DESTAQUES
Pesquisar

Aquecimento Cannes 2014 - Os principais filmes da seleção oficial

Jean-Luc Godard, David Cronenberg, os irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, Ken Loach e Tommy Lee Jones estão entre os 18 cineastas que concorrerão à Palma de Ouro.
Para alegria de muitos cinéfilos, foi anunciada a seleção oficial da 67ª edição do Festival Internacional de Cinema de Cannes, que acontecerá durante os dias 14 e 25 de maio. Em homenagem ao filme ‘Oito e Meio’ de Federico Fellini, o cartaz oficial traz a imagem de Marcello Mastroianni. O objetivo é reafirmar a importância artística do cinema italiano e europeu através de uma de suas figuras mais brilhantes.

Nesta edição, Jane Campion (O Piano) foi escolhida para presidir o júri do festival. A cineasta da Nova Zelândia fez sua última participação em Cannes com o filme ‘O Brilho de Uma Paixão’ (Bright Star), estrelado por Abbie Cornish e Ben Whishaw.

O Brasil não amrcou presença novamente, mas leva para a mostra paralela Un Certain Regard, um documentário sobre o fotógrafo Sebastião Salgado, dirigido pelo alemão Wim Wenders e pelo filho de Sebastião, Juliano Ribeiro Salgado.

Ao todo, 49 filmes, de 28 países, foram selecionados para o festival, entre 1.800 inscritos. Entre os escolhidos há 15 filmes dirigidos por mulheres. Cannes ainda é o festival de cinema internacional mais prestigiado do mercado e pode lançar muitos favoritos para a próxima edição do Oscar. Enquanto aguardamos o início do festival, descubra os principais filmes que vão passar por Cannes em 2014. 

‘Grace - A Princesa de Mônaco’ de Olivier DAHAN

O filme, onde Nicole Kidman traz para as telas momentos da vida de Grace Kelly, fará a abertura do festival. Há muita expectativa em torno deste lançamento e seu sucesso em Cannes é fundamental para o futuro de Nicole Kidman na próxima edição do Oscar. Veja o trailer aqui.

‘Clouds of Sils Maria’ de Olivier ASSAYAS

O filme une três gerações de atrizes (Chloë Grace Moretz, Kristen Stewart, Juliette Binoche) e será uma das estreias mais badaladas do festival. Uma pequena curiosidade: Olivier Assayas escreveu o papel principal especialmente para Juliette Binoche, sua rainha do cinema francês.

'Maps to the stars' de David CRONENBERG

A história do filme é ambientada nos bastidores de Hollywood, onde dois atores-mirins sofrem com os excessos da indústria do cinema. Mia Wasikowska, Julianne Moore, John Cusack, Olivia Williams e Robert Pattinson fazem parte do elenco.

‘Deux jours, une nuit’ de Jean-Pierre DARDENNE e Luc DARDENNE

Os irmãos Dardenne lavarão ao cinema um drama onde a personagem de Marion Cotillard (Ferrugem e Osso) precisa convencer os colegas a abdicarem do bônus anual da empresa em que trabalham para que ela possa continuar empregada. Cotillard terá uma excelente temporada nos cinemas, a atriz francesa também estará no longa-metragem 'Macbeth', com Michael Fassbender.

‘The Rover” de David MICHOD

Durante as sessões da meia-noite, o festival vai apresentar o filme de Guy Pearce. Ele interpreta um homem que persegue o grupo de bandidos que roubou seu carro em meio ao deserto australiano. Robert Pattinson será um dos ladrões e mostra que sua carreira está sofrendo uma mudança radical, deixando os dias de 'Crepúsculo' (Twilight) para trás.

‘Captives’ de Atom EGOYAN

Após oito anos do sequestro de sua filha, pai descobre uma série de pistas perturbadoras que o levam a acreditar que a garota ainda estaria viva. O filme faz parte da competição principal e traz Ryan Reynolds, Scott Speedman e Rosario Dawson no elenco.

‘The Search’ de Michel HAZANAVICIUS

O criador de ‘O Artista’ (The Artist) traz sua esposa, Bérénice Bejo, como protagonista nesta história ambientada durante o conflito entre russos e chechenos. Carole, uma enfermeira e membro de uma organização não governamental, recolhe uma criança chechena. Annette Bening também faz parte do elenco.

