinema (é o meu favorito).  A trama investiga o envolvimento do misterioso Keyser Soze na explosão de um cais, que deixou vários mortos e algumas testemunhas. As mentiras de Verbal estão ligadas com o desfecho surpreendente do filme. Por isso, se você ainda não viu, fica a dica!

Baron von Munchausen (John Neville)

“As Aventuras do Barão Munchausen” narra as fantásticas histórias do maior mentiroso de todos os tempos. Enquanto tenta escapar da morte, encontrar seus amigos e salvar a cidade do ataque dos turcos, o Barão relembra a aposta com o Califa, a visita à Lua, a dança com Afrodite, entre outras aventuras. Um clássico do cinema, dirigido por Terry Gilliam.

Tom Ripley (Matt Damon)

Dirigido por Anthony Minghella, “O Talentoso Ripley” narra a história de um jovem que luta para ganhar a vida usando o seu “talento” – a mentira e falsificação. Tom conhece um empresário que lhe oferece dinheiro para ir à Europa buscar seu filho, Dickie. Ripley aceita a oferta e aproveita a boa vida ao lado dos novos amigos. Mas as suspeitas levantadas sobre seu passado o levam a matar Dickie e assumir sua identidade.

Nick Naylor (Aaron Eckhart)

Dirigido por Jason Reitman, “Obrigado Por Fumar” apresenta um dos personagens mais manipuladores da lista. Nick é um lobista que ganha a vida defendendo os direitos dos fumantes nos Estados Unidos. Ele precisa mentir e manipular informações para diminuir os riscos do cigarro perante a mídia.

Jason Shepherd (Frankie Muniz)

“O Grande Mentiroso” é um filme adolescente e um clássico da sessão da tarde, mas o título diz tudo: o personagem principal é um mentiroso patológico. Apesar do mau desempenho na escola, Jason é muito inteligente e bom com tecnologia.

Chuck Barris (Sam Rockwell)

“Confissões de uma Mente Perigosa” é o primeiro filme de George Clooney como diretor e mostra a história de Chuck, um apresentador e produtor de televisão que lançou vários programas populares. Ele também afirmou ser um espião secreto da CIA. Essa versão é colocada em dúvida durante o filme, sugerindo que tudo foi fruto da imaginação doentia de Chuck Barris.

Ferris Bueller (Matthew Broderick)

“Curtindo a Vida Adoidado” é um clássico dos anos 1980, sempre presente na sessão da tarde. O filme mostra a história de um garoto que finge estar doente para faltar aula e curtir um dia pela cidade. Algumas das cenas marcaram o cinema, como Ferris dançando ao som dos Beatles.

Marcelo (Wagner Moura)

O nosso representante nacional é “Vips”, filme dirigido por Toniko Melo. O personagem é baseado na história real de Marcelo Nascimento da Rocha. Na trama, ele não consegue conviver com sua própria identidade, o que faz com que assuma a dos outros. Isto faz com que passe a ter diversos nomes, nos mais variados meios. Sonhando em ser um piloto de avião como o pai, aplica seguidos golpes e se envolve em inúmeras aventuras.

Eve (Anne Baxter)

Finalmente temos uma personagem feminina na lista. Neste clássico dos anos 1950, Eve finge ser amiga da Margo (Bette Davis), uma grande estrela da Broadway, mas ela só deseja tomar seu lugar. “A Malvada” é um dos meus filmes favoritos de todos os tempos.

Alex Kerner (Daniel Brühl)

Na trama de “Adeus, Lenin!”, a mãe de Alex (uma socialista da Alemanha Oriental) tem um ataque cardíaco quando vê o filho numa passeata contra o regime e entra em coma por 8 meses - tempo suficiente para que não assista à queda do muro de Berlim e a implantação do sistema capitalista. Alex leva a mãe para casa e faz de tudo para esconder a notícia da unificação Alemanha, criando programas de televisão socialistas e matérias falsas...tudo para manter a velha rotina. Uma mentira por uma boa causa!   



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Top 15 - Os mentirosos mais famosos do cinema

    Sua opinião é muito importante!