DESTAQUES
Pesquisar

Festival de Cannes 2015 - Saiba quais são os destaques da seleção oficial

Natalie Portman, Michael Fassbender, Emma Stone, Cate Blanchett, Colin Farrell, Marion Cotillard, Rachel Weisz, Emily Blunt, Matthew McConaughey, Vincent Cassel e Rooney Mara são algumas das estrelas aguardadas em Cannes.
Para alegria da nação cinéfila, a seleção oficial da 68ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes foi revelada. A abertura acontecerá em 13 de maio com o longa francês “La Tête Haute", dirigido por Emmanuelle Bercot e estrelado por ninguém menos de que a diva Catherine Deneuve.

Os americanos Gus Van Sant e Todd Haynes, o canadense Denis Villeneuve e os italianos Nanni Moretti, Matteo Garrone e Paolo Sorrentino são alguns dos nomes que vão apresentar seus novos filmes na competição. Fora da competição, serão exibidos "Irrational Man" de Woody Allen, a nova versão de "Mad Max" e o primeiro filme dirigido por Natalie Portman.

Nenhum trabalho brasileiro ou latino-americano faz parte da competição oficial. A última vez que o Brasil foi representado em Cannes foi em 2012, com o longa "Na Estrada" dirigido por Walter Salles. O projeto foi uma coprodução com os EUA, gravado em língua inglesa.

Abaixo estão os principais filmes que serão exibidos nesta edição do Festival de Cannes.
“Macbeth” (Dir. Justin Kurzel) 

Macbeth (Michael Fassbender) acabou de retornar da guerra traumatizado pela brutalidade e violência presenciada. Ele ainda enfrenta problemas em seu casamento com Lady Macbeth (Marion Cotillard), que está em luto pela perda do filho. Sua esposa ambiciosa usa seu poder de manipulação para convencer o marido a cometer atrocidades em nome do trono da Escócia.
 "Sicario" (Dir. Denis Villeneuve) 

A CIA está preparando uma audaciosa operação para deter o grande líder de um cartel de drogas mexicano. Kate Macy (Emily Blunt), policial do FBI, decide participar da ação, mas logo descobre que terá de testar todos os seus limites morais e éticos nesta missão. Com Benicio Del Toro e Josh Brolin.

 “The Assassin” (Dir. Hou Hsiao-Hsien) 

Durante a dinastia Tang (618-907 a.C.), uma assassina profissional começa a questionar a sua atividade quando se apaixona pelo homem que deveria matar. Com Shu Qi, Chang Chen, Satoshi Tsumabuki

 “Standing Tall” (Dir. Emmanuelle Bercot)

A jornada educativa de Malony, dos seis aos dezoito anos: um jovem deliquente que uma juíza e um educador tentam incansavelmente salvar. Com Catherine Deneuve, Sarah Forestier e Benoît Magimel.
 
“The Lobster” (Dir. Yorgos Lanthimos) 

Em um futuro próximo, uma lei proíbe que as pessoas fiquem solteiras. Qualquer homem ou mulher que não estiver em um relacionamento é preso e enviado ao Hotel, onde terá 45 dias para encontrar um(a) parceiro(a). Caso não encontrem ninguém, eles são transformados em um animal de sua preferência, e soltos no meio da Floresta. Neste contexto, um homem se apaixona em plena floresta - algo proibido, de acordo com o sistema. Com Colin Farrell, Rachel Weisz e Ben Whishaw.
 
 “Dheepan” (Dir. Jacques Audiard) 

Fugindo aos conflitos no seu país natal, o Sri Lanka, um combatente se refugia na França. Ele encontra emprego como zelador em uma perigosa cidade do subúrbio de Paris. Com Vincent Rottiers e Marc Zinga.

"Sea Of Trees" (Dir. Gus Van Sant) 

A floresta Aokigahara, conhecida também como "Sea of Trees", localizada aos pés do Monte Fuji, é famosa por ter um alto índice de suicídios. Dois homens, o americano Arthur Brennan (Matthew McConaughey) e o japonês Takumi Nakamura (Ken Watanabe), vão até lá com este pensamento, mas acabam iniciando uma jornada de reflexão e sobrevivência mata adentro. Com Naomi Watts e James Saito.

