DESTAQUES
Pesquisar

Especial: Os melhores filmes de Richard Attenborough


Nesta seleção especial, vamos relembrar os melhores filmes da carreira de Richard Attenborough, como diretor e ator.
Em um mês cheio de tragédias, o cinema perdeu Richard Attenborough neste domingo (24). Segundo a BBC, ele morreu ao lado de seus familiares, em sua residência no Reino Unido. Natural de Cambridge, Attenborough dedicou 60 anos de sua vida à sétima arte, atuando, dirigindo e produzindo filmes que vão ficar para sempre em nossas memórias.

Richard Attenborough ganhou dois Oscars por ‘Gandhi’ em 1983, nas categorias de melhor filme e melhor direção. Ao todo, ele ganhou quatro prêmios Globo de Ouro e quatro prêmios Bafta. Também foi presidente da British Academy of Film and Television Arts (Bafta) e da Royal Academy of Dramatic Art (Rada).

TOP 5 – Filmes dirigidos por Richard Attenborough

5- Chaplin (1992)
Sinopse: A vida de um dos maiores gênios do cinema é retratada desde a sua infância pobre até o recebimento de um Oscar Especial. O filme foca também suas várias ligações amorosas e os problemas de ordem política, que o levaram a ser expulso dos Estados Unidos.

4- Um Grito de Liberdade (Cry Freedom – 1987)
Sinopse: Tensão e terror na África do Sul retratados com base na história de um ativista negro e um jornalista branco liberal, que se arrisca para levar a mensagem do ativista negro ao mundo.  

3- Terra das Sombras (Shadowlands  - 1993)
Sinopse: C.S. Lewis é um escritor solteiro que leva uma rotina basicamente dedicada às atividades intelectuais, sem grande contato social. Da amizade por correspondência com uma poetisa americana, nasce uma paixão e um casamento. Porém, a felicidade do casal será interrompida por uma má notícia. 

2- Uma Ponte Longe Demais (A Bridge Too Far - 1977)
Sinopse: O filme retrata um episódio da operação Market Green, estratégia dos Aliados realizada durante a Segunda Guerra Mundial para invadir a Alemanha e minar as forças nazistas. O resultado foi um fracasso e o longa detalha especificamente os acontecimentos em Arnhem.

1- Gandhi (1982)
Sinopse: Cinebiografia de Mohandas K. Gandhi, contando a história do grande líder espiritual da Índia, que promoveu sua independência, desde quando era um pequeno advogado, até sua fama mundial. 

TOP 5 – Filmes com Richard Attenborough

5- Jurassic Park - Parque dos Dinossauros (Jurassic Park – 1993)
Sinopse: Um milionário vê seu parque de diversões, estrelado por dinossauros recriados por engenharia genética, sair do controle quando uma falha humana os deixa livres pelo parque e oferecendo perigo aos visitantes. 

4- Nosso Barco, Nossa Alma (In Which We Serve – 1942)
Sinopse: Filme encomendado pelo governo britânico como propaganda de guerra, o diretor analisa os sentimentos e reações de um grupo de náufragos enquanto aguardam, apreensivos, o resgate que talvez não chegasse a tempo. 

3- Farsa Diabólica (Seance on a Wet Afternoon – 1964)
Sinopse: A médium Myra e seu marido Bill bolam um plano para ganhar fama e dinheiro. Eles seqüestram a filha de um rico casal. Ao mesmo tempo em que exigem o resgate, eles procuram os pais da garota oferecendo os serviços de Myra como médium para ajudar a achar a criança.  

2- Fugindo do Inferno (The Great Escape – 1963)
Sinopse: Durante a Segunda Guerra Mundial, um grupo de soldados aliados tenta não só escapar de um campo de concentração, a prova de fugas, mas também libertar todos os demais prisioneiros. 

1- Rincão das Tormentas (Brighton Rock -1947)
Sinopse: Pinkie Brown faz parte de uma gangue que protege um pequeno povoado. Quando ele ordena o assassinato de seu rival, Fred, tem de fazer a polícia acreditar que ele se suicidou. Começa, então, uma luta na tentativa de provar que Fred foi assassinado, empreendida por uma de suas amigas. 



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Especial: Os melhores filmes de Richard Attenborough

    Sua opinião é muito importante!