‘The Homesman’ de Tommy Lee JONES

Na história, uma exploradora (Hilary Swank) e um velho malandro (Jones) terão que escoltar três mulheres loucas de Nebraska até Iowa, enfrentando as dificuldades naturais do trajeto. O elenco ainda conta com as presenças de Miranda Otto e William Fichtner.

‘Jimmy’s Hall’ de Ken LOACH

Situado em 1932, o filme segue o líder comunista irlandês James Gralton que retorna à Irlanda para reabrir o salão de dança que ele construiu em 1921. O filme pretende “celebrar o espírito dos pensadores livres que frequentaram o salão de dança para aprender, discutir, sonhar e se divertir.”

‘Mr. Turner” de Mike LEIGH

Mike Leigh (Simplesmente Feliz) planejou realizar este filme por mais de uma década. Ele é considerado o trabalho mais ambicioso do diretor. O filme fará um retrato do grande artista inglês J. M. W. Turner. No elenco estão presentes os atores: Tom Wlaschiha, Timothy Spall e Roger Ashton-Griffiths.
‘Foxcatcher’ de Bennett MILLER

Seguimos a verdadeira história de David Schultz, um lutador olímpico que foi assassinado por John du Pont. A verdadeira razão por trás do crime ainda é um mistério para a polícia. Channing Tatum, Anthony Michael Hall, Mark Ruffalo, Steve Carell e Siena Miller estão no elenco.

‘Saint Laurent’ de Bertrand BONELLO

Com Gaspard Ulliel e Lea Seydoux, o filme mostrará os anos mais importantes e emblemáticos de Yves Saint Laurent, tanto pessoal quanto criativamente. Este é o segundo longa-metragem, lançado em 2014, sobre a vida do estilista francês.

‘Adieu au Langage’ de Jean-Luc GODARD

O cineasta faz um retorno muito aguardado com esta produção em 3D onde um homem e sua esposa não falam mais a mesma linguagem. Pouco foi revelado sobre a sua nova produção, mas qualquer filme dirigido por Jean-Luc Godard, responsável por grandes sucessos do cinema francês (Acossado, O Desprezo e Tempos de Guerra), vale a pena prestigiar.

‘Lost River’ de Ryan Gosling

Na mostra Un Certain Regard, Ryan Gosling fará sua estreia como diretor em Cannes. A história envolve uma mãe solteira que caminha para o lado obscuro, enquanto o seu filho adolescente descobre um caminho secreto para uma cidade submersa. Elenco: Saoirse Ronan, Christina Hendricks e Eva Mendes.

‘Eleanor Rigby’ de Ned BENSON

Com Jessica Chastain e James McAvoy, a história explora um casal na cidade de Nova York e será contada em dois filmes, através de duas perspectivas. O filme não é inédito, ele já foi lançado durante a última edição do Festival Internacional de Cinema de Toronto (TIFF).

‘The Salf of the Earth’ de Wim WENDERS e Juliano RIBEIRO SALGADO

Em português ‘O Sal da Terra’, o documentário descreve o fotógrafo Sebastião Salgado através dos olhos de dois homens: seu filho, o cineasta Juliano Ribeiro Salgado, que tenta conhecer um pai que estava muitas vezes longe de casa, e Wim Wenders, um dos grandes cineastas do nosso tempo, também um fotógrafo e admirador da obra de Salgado.

'Coming Home' de ZHANG Yimou

O filme marca a nova parceria entre Gong Li e Zhang Yimou. Na trama, um homem chinês é forçado a se casar e foge para os Estados Unidos, mas, quando ele volta para casa, é enviado para um campo de trabalho escravo. Com título original 'Gui Lai', o filme não foi selecionado para participar da competição pela Palma de Ouro.


 
Veja a lista completa através do site oficial do Festival de Cannes.



nanomag

Publicitária, cinéfila e blogueira nas horas vagas. Vivo em Curitiba, sou formada em Comunicação Social - Publicidade e Propaganda e membro da Sociedade Brasileira de Blogueiros Cinéfilos.


0 comentários on “Aquecimento Cannes 2014 - Os principais filmes da seleção oficial

    Sua opinião é muito importante!