 “My King” (Dir. Maiwenn)

Depois de um grave ferimento no joelho, Tony se muda para o sudoeste francês, para realizar um longo tratamento capaz de ajudá-la a caminhar normalmente. Mas esta não é a sua maior dor: ela ainda amarga o relacionamento frustrado com Georgio, homem violento e possessivo com quem tem um filho. Aos poucos, Tony consegue se recompor e aprende a se defender. Com Emmanuelle Bercot, Vincent Cassel e Louis Garrel.

 “The Tale Of Tales” (Dir. Matteo Garrone)

Baseado na coleção de contos de fadas de Giambattista Basile, escritos há mais de 400 anos, o filme apresenta elementos de realidade e fantasia em três histórias diferentes. Com Salma Hayek, Vincent Cassel e John C. Reiley.

 “Irrational Man” (Dir. Woody Allen)

Escrito e dirigido por Allen, a história será centrada em um inseguro professor de filosofia que tem um caso com uma estudante. Com Joaquin Phoenix, Emma Stone e Parker Posey.

“Carol” (Dir. Todd Haynes)

A jovem Therese Belivet (Rooney Mara) tem um emprego entediante na seção de brinquedos de uma loja de departamentos. Um dia, ela conhece a elegante Carol Aird (Cate Blanchett), uma cliente que busca um presente de Natal para a sua filha. Carol, recém-divorciada, também não está contente com a sua vida. As duas percebem que têm muito em comum, e logo um romance se desenvolve entre elas. Para fugir aos olhares dos moradores locais, Therese e Carol decidem fazer uma viagem pelos Estados Unidos. Mas percebem que um detetive está seguindo os seus passos.

“Youth” (Dir. Paolo Sorrentino) 

Fred e Mick, dois velhos amigos com quase 80 anos de idade cada, estão passando as férias em um luxuoso hotel. Fred é um compositor e maestro aposentado e Mick é um cineasta em atividade. Juntos, os dois passam a se recordar de suas paixões da infância e juventudo. Enquanto Mick luta para finalizar o roteiro daquele que ele acha que será seu último grande filme, Fred não tem a mínima vontade de voltar à música. Entretanto, muita coisa pode mudar. Com Michael Caine, Harvey Keitel, Rachel Weisz. 

“A Tale Of Love and Darkness” (Dir. Natalie Portman)

Durante a guerra em Jerusalém, um garoto cresce em um apartamento lotado de livros dos mais diferentes idiomas. Aos doze anos de idade, sua mãe comete suicídio, mudando para sempre a vida da família. Após a tragédia, ele entra para um kibbutz, muda seu nome e começa a trabalhar como escritor, participando ativamente da vida política do país. Adaptação do livro de memórias escrito por Amos Oz.

“Mia Madre” (Dir. Nanni Moretti) 

Uma diretora de cinema (Margherita Buy) está preparando um filme com um grande astro americano. Enquanto enfrenta os problemas de produção, tem que lidar com a filha rebelde e com a mãe doente. Com John Turturro e Francesco Brandi.

 “Louder Than Bombs” (Dir. Joachim Trier)  

Uma fotógrafa (Isabelle Huppert) precisa lidar com a reação de sua família à descoberta de um segredo de seu passado enquanto prepara uma grande retrospectiva de sua premiada carreira. Com Jesse Eisenberg, Amy Ryan, Gabriel Byrne e David Strathairn.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


2 comentários on “Festival de Cannes 2015 - Saiba quais são os destaques da seleção oficial

    1. O Festival desse ano está incrível, sendo que todos os títulos eu me interessei em ver. Visite o meu blog de cinema: http://cinemacemanosluz.blogspot.com.br

      ResponderExcluir
    2. Marion e Natalie <3

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!