DESTAQUES
Pesquisar

Especial Oscar 2015 - Veja 10 curiosidades sobre o filme "O Grande Hotel Budepeste"

Leia a resenha do filme aqui!
Indicado a 9 Oscars, "O Grande Hotel Budapeste" venceu o Globo de Ouro de Melhor Filme na categoria Comédia/Musical. Ambientado na Europa, em um país fictício, o filme mostra as aventuras do jovem Zero Moustafa (Tony Revolori) e de Gustave H (Ralph Fiennes), dois funcionários dedicados de um hotel luxuoso.

Desde sua estreia, ‘O Grande Hotel Budapeste’ recebeu muitos elogios da crítica. Veja algumas curiosidades sobre o filme:


#1
Johnny Depp foi a primeira escolha de Wes Anderson para o papel de Gustave H.

#2
O elenco do filme possui três atores que aparecem em filmes da franquia James Bond. Ralph Fiennes (Skyfall), Mathieu Amalric (Quantum of Solace) e Lea Seydoux (Spectre).

#3
O nome da fictícia República e Zubrowka vem do polonês e foi inspirado na marca da vodka Żubrówka. A bebida de centeio, temperada com erva de bisonte é sinônimo de renome na Europa central.

#4
Inicialmente, o papel de Madame D. ficou nas mãos de Angela Lansbury, mas a atriz desistiu do projeto. Tilda Swinton foi escalada e passou horas na sala de maquiagem para se transformar na magnata de 84 anos de idade.

#5
A cicatriz no rosto da personagem Agatha (Saoirse Ronan) possui o formato do México.

#6
O ator francês Jean Dujardin fez uma aparição surpresa durante a cena de tiroteio no hotel.

#7
O filme marca a sétima colaboração de Wes Anderson com Bill Murray.

#8
 
O número de inscrição de Gustave na prisão é 112, o mesmo número de emergência utilizado em grande parte da Europa.

#9 
Na cena onde Mr. Moustafa (Murray Abraham) e o personagem de Jude Law buscam suas chaves, o quadro 'The Boy With Apple' aparece e prova que ele nunca foi vendido. 
 
#10

Se você (como eu) amou o filme de Wes Anderson, deve ter se perguntado: O Grande Hotel Budapeste existe na vida real? A resposta é um pouco mais complicada do que você imagina.

Para retratar o interior do hotel, Wes Anderson escolheu o Gorlitzer Warenhaus, uma loja de departamento, com estilo art nouveau, localizada na pequena cidade de Gorlitz - leste da Alemanha. Parece que o cineasta ficou tão apaixonado pelo local, que quase comprou o edifício. 

O ambiente externo do filme recebeu inspirações das paisagens da Alemanha, República Checa, Áustria e Hungria. Mas a cidade checa de Karlovy Vary foi a maior fonte de inspiração de Wes Anderson. O Grandhotel Moskva-Pupp já foi retratado no cinema em diferentes filmes, como "As Férias da Minha Vida" e "Casino Royale". 

Apesar da fachada ser inspirada no hotel de Karlovy Vary, os arredores foram feitos à mão e de acordo com a pintura de um artista, chamado Caspar David Friedrich. Veja as imagens abaixo e perceba as semelhanças:



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Especial Oscar 2015 - Veja 10 curiosidades sobre o filme "O Grande Hotel Budepeste"

    Sua opinião é muito importante!