DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Oscar 2015 - Melhor Filme


Chegou aquela época do ano onde começamos a lançar as nossas previsões para a maior premiação de cinema. O ano de 2014 conseguiu agradar muitos cinéfilos (como eu) e acredito que terminará com um saldo positivo. 
Durante a cobertura dos festivais de cinema, pude observar a quantidade de filmes maravilhosos que seriam lançados ao longo do ano. A Academia terá um sério problema para escolher seus indicados nesta temporada.
Neste post, vou reunir os filmes que provavelmente estarão na disputa pelo Oscar em 2015, na categoria de Melhor Filme. Você poderá conferir quais são os grandes favoritos e as opções mais distantes.

FAVORITOS:

"The Imitation Game" (Morten Tyldum)

Um dos destaques do TIFF 2014 (Festival Internacional de Cinema de Toronto), o filme entrou com o pé direito nesta temporada de premiações, mas vem perdendo forças ao longo deste semestre.  

Benedict Cumberbatch e Keira Knightley certamente serão indicados.

"Boyhood" (Richard Linklater)

O filme é um modelo de realismo cinematográfico e permanecerá na história como uma das grandes referências. 

O meu destaque vai para a coragem de Richard Linklater em realizar um projeto tão ambicioso. 

"Birdman" (Alejandro González Iñárritu)

Nesta reta final, o filme está liderando o ranking de indicações na maioria das premiações de cinema, deixando "Boyhood" e "O Jogo de Imitação" em segundo plano. 

Michael Keaton, Emma Stone e Edward Norton deverão receber indicações por suas atuações neste filme.

"Selma" (Ava DuVernay)

Com o patrocínio da eterna rainha da televisão americana, o filme poderá entrar para a história com a primeira diretora negra indicada ao Oscar. 

A atuação de  David Oyelowo também está sendo elogiada pela crítica, ele está disputando a quinta vaga na categoria de Melhor Ator. Vamos ver quem levará a melhor.


"The Theory of Everything" (James Marsh)

Julgando apenas a fisicalidade do personagem, a transformação de Eddie Redmayne em Stephen Hawking é admirável

A indicação do ator ao Oscar está praticamente garantida. Será a batalha dos britânicos, ao lado de Benedict Cumberbatch.

"Gone Girl" (David Fincher)

David Fincher provou ser um dos melhores diretores da atualidade, criando uma atmosfera que se revela lentamente. Logo de início, o filme se mostra intrigante e cativante.  

Ben Affleck fez um ótimo trabalho, mas quem rouba a cena é Rosamund Pike. "Garota Exemplar" é o meu favorito do ano.


 
"American Sniper" (Clint Eastwood)

O veterano Clint Eastwood é sempre um dos favoritos, não importa qual o tema do filme. Mas o simples fato que o tema é sobre guerra e patriotismo, facilita sua campanha para o Oscar. Não é segredo que a Academia agarra com unhas e dentes filmes com deste universo.




"Foxcatcher" (Bennett Miller)

O filme é considerado como o melhor trabalho da carreira de Bennett Miller. Mark Ruffalo e Channing Tatum também receberam elogios da crítica, mas é a incrível transformação de Steve Carell que todos estão comentando. 

Vale lembrar que Carell foi esnobado durante o Critics' Choice Movie Awards e sua campanha para Melhor Ator está ficando cada vez mais complicada.

"The Grand Budapest Hotel" (Wes Anderson)

O filme é um banquete inteligente, refrescante e prazeroso, com uma trilha sonora, criada por Alexandre Desplat, tão encantadora quanto as imagens apresentadas. 

Fiquei muito feliz que o filme ganhou forças nas últimas semanas, com indicações no Critics' Choice Movie Awards e Globo de Ouro.
 
"Whiplash" (Damien Chazelle)

Um dos favoritos do Festival de Sundance, o filme iniciou a sua campanha para o Oscar no início do ano e conseguiu manter suas forças até o último semestre. Acredito que ele deverá disputar a vaga com outra produção independente: "O Grande Hotel Budapeste".



 
"Nightcrawler" (Dan Gilroy)

"O Abutre" apresenta a melhor atuação da carreira de Jake Gyllenhaal. O filme é cercado por cinematografia exuberante, um enredo afiado e uma direção habilidosa do estreante Dan Gilroy, irmão de Tony Gilroy (Conduta de Risco)
.




FORTES CONCORRENTES:

"Interstellar" (Christopher Nolan)

Um verdadeiro épico do cinema, criado por Nolan. O filme dividiu a opinião da crítica, mas ele tem chances de continuar no caminho traçado por "Gravidade" e receberá diversas indicações. 

A grande dúvida é: será que ele caiu nas graças da Academia?

"A Most Violent Year" (JC Chandor)

Por enquanto é Jessica Chastain quem está lucrando com o seu trabalho. A atriz deverá ser indicada na categoria de coadjuvante, disputando a quinta vaga com Naomi Watts. 

Vamos aguardar para ver como a Academia se comportará neste ano.
 

"Unbroken" (Angelina Jolie)

A história baseada nos relatos de Louis Zamperin, um veterano de guerra e atleta, possui todos os ingredientes para conquistar o coração da Academia. 

Mesmo com críticas divididas, o filme de Angelina Jolie fala sobre patriotismo, tema que deverá contribuir para a sua indicação.  


"Into The Woods" (Rob Marshall)
 
Baseado em um grande musical da Broadway, muitos não estão colocando fé na indicação de "Caminhos da Floresta". 

Além do elenco maravilhoso, Rob Marshall é um dos queridinhos da Academia, e o filme está recebendo ótimas críticas em Hollywood.




SURPRESAS DO ANO:

"Inherent Vice" (Paul Thomas Anderson)
Não sei se todos concordam, mas acho que Paul Thomas Anderson e Joaquin Phoenix são azarões quando o assunto é Oscar, ou seja, muitas indicações e bolas na trave. 

Ainda não tive a oportunidade de ver este filme, mas a crítica classificou como "estupendo". 

"Wild" (Jean-Marc Vallée)

A atuação de Reese Witherspoon é o carro chefe do filme e deverá ser indicada na categoria de Melhor Atriz. Resta saber se Jean-Marc Vallée chegará ao Oscar pelo segundo ano consecutivo. 

"O Clube de Compras Dallas" também foi dirigido por Vallée e levou três estatuetas para casa.


 
"Mr. Turner" (Mike Leigh)

Com dois grandes concorrentes britânicos na jogada, as chances deste filme fica cada vez mais distante. 

A categoria de Melhor Ator também está extremamente disputada e a presença de Timothy Spall ainda é duvidosa.

 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


1 comentário on “Aquecimento Oscar 2015 - Melhor Filme

    1. Acredito que a força q o filme de Anderson ganhou praticamente o coloca entre os possíveis indicados, e infelizmente no lugar de Foxcatcher, q é infinitamente melhor, mas parece não ter agradado.
      Whiplash tbm acredito q entre, resta saber quem sai, mas Nightcrawler acho q só entra em ator e, no máximo, roteiro.

      ResponderExcluir

    Sua opinião é muito importante!